Número total de visualizações de páginas

sábado, 2 de maio de 2009

PASSEIO DA CATEQUESE


-----------------------------------
http://operfumededeus.blogspot.com

O dia 1 de Maio de 2009, vai ficar na memória de muitas crianças, adolescentes e jovens de Fornelos, Aboim, Lagoa e Pedraído – Fafe- Portugal pelo passeio paroquial da catequese em que participaram cerca de 80 crianças, mais de 20 catequistas e 70 adultos, enchendo 3 autocarros, num lindo dia de sol.
Realizámos uma visita ao Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo de Braga inserido na semana das vocações e no Ano Paulino que estamos a viver.
Dentro do Seminário escutamos textos das cartas de S. Paulo, vimos uma DVD sobre a vida do Apóstolo, visitamos o edifício do Seminário onde existem ruínas de uma casa romanas do tempo de S. Paulo, rezámos, cantámos, meditámos sobre a vocação consagrada, vimos uma exposição da pintora Ilda David acerca da vida de S. Paulo com os quadros a serem muito bem explicados pelos teólogos presentes.
Foram cerca de 3 horas de muita profundidade, muita cultura religiosa, muita mensagem e oração orientada pelo Sr. Reitor Cónego Victor Novais.

Ainda tivemos tempo de ver a Sé Catedral, que fica mesmo à beira do Seminário. A Sé Catedral que é a igreja Mãe, a sede do senhor Arcebispo Primaz, que, neste momento, se chama D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga. Sé Catedral que começou a ser construída há mais de 900 anos.
Depois fomos até ao lugar do Sameiro onde almoçámos e visitámos o grande Santuário e a Cripta do Sameiro dedicados a Nossa Senhora. Subimos ao zimbório que tem muitas dezenas de escadas de onde se podia avistar um pouco algumas zonas de Fafe.
Para terminar em beleza, fomos até ao Bom Jesus do Monte onde havia cavalos para passear, barcos para remar no lago, Igreja do Bom Jesus Crucificado, peixes nos diversos lagos, parque infantil com muitos divertimentos para a pequenada e muitos gelados para saborear…
Vi a alegria e a satisfação de grandes e pequenos por este passeio da catequese paroquial que terminou pelas 19h30 em que chegámos a casa e no fim do dia pude rezar, depois de ainda ter celebrado a Eucaristia e presidido ao Mês de Maria com o terço, reflexões e cânticos:
“Obrigado Senhor, por todo este dia. Pela sementeira da Tua Palavra no coração destas pessoas que este dia proporcionou. Que ela produza frutos de um amor cada maior a Ti, Jesus e à Igreja. Muito obrigado Senhor pela Tua grande bondade que tens para connosco. Muito obrigado, Senhor pelo teu grande amor”.

P. Albano Nogueira

3 comentários:

mccc disse...

Boa escolha, Braga, a minha cidade.
Ainda bem que gostaram, mas ainda há muito para ver! Obrigada pela visita!

Alexandra disse...

Senhor Padre, gostei do seu blog,e do passeio realizado, muito bem!!!!! O povo de Aboim merece!!!!
cumprimentos.......

Anónimo disse...

Sou natural de Fornelos e ao ler o texto sobre o passeio da catequese, por instantes fechei os olhos e recuei aos meus tempos de criança, visualizei o nosso querido Padre Alberto rodeado de crianças a ensinar o catecismo, a nossa Igreja luminosa pintada de branco com azulejos e o dourado dos Altares o Sagrado Coração de Jesus á esquerda e o Sagrado Coração de Maria à direita. Um bem haja e continue sempre assim.