Número total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FÉ, ENCONTRO PESSOAL COM DEUS


albanonogueira2012@sapo.pt
http://operfumededeus.blogspot.com

                 REFLEXÃO, ANO DA FÉ

- Fé é “companheira de vida”, isto é, uma realidade para toda a vida e para a vida toda e não apenas para alguns momentos da vida.
   Muita gente faz da fé, um apêndice da vida, um momento, um toque... Algo que se vai buscar de vez em quando.
Mas a fé tem a ver com TODA A VIDA E COM A VIDA TODA.

- A fé que permite ter um olhar sempre novo, vendo a maravilhas que Deus realiza por nós.

- Cada crente, pela fé, deve ser sinal vivo da presença de Cristo Ressuscitado no mundo.

- Fé- Ato pessoal e também comunitário, dom de Deus que permite viver em comunhão com a Igreja.

- O Ano da Fé devia permitir favorecer a alegria de acreditar e de dar testemunho renovado da fé junto dos outros crentes e não crentes.

- Ano da Fé- Dizer a todos que Jesus Cristo é o Redentor, o Salvador, o Libertador do Homem. Sem a fé neste Deus Salvador, a pessoa está "perdida".

- Cristo Rei do Universo, autor e consumador da fé.

CREDO:

Creio em um só Deus

Deus Pai- Criador

Deus Filho- Salvador- Jesus Cristo

Deus Espírito Santo- Santificador, Purificador

Creio na Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica

Creio na vida eterna

Creio na ressurreição dos mortos

Creio na vida do mundo que há-de vir. AMEN.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

PAIS E TRANSMISSÃO DE VALORES

 
 
 
Transmissão de valores
O pai e a mãe são criadores porque receberam de Deus essa capacidade. A fonte é o amor de Deus.
Também há vida humana (filhos) que não brota do amor humano (infelizmente).
Ser pai e mãe não é só gerar filhos na sua função biológica.
Há muitos valores que os pais devem transmitir aos filhos = educação, cultura.
Os pais ensinam à criança o que é proibido e o que é permitido. A criança precisa de ouvir “sim” e “não”…
A cultura no comer, no vestir, no falar, no andar, no pensar, no sentar, no agir.
Os pais devem transmitir valores humanos e religiosos, desde o berço.
As crianças são educadas a comportar-se e a respeitar a vida dos outros, as coisas, os animais.
Na família, a criança sentir-se-á amada, amparada, protegida.
Mas a criança também tem de ser orientada e corrigida.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O MAL DENTRO DE NÓS

 
Porque é que temos mal dentro de nós?
 
       Esta pergunta mostra que a pessoa está a crescer. Dá-se conta de que há mal e bem dentro de ti e consegues distinguir um do outro.
       Tenho a certeza em que há dias em que ficas triste ao ver o mal que fizeste, quando podias ter feito o bem. «O bem que eu quero, não o faço, mas o mal que não quero é que pratico», dizia São Paulo (Romanos 7, 19).
Há mal em nós porque o bem não é automático.
Comer é um instinto. Não é bem, nem mal – é algo necessário, automático. Mas o bem não é um instinto; quando o fazes, és tu, e apenas tu, quem decide fazê-lo.
Se o bem fosse automático, a tua mãe agradecer-te-ia com tanta alegria quando lhe fazes um favor? O que toca o coração dela é o facto de o fazeres livremente. És tu próprio quem decide fazê-lo.
        Porque é que, às vezes, infelizmente, recusas fazer o bem (fazer o mal é isso mesmo)? Talvez porque é mais fácil não amar. Mas também é menos bonito.
      E o nosso coração não fica em paz nessas alturas.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A CADA UM A SUA HISTÓRIA



 
Cada Homem tem a sua história.
Esta história vai-se escrevendo com o andar dos anos, pouco a pouco.
E pode ser uma história grandiosa como as grandes figuras da História: Afonso Henriques, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, etc…
Ou pode ser uma história simples como os soldados que combatem numa batalha, ou os trabalhadores que constroem uma obra, mas dos quais nem sequer sabemos o nome.
Cada um de nós possui já a sua história maior ou menor conforme a idade.
Não interessa que a nossa história seja grandiosa.
O que é preciso é que seja bela, harmoniosa, que em todas as suas páginas se encontre o bem e o amor.
O verdadeiro herói vive bem o seu dia-a-dia na amizade a Deus, aos outros e a si mesmo.
Também há quem possua uma história triste, infeliz e da cor da noite.
Pode ser por culpa da natureza (desastres naturais, inundações, tempestades, tremores de terra, secas).
Pode ser por culpa dos outros (guerra, terrorismo, violências, desastres na estrada, roubos, assaltos, ódios, vinganças, abandonos, solidão, fome, corrupção).
Pode ser por culpa própria (vícios, defeitos, pecados).
Pode ser por causa de doenças. Muitas razões fazem com que a história de muita gente seja uma história negra da cor da noite, triste e infeliz.
A história de cada um escreve-se em todos os dias e em todas as horas dos dias. Se alguém não quiser escrever a sua história, terá no fim da vida um grande volume de folhas em branco.
Pode não ter sido mau, mas foi inútil.
Ninguém deve ser inútil na vida. Só é inútil quem não ama. Mesmo uma pessoa idosa, doente, diminuída, deficiente pode ser útil, se amar.
Cada um possui uma missão pessoal a cumprir.
A missão mais importante que temos na vida é AMAR.
Foi isso que Jesus Cristo nos ensinou.
Neste ANO DA FÉ, procura AMAR: amar a Deus, amar os outros e amar-te a ti mesmo e também à Natureza.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ANO DA FÉ

 
ALIANÇA BÍBLICA E ALIANÇA PESSOAL COM DEUS
 
    A fé é uma amizade tão forte que se pode comparar a uma espécie de casamento entre Deus e nós; que começa no batismo e que não termina mais, nem com a morte; a não ser que o pecado separe a pessoa de Deus.
    Deus ama-nos intensamente como o noivo ama a sua noiva no dia do seu casamento/matrimónio e vice-versa.
    O probelma é que muitos cristãos, batizados, nunca perceberam que são tanto amados por Deus e não se decidem a corresponder ao seu amor, como num matrimónio.
    Alguns contentam-se com "juntar-se" a Deus, como fazem muitos jovens de hoje. Não se casam. Juntam-se numa "união de facto".
     Alguns também se juntam a Deus durante a infância, talvez adolescência e, depois crescem e então separam-se de Deus, pois não se chegaram a casar com Deus. Por isso, Lhe viram as costas.
    É o tema da Aliança de que fala a Bíblia: Antiga Aliança (Antigo Testamento) e Nova Aliança (Novo Testamento).
     Aliança entre Deus e nós comparada a um amor total, amor matrimonial.
    E tu meu irmão, minha irmã, já assumiste a tua relação com Deus com este sentimento de Boda Matrimonial?
     Deus é sempre fiel e tu queres também ser fiel a Deus que tanto te ama?
 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ANO DA FÉ - PROPOSTAS


 
ANO DA FÉ- PROPOSTAS
 FÉ COMO RELAÇÃO ENTRE NÓS E AS PESSOAS DIVINAS
ENCONTRO COM DEUS PAI
ENCONTRO COM DEUS FILHO, JESUS CRISTO
ENCONTRO COM DEUS ESPÍRITO SANTO
ENCONTRO COM A COMUNIDADE DE FÉ- IGREJA
 
1- CONVERSÃO RENOVADA AO SENHOR JESUS para aderir a Ele de forma pessoal, livre. Dizer “Sim” a Deus que se revela, que se dá a conhecer.
2- REDESCOBERTA DOS CONTEÚDOS DA FÉ que leva a uma confiança pessoal em Cristo.
    Conhecer as verdades da Fé cristã católica.
3- TESTEMUNHAS ALEGRES E CREDÍVEIS DE JESUS
       CRISTO RESSUSCITADO= viver a fé no dia a dia.
4- INDICAR A PORTA DA FÉ A OUTROS
5- ARTE DE VIVER de forma cristã (todas as horas)
6- RELAÇÃO PROFUNDA COM O SENHOR Jesus ressuscitado
7- DEIXAR-SE ATRAIR PELO AMOR DE JESUS.
8- CELEBRAR A FÉ NA COMUNIDADE REUNIDA-
      IGREJA CATÓLICA
9- NOVA EVANGELIZAÇÃO – COMUNICAR A FÉ A
      OUTROS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A VERDADEIRA GRANDEZA

 
 
A VERDADEIRA GRANDEZA
B.Pascal dizia: "Existem 3 tipos de grandeza:
- Grandeza física, corporal que vem da força e da beleza, do dinheiro.
Mas esta beleza e grandeza passa com o tempo e acaba por desaparecer e morrer quando a pessoa envelhece e morre.
 
- Grandeza dos inteligentes, mas a inteligência nem sempre é usada para o bem
 
- Grandeza do amor. Esta é que é a verdadeira grandeza de uma pessoa: o amor purificado do egoísmo, amor que é dom para os outros.
Foi asism que fez Jesus Cristo: viveu um amor puro como dom  a Deus e aos outros.
 
Neste ANO DA FÉ, meu irmão, minha irmã, procura cultivar esta grandeza do AMOR, pois a verdadeira fé é Amor a Deus e Amor aos outros.
 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

REFLEXÃO DA VIDA

albanonogueira2012@sapo.pt
http://operfumededeus.blogspot.


         REFLEXÃO SOBRE A VIDA

Você pode até aceitar os coices que lhe derem quando eles vierem acompanhados de beijos, mas em algum momento da sua vida, as feridas que eles vão lhe causar, não serão mais possíveis de serem cicatrizadas.
Quanto ao cabresto que você tiver que carregar durante a sua existência, não culpe ninguém por isso, afinal muitas vezes, foi você mesmo que o colocou no seu dorso, OU PERMITIU QUE FOSSE COLOCADO.
“Espero que você possa aceitar as coisas como elas são... Sem pensar que tudo conspira contra você...
Porque parte de nós é entendimento... a outra parte é aprendido na vida...
Que você possa ter forças para vencer todos os seus medos...
Que no final possa alcançar todos os seus objetivos...
Que tudo aquilo que você vê e escuta possa lhe trazer conhecimento....
Que essa escola possa ser longa e feliz...pois parte de nós é o que vivemos, a outra parte é o que esperamos...
Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros....
Que você possa aceitar que só quem soube da sombra, pode saber da luz...”
Para ser feliz não existe poção mágica.
É preciso somente que tenha a alma limpa e desprovida de mágoas e rancores.
Quanto mais tempo ficarmos remoendo as dores mais tempo levaremos para cicatrizar as feridas.
Estamos aqui de passagem. Nada trouxemos e nada levaremos.
Cada um é livre para cumprir a sua missão...
Agradeço, Senhor, os verdadeiros amigos, mesmo imperfeitos e limitados!
Muitas vezes decepciono-me, esquecida(o) de que sou eu quem erra quando espero deles uma perfeição e um perfeito amor o qual somente Vós possui e mesmo aqueles que Vos amam verdadeiramente, são falhos, porque são humanos.
Agradeço, Senhor, pela sua compaixão, pela sua graça, pela sua bondade, que estão sempre presentes, sustentando-me nos momentos mais difíceis.
Agradeço, Senhor, pela pessoa que sou.
E QUE MEUS AMIGOS(AS) PERDOEM-ME POR SER IMPERFEITO(A)
Que Assim Seja....

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ANDA TOMAR UM CAFÉ JUNTOS

 
HISTÓRIA
 
    Um professor, diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra, pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com bolas de golfe.
     Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e imediatamente todos disseram que sim.
O professor então pegou uma caixa de bolas de gude e esvaziou-a dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir de seus alunos que sim.
Em seguida, pegou uma caixa de areia e esvaziou-a dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que responderam que o pote agora estava cheio.
O professor pegou um copo de café (líquido) e o derramou sobre o pote humedecendo a areia.
Os estudantes riam da situação, quando o professor falou: "Quero que entendam que o pote de vidro representa nossas vidas.
As bolas de golfe são os elementos mais importantes, como Deus, a família e os amigos. São com as quais nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade.
As  bolas de gude são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo, etc...
A areia representa todos as pequenas coisas. Mas  se  tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria  espaço  para as bolas de golfe e para as de gude.
O mesmo ocorre em nossas vidas. Se  gastamos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes.
Prestem atenção nas coisas que são primordiais para a sua felicidade.
Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir com a família e com os amigos, dediquem um pouco de tempo a vocês mesmos, busquem a Deus e creiam nEle, busquem o conhecimento, estudem, pratiquem seu desporto favorito...
Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golfe em primeiro lugar. O resto é  apenas areia."
Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café.
O professor respondeu: "que bom que me fizestes esta pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida,  sempre haverá lugar para tomar um café com um amigo".
Um grande e forte abraço e BOM ANO DE 2013 cheio de saúde, paz, fé em Deus, esperança em ti mesmo(a) e amor aos outros.
Que Deus, em sua infinita sabedoria, continue te abençoando, todos os dias de tua vida, é o mínimo que posso te desejar por hoje!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

SAGRADA FAMÍLIA


Festa da Sagrada Família:
A Família deve ser Sagrada.
Família: um Homem, uma Mulher com ou sem e filhos.
A melhor forma de uma mãe amar os seus filhos é amar o seu marido.
A melhor forma de um pai amar os seus filhos é amar a sua esposa.
Os filhos aprendem mais com aquilo que vêem do que com aquilo que ouvem.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

 
 
ANO DA FÉ.
 
Todo o cristão tem este dever: anunciar Jesus Cristo. Anunciar em palavras e em obras.
 Mas só se pode falar de quem se conhece, de quem se tem alguma experiência.
É na oração profunda, silenciosa, muitas vezes a sós, na solidão, no silêncio que experimentamos Jesus Cristo.
É aí que O podfemos conhecer, amar e seguir.
Conhecemos Jesus Cristo, o Nosso Salvador lendo a Bíblia.
Conhecermos Jesus Cristo participando na vida religiosa da comunidade (paroquial ou não).
 
A grande falha dos cristãos, especilamente d emuitos católicos é a falta de oração pessoal como encontro com Jesus Cristo, com Deus Pai, com o Espírito Santo.
E tu meu irmão e minha irmã:
Já encontraste Jesus Cristo alguma vez?
Se já O encontraste, então, não te cales, anuncia-O com palavras, mas também com obras de acordo com a fé que professas.

sábado, 22 de dezembro de 2012

LUZES DE NATAL


http://operfumededeus.blogspot.com

albanonogueira2012@sapo.pt

 LUZES DE NATAL

 Por que as luzes de Natal piscam?
Estamos nos aproximando do Natal.
Já começam a aparecer nas casas, varandas e ruas as árvores de Natal; umas grandes, outras menores, umas sofisticadas, outras simples, mas todas lindas e reluzentes.
As luzes da árvore de Natal sempre me fascinaram. Quando era criança, ficava pensando: por que elas piscam?
Uma vez, eu vi uma verdinha muito bonita e quis apertá-la para ver se ficava só acesa.
Coisa de criança! Ela queimou-se e nunca mais acendeu. Eu fiz de tudo para que ela acendesse de novo, mas, teimosa e pirracenta, nem deu bola.
Fiquei com muita pena. Olhei para ela apagada, com remorso.
Remorso é uma dor que fica lá no cantinho da consciência da gente depois de ter feito alguma coisa errada.
O remorso é teimoso e pirracento igual à luzinha que queimou.
Ele se instala dentro da gente e fica lá remoendo.
Ele só não gosta é do perdão. Quando o perdão chega, o remorso vai embora. Então nossos olhinhos piscam felizes iguais às luzinhas de Natal.
Acho que é por esse motivo que eu gosto delas. Elas me fazem lembrar o perdão.
Quando a gente perdoa, tudo muda.
Seja quando a gente perdoa alguém, seja quando a gente se perdoa.
Engraçado, tem pessoas que conseguem perdoar os outros, mas não conseguem perdoar a si mesmas. Então, ficam sofrendo. E o remorso fica lá no cantinho, machucando, tirando a alegria.
Acho que é por isso que as luzinhas piscam no Natal, para nos alertar que é tempo de perdoar, de jogar fora a mágoa, o rancor, o ódio...
É tempo de desinstalar o remorso. As luzinhas trabalham nos alertando e não cobram nada. Elas se acendem e apagam generosamente.
É a forma que elas têm de se doar.
E são felizes!
Nesse Natal, quando você montar sua árvore ou quando você encontrar alguma com as luzes piscando, siga o conselho: perdoe alguém e se doe a alguém. Você verá como as luzinhas ficam alegres e brilham com mais intensidade, com mais beleza ainda. Não perca tempo, faça uma luzinha brilhar neste Natal!
 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A PALAVRA QUE LEVA AO SILÊNCIO


http://operfumededeus.blogspot.com

Aprendendo a estar silenciosos

Para rezar de forma profunda (diferente da forma superficial…) é preciso fazer silêncio.
Silêncio em que poucas palavras bastam para rezarmos.
Para entramos em comunhão profunda com Deus, chega o momento em que as palavras estão a mais.
Temos em nós a Palavra de Deus e isso nos basta.

Não podemos apreender e sentir Deus pelo pensamento. Temos de sentir e apreender Deus pelo coração, pelo silêncio orante.

Um silêncio em que não é tanto para dizermos palavras a Deus, mas para escutarmos, para nos concentrarmos, para esperarmos.

Sabemos que Deus está intimamente connosco e devemos apreciar essa maravilha no silêncio do encontro do meu coração com o coração de Deus, como dois apaixonados que a certa altura, não precisam de falar, basta a presença e a intimidade.

Esta consciência da presença íntima de Deus é pouco familiar aos cristãos ocidentais. Poucos a têm.

Exige estar sentado, em silêncio, concentração, fechar os olhos. Respirar fundo. Coluna direita, posição vertical…

Alcançar a harmonia do corpo, mente e do espírito. Ter em nós a paz de Deus que ultrapassa todo o entendimento.

Uma forma de orara assim el silêncio é recorrer a um pequeno verso e repeti-lo várias vezes.

sábado, 15 de dezembro de 2012

ESPÍRITO DE NATAL

 
 
    Meu irmão, minha irmã.
    Muita gente, este ano, vai ter menos bens materiais; menos dinheiro para comprar prendas.
    Mas não esqueças que há pessoas que nunca têm dinheiro, nunca têm prendas...
    Pessoas de todas as idades que não sabem o que é o Natal, ou porque não conhecem Jesus Cristo, pois nunca ninhuém lhes falou e são não-cristãos, ou porque vivem em países de muita pobreza.
    Por isso, neste Natal de 2012, pensa nos que passam mesmo fome e não te queixes tanto se este ano tiveres menos bens materiais.
    Aproveita para purificares a tua ideia de Natal, aproveita para perceberes o espírito de Natal que não é um velhote que traz prendas, mas acolher um Menino que nos é dado- Jesus Cristo.
    Jesus, nascido em Belém da Judeia (Israel/Palestina) é que é a verdadeira prenda que Deus tem para nos dar.
    O verdadeiro espírito de Natal não custa dinheiro: é acolher Jesus que vem ao meu e ao teu coração para nos fazer felizes, como Deus quer e acolher os outros, especialmente, os que mais sofrem.
   Natal é paz, é alegria, é música, é felicidade;
   Natal é viver numa família em paz e em harmonia na partilha, no diálogo, no respeito, na colaboração, na ajuda.
    Natal é repartir com os que têm pouco ou nada.
    Há uma fundação que podes conhecer pela internet ou em jornais, revistas: AIS= Ajuda à Igreja que sofre.
    Essa Fundação ajuda cristãos em muitos países.
    Informa-te e colabora.
    Obrigado.
    Que Deus te ajude e abençoe.
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PENSAMENTOS DE AUGUSTO CUTY

 
 
Pensamentos de Augusto Cury
 
- Saber colocar-se no lugar dos outros.
- Certos doentes têm de reaprender a viver.
- Ser gentil, solidário, altruísta (querer o bem dos outros).
- Saber elogiar os outros.
- Ter um sorriso no rosto.
- Ter uma auto estima elevada.
- Entrar em contacto com a própria realidade.
- A sociedade moderna é rica em bens materiais, mas empobreceu a nível espiritual, perdeu a amabilidade e a afabilidade. Há muita cultura escolar, muito dinheiro, mas perdeu-se o poder da gentileza e do elogio.
- Ter inteligência e humor.
- Temos monstros dentro de nós que nos perturbam. Monstro da culpabilidade doentia. Seja livre. Combata os monstros dentro de si mesmo.
- Perder a identidade de ser humano e interiorizar que são doentes.
- Mundo ilógico da emoção, da sensibilidade, da flexibilidade, do diálogo, do perdão.
- A rejeição e a solidão são mais penetrantes do que a luz.
- Condições deprimentes, falta de esperança, angústia que as alucinações e delírios causam.
- Medo de enfrentar a incapacidade face a um mundo que não conheciam. Medo do desconhecido.
- Não rotular as pessoas, mas entrar no seu mundo ainda que seja mundo de loucura…

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O QUE É O PECADO?


http://operfumededeus.blogspot.com
 
O que é o pecado?
      Deixas cair um prato no chão e ele parte-se; vais ter de ir pedir desculpa à tua mãe. Será isso um pecado?
    É claro que não. Foi um descuido. Não o fizeste de propósito. E se, por estares furioso(a), agarrares num prato e o atirares ao chão? Será um pecado? É, antes de mais, uma má acção.
     Se compreenderes que agiste mal e pedires desculpa, não dirás «cometi um pecado», mas «portei-me mal».
A palavra «pecado» diz respeito à religião. Utilizamo-la quando tomamos consciência de que o mal que fazemos fere a nossa amizade com Deus.
O pecado, diz a Bíblia, é uma «ruptura da aliança». O crente sente por vezes muito bem que já não está em sintonia com Deus, que deixou de viver segundo a sua lei de amor.
Compreende então que chegou a altura de voltar para Ele. «Levantar-me-ei e irei ter com o meu pai», disse o filho pródigo da parábola enquanto guardava os porcos (Lucas 15, 18).
O pecado é precisamente um ato que cometes e que desfigura em ti a imagem de Deus.
Deixas de te parecer com Ele. Passa a haver uma distância entre ti e o Deus que te ama. E é quando compreendes que Ele te perdoa que percebes até que ponto esse pecado te afastou d’Ele.
Portanto, o pecado é a falta de amor a Deus, falta de amor aos outros e falta de amor a ti mesmo(a).
Só quem acredita em Deus é que pode ter (ou não) a noção de pecado como um afastamento em relação a Deus.
O pecado separa a pessoa de Deus (muito ou pouco), separa-a dos outros (muito ou pouco) e separa-te de ti mesmo, divide-te dentro de ti mesmo.
Por isso, é que há graus de pecados: leve ou venial, pecado grave e pecado mortal... Chama-se "mortal" porque mata, corta a relação da pessoa com Deus. Mas essa relação pode ser reatada pelo arrependimento, pelo sacramento da Confissão (penitência ou reconciliação), pela mudança de vida.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A CADEIRA

 
A cadeira
 O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça apoiada num par de almofadas.
     Havia uma cadeira ao lado da cama, facto que levou o sacerdote a pensar que o homem estava aguardando a sua chegada.
- Suponho que estava me esperando?
- Disse o sacerdote.
- Não, quem é você? – respondeu o homem enfermo.
- Sou o sacerdote que a sua filha chamou para orar por você; quando entrei e vi a cadeira vazia ao lado da sua cama, imaginei que você soubesse que eu viria visitá-lo.
- Ah sim, a cadeira! Entre e feche a porta.
Então o homem enfermo lhe disse:
- Nunca contei para ninguém, mas passei toda a minha vida sem ter aprendido a orar. Não sabia direito como se deve orar. E nunca dei muita importância para a oração. Pensava que Deus estava muito distante de mim.
    Assim sendo, há muito tempo abandonei por completo a ideia de falar com Deus.
Até que um dia um amigo me disse:
"José, orar é muito simples. Orar é conversar com Jesus, e isto eu sugiro que você nunca deixe de fazer… você se senta numa cadeira e coloca outra cadeira vazia na sua frente. Em seguida, com muita fé, você imagina que Jesus está sentado ali, bem diante de você”.
Afinal Jesus mesmo disse:
- “Eu estarei sempre com vocês”.
- Portanto, você pode falar com Ele e escutá-lo, da mesma maneira como está fazendo comigo agora.
- Pois assim eu procedi e me adaptei à ideia. Desde então, tenho conversado com Jesus durante umas duas horas diárias. Tenho sempre muito cuidado para que a minha filha não me veja… pois me internaria num manicómio imediatamente.
O sacerdote sentiu uma grande emoção ao ouvir aquilo, e disse a José que era muito bom o que estava fazendo e que não deixasse nunca de fazê-lo.
Em seguida orou com ele e foi embora.
Dois dias mais tarde, a filha de José comunicou ao sacerdote que seu pai havia falecido.
O sacerdote então perguntou:
- Ele faleceu em paz?
- Sim, quando eu estava me preparando para sair, ele me chamou ao seu quarto.
Ele disse que me amava muito e me deu um beijo.
Quando eu voltei das compras, uma hora mais tarde, já o encontrei morto.
Porém há algo de estranho em relação à sua morte, pois aparentemente, antes de morrer, chegou perto da cadeira que estava ao lado da cama e encostou a cabeça nela.
Foi assim que eu o encontrei.
Porque será isto? – perguntou a filha.
O sacerdote profundamente emocionado, enxugou as lágrimas e respondeu:
- Ele partiu nos braços do seu melhor amigo…
Nota- É curioso como podemos enviar contos e brincadeiras através de e-mails os quais se desfazem como poeira; porém quando se trata de mensagens de Deus, pensamos duas vezes antes de compartilhá-los com os outros.
É estranho como a luxúria nua e crua, vulgar e obscena, viaja livremente através do ciberespaço, porém quando se trata das palavras de Jesus, ela é suprimida das escolas e dos locais de trabalho.