Número total de visualizações de página

terça-feira, 19 de junho de 2012

A ARTE DE NÃO ADOECER



              A arte de não adoecer

      Se não quiser adoecer…
… Fale dos seus sentimentos.
 Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.
Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em cancro.
Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar a nossa intimidade, nossos “segredos”, nossos erros…
O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia!

          Se não quiser adoecer…
… Tome decisões.
 
    A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia.
    A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.
    A história humana é feita de decisões.
    Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros.
    As pessoas indecisa s são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
 
         Se não quiser adoecer…
        … Busque soluções.
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas.
Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão.
Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos.
O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doenças.

Se não quiser adoecer…
… Não viva de aparências.
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc… está acumular toneladas de peso… uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz.
Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
Se não quiser adoecer…
… Aceite-se.
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos.
Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.
Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores.
Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer…
… Confie.
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras.
Sem confiança, não há relacionamento.
A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer…
… Não viva sempre triste.
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa.
A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.
“O bom humor salva-nos das mãos do doutor.”
Alegria é saúde e terapia!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ELEMENTOS LITÚRGICOS

albanonogueira2012@sapo.pt

.

A igreja-
É uma casa no meio das outras.
É a Casa de Deus.
Uma casa de reunião e de oração.
É nela que têm lugar os momentos mais importantes da vida cristã: batizados, casamentos, Eucaristia (Missa).

Igreja com um I dos grandes, são as pessoas batizadas que se reúnem na igreja para se encontrar com Deus e umas com as outras e com o nosso Deus. O Deus da vida, da paz e do amor.

O altar -
A celebração da Eucaristia é a memória da Última Ceia que Jesus comeu com os 12 Apóstolos, antes de morrer e ressuscitar.
      Por isso, na igreja há uma mesa, que se chama Altar.
      É nessa mesa e à sua volta, que decorre a celebração. Está coberta com uma toalha branca. O Altar representa a pessoa de Jesus à volta do qual nos reunimos.

O Sacrário-
As hóstias que sobram da Eucaristia, guardam-se no Sacrário, para se poder levar a comunhão aos doentes e para rezarmos a Jesus Cristo realmente presente na Hóstia Consagrada.

Para indicar esta presença real de Jesus no Sacrário, existe uma lâmpada sempre acesa: a lâmpada do Santíssimo Sacramento.

Assim, a igreja é a Casa de Deus porque tem Jesus no Sacrário. Por isso, ao entrar, as pessoas fazem uma genuflexão (dobrar o joelho direito), em sinal de fé e de adoração. E rezam a Jesus ali presente.
É graça muito grande ser católico poder ter Jesus no Sacrário de cada igreja católica e recebê-lo dentro de nós na sagrada comunhão.




terça-feira, 12 de junho de 2012

O PLANO DE DEUS


albanonogueira2012@sapo.pt
http://operfumededeus.blogspot.com

O PLANO DE DEUS

A nossa vida situa-se entre o passado e o futuro.
Não basta o momento presente.

Sem memória (passado) a pessoa não teria identidade.

Sem projecto de futuro, faltar-lhe-ia a dinâmica, o que significaria a morte.
Só Deus é eterno.
Deus é Aquele que É, não foi, nem será.
Simplesmente É...

Deus, criou o universo em movimento, realidade em andamento e em fase de aperfeiçoamento.

Cada pessoa deve fazer a sua vida.
       Escrever a sua vida.
       Deus criou o mundo com um objectivo bem preciso que se     
       vai realizando ao longo dos tempos. É o plano de Deus.

É a história da Salvação

Deus está na origem (passado) e no destino (futuro) do universo. Deus age através das acções humanas.

Deus acompanha no presente a história da humanidade.

Deus gosta do que se faz através de nós.
Deus ama a criação. Criar é amar.

A criação divina é obra da Sua sabedoria.

Cada pessoa é obra do amor de Deus, por isso, deve amar a sua vida e amar da vida dos outros.
Deve defender a vida e elevá-la de forma digna e bela,para ser imagem e semelhança de Deus e de Jesus Cristo.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

EUCARISTIA- CORPO E SANGUE DE CRISTO



Uma refeição pode ter entradas, sopa, sobremesas variadas, café, digestivos...
Mas o prato principal não pode faltar...
A vida com Deus alimenta-se de muitas coisas: oração, leitura da Bíblia e de outros livros, amizade com os outros...
Mas o prato principal é a Eucaristia que não deve faltar na sua vida...
Alimente-se de Jesus Vivo na Eucaristia (Palavra e Pão - duas mesas...).
Participe na Eucaristia de Domingo.
Que Ela seja o prato principal que alimenta a sua fé, a sua esperança o seu amor a Deus.

O que é a MISSA OU EUCARISTIA?
- Uma oração? NÃO
   - Um hábito adquirido na infância? NÃO
   - Uma coisa que se deve fazer para parecer uma pessoa respeitável? NÃO
   - Um Sacrifício a oferecer a Deus para alcançar ajuda nos momentos difíceis? NÃO
    - Uma seca que temos de aguentar para agradar aos pais ou aos avós? NÃO
    - Uma maneira de encontrar os amigos e conversar com eles? NÃO
.

Então o que é a Missa?
- É o encontro mais alto e mais profundo que a comunidade dos crentes em Cristo pode ter com o Seu Senhor. Neste encontro, Jesus ressuscitado torna-se realmente presente e oferece-se a nós na Sua palavra de Vida e de Salvação e dá-se a nós como alimento e bebida àqueles que acreditam n’Ele, para ajudá-los a viver como Ele viveu.
Para se compreender a importância da Missa, é necessário compreender a importância de se fazer parte da comunidade cristã para viver o que Jesus ensinou.  
 Quem não entender esta parte de pertencer a uma comunidade, mais difícil se torna de compreender a missa.
É preciso conhecer, compreender e acolher a proposta de vida de Jesus e da beleza de viver esta proposta juntamente com todos os que se esforçam por segui-la.
A Missa é, sobretudo encontro com o Senhor Jesus Cristo que dá a todos a força para viver, fazendo-se palavra e pão partido para todos.
Para a missa ter valor deve haver laços de amizade, fraternidade, solidariedade com os membros da tua comunidade paroquial.
Quem fizer isto verá que a Missa dominical é uma festa onde nos encontramos com o nosso melhor amigo que é Jesus Cristo e com os outros amigos e irmãos na fé e perceber que somos acolhidos e amados por Deus numa comunidade de fé, de esperança e de amor.
Jesus Cristo será então a nossa força para vivermos como Ele viveu: no amor do Pai e no amor dos irmãos.

terça-feira, 5 de junho de 2012

CRISTO É A LUZ DO MUNDO


          O planeta “Terra” sem a luz solar seria noite eterna, deserto

     imenso.
A Terra sem a Luz de Cristo e do Seu Evangelho, sem a

caridade e o amor de Deus, seria um lugar de desilusão, um

lugar de absurdo e de morte.
O cristão segue Jesus Cristo porque Ele é o Caminho, a

Verdade e a Vida.

Só Cristo é a luz do mundo e a Luz da nossa vida.

Quem O segue não anda nas trevas.
Quem segue a Cristo anda sempre no caminho certo, na luz e

na vida humana e eterna, anda no caminho que leva ao Céu,

ao Paraíso.
Mas se Cristo é a Luz do mundo, os cristãos são chamados a

ser também a Luz do Mundo: “Vós sois a Luz do mundo” (Mt

5, 3 e ss).
Vós sois o sal da terra… Vós sois a Luz do mundo.
O sal preserva os alimentos da corrupção física. Assim deve o

discípulo de Cristo preservar a si mesmo e os outros da

corrupção moral…
O sal dá sabor aos manjares sem sabor, assim o cristão, pela

sua espiritualidade, deve dar sabor ao ambiente material do

mundo, da família, da oficina, da escola, da repartição

pública, onde quer que viva e exerça a sua atividade.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

SER CRISTÃO COMPROMETIDO



    Ser cristão é fazer uma opção de vida

fruto do encontro com uma Pessoa que

dá à vida um novo horizonte e um

rumo novo.

Esta pessoa é Jesus Cristo.
Ser cristão é aderir a um projeto de

vida trazido por Jesus Cristo e que a

Igreja continua a apresentar ao mundo

naquilo que se chama evangelização-

Dar a conhecer Jesus Cristo e o Seu

Evangelho.
O cristão precisa de fazer a experiência

maravilhosa deste encontro com Cristo

que se dá na fé e nos prepara para o

encontro definitivo com Ele na morte.
Aquele que é cristão deve agir como

cristão, viver como cristão e morrer

como cristão.
Este encontro pessoal com Cristo dá-

-se na oração, nos sacramentos, mas

somos introduzidos nestas realidades

pela Igreja, pela comunidade dos que

acreditam em Deus Pai, em Deus Filho,

em Deus Espírito Santo.
Cristo está em nós vivo na medida em

que cada um se confiar a Ele,

acolhendo o Seu evangelho, a mais

feliz notícia que podemos escutar

anunciada a toda a humanidade: a

notícia de que Deus nos ama, nos quer

felizes e nos quer salvar.
Esta salvação começa neste mundo na

 medida em que dizemos o nosso

“Sim” a Cristo que vive em nós pelo

batismo.

terça-feira, 29 de maio de 2012

62. O QUE É O INFERNO? HÁ PESSOAS LÁ?


albanosousanogueira@sapo.pt
http://operfumededeus.blogspot.com
.
    Sejamos claros: o inferno não são chamas nem é fogo.
    Essas são imagens que foram utilizadas para nos falar dele e também para nos meter medo.
    Não vás por aí!
     O inferno não é verdadeiramente um castigo.
    Com efeito, Deus não obriga ninguém a entrar no seu Reino.
    Não persegue ninguém nem aceita que fiquemos longe d’Ele.
     É claro que Ele é todo-poderoso, mas trata-se de um poder de amor.
     Não se pode forçar quando se ama.
Enquanto vivermos aqui na Terra, não poderemos saber se há pessoas no inferno.
 Mas, se houver, será Deus quem ficará mais infeliz com isso.
Já ouviste falar de algum jovem que tenha abandonado os pais?
Talvez ele não saiba o quanto perde por se privar do amor deles.
Mas os pais não o esquecem. Assim é também Deus.
Está escrito no livro de Isaías que, ainda que uma mãe se esquecesse do seu filho, Deus não Se esqueceria (Isaías 49, 15).
Por isso quem sofrerá mais com o inferno será Deus, porque não Se esquece dos seus filhos que O recusam.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PERGUNTAS SOBRE DEUS

60. Aqueles que não são cristãos terão a vida eterna?
    Deus convida todos para a vida eterna.
     Se assim não fosse, porque nos teria criado?
     Mas, como conta uma parábola de Jesus (Mateus 22, 1-13), é preciso uma roupa de festa para poder participar no banquete do Reino.
    E essa roupa é, muito simplesmente, o amor.
    Jesus diz claramente que quem socorrer o seu irmão necessitado participará da alegria do Reino (Mateus 25, 31-46). «Basta amar», dizia Santa Bernardette de Lourdes.
    Assim sendo, é provável que me faças outra pergunta: «Porquê, então, ser cristão?» E eu respondo-te: «Gostas de sê-lo? É importante, para ti, conheceres Deus e Jesus, Aquele que Ele enviou?». Se respondeste «sim», aqui tens a resposta para a tua pergunta: é-se cristão para sentir essa alegria o mais depressa possível.
Nunca te aconteceu encontrares um amigo novo e ficares todo(a) contente com isso?
Nesse dia, é até provável que tenhas pensado: «Quem me dera tê-lo conhecido mais cedo!»
     Para quê ser cristão, portanto? Para ter a alegria de conhecer Deus mais cedo.
E, graças ao Evangelho de Jesus, para prepararmos melhor a nossa roupa de festa.

terça-feira, 22 de maio de 2012


1- O tempo e a história
  A história humana pode ser vista apenas numa perspetiva humana, materialista, biológica, natural...
Mas a história humana também poder ser vista na perspectiva da da fé em Deus.
  Tudo é diferente quando a pessoa possui o olhar da fé.
   Trata-se d euma visão muito mais profunda, bem diferente da visão superficial das coisas, da história e da pessoa humana.
  Eu, como cristão e como sacerdote prefiro ver o mundo com os olhos da fé em Deus.
     Assim, o tempo é uma oportunidade para crescerem em graça, em estatura, santidade, sabedoria.
    Jesus Cristo, o Filho de Deus, entrou na história humana pela Encarnação e veio ao nosso tempo e deu-lhe um sentido de eternidade.
    O tempo pagão é o tempo do relógio que faz desaparecer tudo, tudo destrói, envelhece e elimina todas as coisas.
 Tempo devorador – pagão – Krónos.
O tempo cristão é uma hora da graça para participarmos na vida de Deus.
Tempo da graça – cristão – Kairós.
    Como tudo é tão diferente visto por esta perspectiva cristã: o tempo como uma oportunidade de eu ser salvo por Jesus Cristo o Único Salvador do Mundo.
    Então, em vez de chorar e de me lamentar pelo tempo que passou e com ele a juventude, as capacidades e vieram as limitações, as fragilidades e as doenças, eu vejo o dedo de Deus no tempo que me aproxima cada vez mais d'Ele.
Louvado sejas, Senhor. Tu és o Senhor do Tempo.

sábado, 19 de maio de 2012

FAZER A NOTÍCIA DA PRÓPRIA MORTE

GANHA CORAGEM E FAZ A NOTÍCIA DA TUA PRÓPRIA MORTE
.
Pega num papel e numa esferográfica e escreve para um jornal a notícia da tua própria morte…
  Que dirias de ti mesmo?
  Quais são os teus sonhos? E os teus projetos?
     Imagina que vais morrer daqui a alguns anos…
      Imagina que alguém vai falar de ti…
    Que é que gostarias que dissessem de ti?
     Certamente a verdade.
     E como será essa verdade?
     Que é que vão dizer de ti os outros?
      Vão dizer bem ou mal?
      Vão elogiar a tua pessoa, ou vão dizer mal de ti?
      Irão dizer que fazes muita falta ou irão dizer que já podias ter morrido há muito que nenhuma falta fazias?
     Para que serve isto? Podes perguntar…
    A resposta é simples.
    Para te conheceres melhor a ti mesmo...
    Para pensares na tua vida presente e ver o rumo que ela a levar...
     Para poderes corrigir o que está mal...
     Para que um dia digam bem de ti, deves merecê-lo e deves fazer por isso ao longo de toda a vida.
     É que se tu escrevesses a notícia da tua própria morte agora, podias ter muito ou pouco de bem que dizer de ti…
     Podias ter algumas coisas interessantes a dizer, mas podias ver muitas coisas negativas que terias de dizer de ti mesmo(a) …
     E verias qual o valor da tua vida…
     E perguntavas a ti mesmo(a):
    Afinal que é que eu ando a fazer aqui na terra?
    Para que serve a minha vida?
    Que valor tem a minha vida?
    Que sentido tem a minha vida…
    Podias, a partir desta notícia, mudar de rumo, de direção e dar um sentido novo à tua vida mais centrado em Deus e nos outros e menos centrado em ti…
     Portanto de pensares na notícia da tua morte, podes começar a mudar a partir de hoje: ser útil aos outros; ser amável, educado, simpático, generoso, bondoso, ser uma pessoa de fé que ama e louva a Deus; ser alguém que frequenta a Igreja e colabora nas diversas tarefas que te são pedidas.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A VIDA COM SINAL +


A Pessoa Humana que é a mais bela criação de Deus.
Como cristão vejo as coisas e a Pessoa Humana de uma forma cristã.
É que há muitas formas de ver a mesma realidade, o mesmo acontecimento e de ver as pessoas, conforme as ideias que se tem.
A mesma coisa que para um é muito boa (por exemplo, certa comida, certa música, certo livro, certa pintura, etc), para outro pode não ser; uma pessoa que, para um pode ser muito excelente, para outro pode ser menos boa.
    Tudo depende do ponto de vista e do íntimo de cada um.
    É que a bondade ou a maldade das palavras e dos atos nem sempre está neles mesmos, mas em nós.
    O mesmo se diga da beleza e do valor das coisas: eles estão mais dentro de nós do que fora de nós…
    Uma reflexão positiva ajuda a ver a pessoa, a realidade e a vida com sinal mais.
       O sinal mais é o sinal da cruz… Deus é MAIS…
        É que a cruz é a revelação do “mais” que há em Deus: mais em Vida, em Amor, em doação, em serviço.
      Tu, meu amigo procura viver com sinal “mais".

terça-feira, 15 de maio de 2012

PERGUNTAS SOBRE DEUS - 58

http://operfumededeus.blogspot.com

58. Porque é que o túmulo de Jesus ficou vazio e o nosso não fica?

O túmulo ficou vazio naquela manhã para que nós pudéssemos compreender a vitória de Jesus sobre a cruz, graças ao amor.
E as aparições fizeram com que os Apóstolos compreendessem que o corpo de Jesus não tinha sido roubado.
O túmulo vazio e as aparições foram um sinal que Deus nos deu.
Sem isso, como poderiam os Apóstolos anunciar a Boa Nova?
Nós também somos chamados a ressuscitar como Jesus, ou seja, a conhecer uma vida transformada junto de Deus, no seu Reino.
Com efeito, ressuscitar não quer dizer voltar à vida da Terra, mas viver para sempre em Deus.
Enquanto ainda estamos na Terra, é impossível imaginar isso.
Neste mundo, o corpo é como um grão depositado na terra.
No Céu, alegrar-te-ás com a colheita. Tens contudo uma ideia do que isso é quando experimentas a alegria de amar, porque nessa altura já estás com Deus.
No Céu, haverá apenas amor.