Número total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de março de 2013

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

 
 
Bom dia, meu irmão, minha irmã.
 
Quaresma é tempo de receber o SACRAMENTO DA 
 
RECONCILIAÇÃO/ PENITÊNCIA/ CONFISSÃO.
 
    Três palavras para dizer a mesma realidade: o sacramento que nos reoncilia com Deus, com os outros, connosco mesmos.
    Reconciliar é ficar em paz com Deus, com os outros e connosco mesmos.
    A paz é uma necessidade interior para todas as pessoas.
Uma paz que vem de dentro e não de fora.
Paz que é Deus no nosso coração, na nossa alma para o unir.
Temos um coração dividido entre o bem e o mal.
Reconciliar é unir o coração à volta do Bem e o SUMO BEM, é DEUS.
 
A pessoa que se vai reconciliar (confessar) deve fazer o seguinte:
 
1- Exame de consciência. Pensar bem no mal que se fez em palavras, pensamentos, atos. Pensar no bem que se poderia ter feito e não se fez (pecado de omissão).
    Pensar nas faltas de amor a Deus; faltas de amor aos outros e nas faltas de amor a si mesmo(a).
 
2- Dor dos pecados. Arrependimento sincero e profundo. Reconhecer o mal, o pecado que se fez e estar arrependido disso.
 
3- Propósito firme de emenda. Fazer tudo para não pecar mais.
 Por exemplo, fugir das ocasiões próximas de pecado, fugir de certos lugares, de certos ambientes, certas opessoas, etc.
Rezar mais, ler mais a Palavra de Deus, participar mais na Eucaristia.
 
4- Confissão dos pecados ao sacerdote.
Não ter vergonha de dizer ao senhor padre os pecados cometidos. O sacerdote não está ali para julgar, nem condenar, mas está ali em vez de Jesus Cristo para acolher, perdoar, animar, encorajar a recomeçar de novo a luta contra o mal e o pecado.
  
5- Cumprir a penitência que o sacerdote disser e satisfazer ou compensar o mal que se fez. (Se roubei, devo restituir; se caluniei, devo dizer que errei e dizer a verdade).
    (Se estou zangado com alguém, devo fazer a paz com essa pessoa. Se falto à missa, vou procurar participar sempre na missa aos sábados ou domingos)...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


QUARESMA
 
 
TEMPO DE:
- CONVERSÃO
 
- CARIDADE: AMOR AOS OUTROS
 
- RECONCILIAR-SE= CONFESSAR-SE

- JEJUAR E FAZER ABSTINÊNCIA ÀS SEXTA-FEIRAS: ABSTER-SE DE GULOSEIMAS, EXCESSOS DE ÁLCOOL, CIGARRO, JOGO, MENOS INTERNET E MAIS TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A IGREJA- AMOR A SI MESMO

- ARREPENDIMENTO, MUDANÇA DE VIDA

- MAIS ORAÇÃO- AMOR A DEUS

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O QUE É O AMOR? O QUE É AMAR?


 
O amor ultrapassa o amor.
O amor é um sopro infinito que vem de onde quer que venha e se dirige para onde quer que vá.
O amor é espírito de homem que conhece e reconhece o Sopro: é liberdade de homem que se volta para Ele, aderindo ao seu convite. Amor é o coração do homem que se abre ao Sopro Divino para O receber e para O dar.
Para se abrir ao Sopro Divino, o homem tem de rezar... Para Amar, o homem tem de rezar...
Rezar é sentir a presença de DEUS, falar com Alguém. Quando isso acontece, surge a luz no coração e na mente humana e a noite tranforma-se em Noite de Natal, em claridade; pois nesse momento nasce o verdadeiro Deus do Céu e da Terra.
Quando a pessoa descobre Deus como "Pessoa", Deus vem ao Seu encontro.
Só resta acolhê-l'O, amá-l'O.
O Deus pessoal manifestou-se em Jesus Cristo.
Jesus é o modelo do verdadeiro AMOR...
Ele é o Deus-Amor, que tomou um rosto humano.
Depois d'Ele, ninguém podia amar nem servir a Deus se não O visso, se não O amasse, nem servisse nos seus irmãos que via.
Deus não se aprende, revela-se, dá-se a conhecer e é amando-O na vida que nós O encontraremos e reconheceremos.
O segredo da vida humana está em entender Deus que é Amor, que é Família: Pai, Filho, Espírito Santo, Três Pessoas, de tal maneira unidas pelo Amor que Elas não fazem senão UM SÓ.
Quaresma é tempo de amar a Deus (oração e sacramentos),  tempo de amar os outros (caridade) e amar-se a si mesmo(a): jejum, abstinência, podar, cortar que existe de errado em nós...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

DEZ IDEIAS PARA VIVER O DA FÉ

10 IDEIAS PARA VIVER O DA FÉ

 1.IR À MISSA- Especialmente ao Sábado ou ao Domingo.
 2.CONFESSAR-SE- Neste tempo da Quaresma para se converter ao Senbhor
3.CONHECER A VIDA DOS SANTOS- Modelos de coragem e de dedicação a Deus e aos outros.
4.LER A BÍBLIA DIARIAMENTE - Quando lemos a Bíblia, Deus fala para nós e vale a pena escutar o que Deus para nos dizer.
5.LER OS DOCUMENTOS DO CONCÍLIO VATICANO II- Sempre atuais
6.ESTUDAR O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Contem as verdade da Fé cristã Católica que nos ajudam a acreditar, celebrar, a viver, a orar.
 
7.SER VOLUNTÁRIO NA PARÓQUIA- Praticar a caridade, o amor desinteressado aos outros.
8.AJUDAR QUEM PRECISA - Há muita gente que precisa de nós e é através de nós que eles sentirão que Deus os ama.
9.CONVIDAR UM AMIGO A IR À MISSA
Pode ser até um parente, um familiar, alguém que anda longe de Deus.
10.VIVER DIARIAMENTE AS BEM-AVENTURANÇAS que são uma auto-estrada para o Paraíso, o Céu, para sermos felizes como Deus quer.

QUARESMA - UNIFICAÇÃO INTERIOR

 
 

Coração humano dividido entre o bem e o mal.
Coração que, por vezes, ama e gosta do bem e outras vezes ama e gosta do mal.
 

Quaresma é tempo de unir o coração para o lado do bem- Jesus Cristo.
 

Tempo de se reconciliar e alcançar a paz do coração com Deus, com os outros e consigo mesmo.
Só é feliz quem andar unificado interiormente, tendo um coração unido.
Uma pessoa dividida no seu coração anda sempre em guerra consigo e com os outros...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A ORIGEM DA BÍBLIA

 
 
A ORIGEM DA BÍBLIA
A origem da Bíblia foi lenta e complicada.
 
A redacção desses livros durou cerca de 10 séculos e foi obra
 
de diversos autores.
No início existia uma comunidade – o Povo de Israel – que, ao
 
longo dos séculos foi fazendo a experiência de que Deus
 
estava presente na vida do Povo, amando, salvando,
 
revelando-se. Os acontecimentos que davam origem a essa
 
experiência eram meditados pelo Povo e transmitidos
 
oralmente de pais para filhos.
 
Mais tarde, e, por diversas razões, os relatos desses
 
acontecimentos, enriquecidos por essa reflexão e pela
 
experiência do Povo, foram postos por escrito. Nesse sentido,
 
podemos dizer que Deus e a comunidade são os autores desses
 
relatos.
Existiram redactores que puseram por escrito a experiência e
 
a fé da comunidade.
Esses redactores viveram em lugares e ambientes diferentes, e
 
tinham, por isso, culturas e experiências diversas.
A sua obra revela, pois, características próprias de acordo
 
com a época, as situações e até os interesses e prioridades
 
desses redactores. No entanto, todos esses escritos têm um
 
factor comum: são relatos pela experiência de fé feita pela
 
comunidade.
Experiência de amor, de justiça, de salvação, de libertação de
 
Deus.
Assim, esses escritos reflectem a vida e a fé da comunidade, a
 
certeza de que Deus caminha com o Povo e o salva.
Assim, a Bíblia é a história da relação entre Deus e os
 
homens.
 
Ao longo dos séculos, Deus foi procurando formas
 
acessíveis de falar aos homens e de se revelar com amor e
 
salvação. Ele comunica-se a Israel nos acontecimentos da sua
 
história, levando o povo a fazer a experiência concreta da sua
 
bondade e misericórdia.
 
Por sua parte, o Povo teve de aprender a descobrir esse Deus
 
que ama, que salva, que liberta.
 
A Bíblia é, pois, a história da revelação de Deus aos homens e
 
do esforço dos homens para encontrar Deus.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FÉ, REALIDADE PARA TODA A VIDA


http://operfumededeus.blogspot.com

- Fé é “companheira de vida”, isto é, uma realidade para toda a vida e para a vida toda e não apenas para alguns momentos da vida.

- A fé que permite ter um olhar sempre novo, vendo a maravilhas que Deus realiza por nós.

- Cada crente, pela fé, ser sinal vivo da presença de Cristo Ressuscitado no mundo.

- Fé- Ato pessoal e também comunitário, dom de Deus que permite viver em comunhão com a Igreja.

- O Ano da Fé devia permitir favorecer a alegria de acreditar e de dar testemunho renovado da fé junto dos outros crentes e não crentes.

- Ano da Fé- Dizer a todos que Jesus Cristo é o Redentor, o Salvador, o Libertador do Homem.

- Cristo Rei do Universo, autor e consumador da fé.

CREDO:

Creio em um só Deus

Deus Pai- Criador

Deus Filho- Salvador

Deus Espírito Santo- Santificador

Creio na Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica

Creio na vida eterna

Creio na ressurreição dos mortos

Creio na vida do mundo que há-de vir. AMEN.

FÉ, ENCONTRO PESSOAL COM DEUS


albanonogueira2012@sapo.pt
http://operfumededeus.blogspot.com

                 REFLEXÃO, ANO DA FÉ

- Fé é “companheira de vida”, isto é, uma realidade para toda a vida e para a vida toda e não apenas para alguns momentos da vida.
   Muita gente faz da fé, um apêndice da vida, um momento, um toque... Algo que se vai buscar de vez em quando.
Mas a fé tem a ver com TODA A VIDA E COM A VIDA TODA.

- A fé que permite ter um olhar sempre novo, vendo a maravilhas que Deus realiza por nós.

- Cada crente, pela fé, deve ser sinal vivo da presença de Cristo Ressuscitado no mundo.

- Fé- Ato pessoal e também comunitário, dom de Deus que permite viver em comunhão com a Igreja.

- O Ano da Fé devia permitir favorecer a alegria de acreditar e de dar testemunho renovado da fé junto dos outros crentes e não crentes.

- Ano da Fé- Dizer a todos que Jesus Cristo é o Redentor, o Salvador, o Libertador do Homem. Sem a fé neste Deus Salvador, a pessoa está "perdida".

- Cristo Rei do Universo, autor e consumador da fé.

CREDO:

Creio em um só Deus

Deus Pai- Criador

Deus Filho- Salvador- Jesus Cristo

Deus Espírito Santo- Santificador, Purificador

Creio na Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica

Creio na vida eterna

Creio na ressurreição dos mortos

Creio na vida do mundo que há-de vir. AMEN.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

PAIS E TRANSMISSÃO DE VALORES

 
 
 
Transmissão de valores
O pai e a mãe são criadores porque receberam de Deus essa capacidade. A fonte é o amor de Deus.
Também há vida humana (filhos) que não brota do amor humano (infelizmente).
Ser pai e mãe não é só gerar filhos na sua função biológica.
Há muitos valores que os pais devem transmitir aos filhos = educação, cultura.
Os pais ensinam à criança o que é proibido e o que é permitido. A criança precisa de ouvir “sim” e “não”…
A cultura no comer, no vestir, no falar, no andar, no pensar, no sentar, no agir.
Os pais devem transmitir valores humanos e religiosos, desde o berço.
As crianças são educadas a comportar-se e a respeitar a vida dos outros, as coisas, os animais.
Na família, a criança sentir-se-á amada, amparada, protegida.
Mas a criança também tem de ser orientada e corrigida.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O MAL DENTRO DE NÓS

 
Porque é que temos mal dentro de nós?
 
       Esta pergunta mostra que a pessoa está a crescer. Dá-se conta de que há mal e bem dentro de ti e consegues distinguir um do outro.
       Tenho a certeza em que há dias em que ficas triste ao ver o mal que fizeste, quando podias ter feito o bem. «O bem que eu quero, não o faço, mas o mal que não quero é que pratico», dizia São Paulo (Romanos 7, 19).
Há mal em nós porque o bem não é automático.
Comer é um instinto. Não é bem, nem mal – é algo necessário, automático. Mas o bem não é um instinto; quando o fazes, és tu, e apenas tu, quem decide fazê-lo.
Se o bem fosse automático, a tua mãe agradecer-te-ia com tanta alegria quando lhe fazes um favor? O que toca o coração dela é o facto de o fazeres livremente. És tu próprio quem decide fazê-lo.
        Porque é que, às vezes, infelizmente, recusas fazer o bem (fazer o mal é isso mesmo)? Talvez porque é mais fácil não amar. Mas também é menos bonito.
      E o nosso coração não fica em paz nessas alturas.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A CADA UM A SUA HISTÓRIA



 
Cada Homem tem a sua história.
Esta história vai-se escrevendo com o andar dos anos, pouco a pouco.
E pode ser uma história grandiosa como as grandes figuras da História: Afonso Henriques, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, etc…
Ou pode ser uma história simples como os soldados que combatem numa batalha, ou os trabalhadores que constroem uma obra, mas dos quais nem sequer sabemos o nome.
Cada um de nós possui já a sua história maior ou menor conforme a idade.
Não interessa que a nossa história seja grandiosa.
O que é preciso é que seja bela, harmoniosa, que em todas as suas páginas se encontre o bem e o amor.
O verdadeiro herói vive bem o seu dia-a-dia na amizade a Deus, aos outros e a si mesmo.
Também há quem possua uma história triste, infeliz e da cor da noite.
Pode ser por culpa da natureza (desastres naturais, inundações, tempestades, tremores de terra, secas).
Pode ser por culpa dos outros (guerra, terrorismo, violências, desastres na estrada, roubos, assaltos, ódios, vinganças, abandonos, solidão, fome, corrupção).
Pode ser por culpa própria (vícios, defeitos, pecados).
Pode ser por causa de doenças. Muitas razões fazem com que a história de muita gente seja uma história negra da cor da noite, triste e infeliz.
A história de cada um escreve-se em todos os dias e em todas as horas dos dias. Se alguém não quiser escrever a sua história, terá no fim da vida um grande volume de folhas em branco.
Pode não ter sido mau, mas foi inútil.
Ninguém deve ser inútil na vida. Só é inútil quem não ama. Mesmo uma pessoa idosa, doente, diminuída, deficiente pode ser útil, se amar.
Cada um possui uma missão pessoal a cumprir.
A missão mais importante que temos na vida é AMAR.
Foi isso que Jesus Cristo nos ensinou.
Neste ANO DA FÉ, procura AMAR: amar a Deus, amar os outros e amar-te a ti mesmo e também à Natureza.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ANO DA FÉ

 
ALIANÇA BÍBLICA E ALIANÇA PESSOAL COM DEUS
 
    A fé é uma amizade tão forte que se pode comparar a uma espécie de casamento entre Deus e nós; que começa no batismo e que não termina mais, nem com a morte; a não ser que o pecado separe a pessoa de Deus.
    Deus ama-nos intensamente como o noivo ama a sua noiva no dia do seu casamento/matrimónio e vice-versa.
    O probelma é que muitos cristãos, batizados, nunca perceberam que são tanto amados por Deus e não se decidem a corresponder ao seu amor, como num matrimónio.
    Alguns contentam-se com "juntar-se" a Deus, como fazem muitos jovens de hoje. Não se casam. Juntam-se numa "união de facto".
     Alguns também se juntam a Deus durante a infância, talvez adolescência e, depois crescem e então separam-se de Deus, pois não se chegaram a casar com Deus. Por isso, Lhe viram as costas.
    É o tema da Aliança de que fala a Bíblia: Antiga Aliança (Antigo Testamento) e Nova Aliança (Novo Testamento).
     Aliança entre Deus e nós comparada a um amor total, amor matrimonial.
    E tu meu irmão, minha irmã, já assumiste a tua relação com Deus com este sentimento de Boda Matrimonial?
     Deus é sempre fiel e tu queres também ser fiel a Deus que tanto te ama?
 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ANO DA FÉ - PROPOSTAS


 
ANO DA FÉ- PROPOSTAS
 FÉ COMO RELAÇÃO ENTRE NÓS E AS PESSOAS DIVINAS
ENCONTRO COM DEUS PAI
ENCONTRO COM DEUS FILHO, JESUS CRISTO
ENCONTRO COM DEUS ESPÍRITO SANTO
ENCONTRO COM A COMUNIDADE DE FÉ- IGREJA
 
1- CONVERSÃO RENOVADA AO SENHOR JESUS para aderir a Ele de forma pessoal, livre. Dizer “Sim” a Deus que se revela, que se dá a conhecer.
2- REDESCOBERTA DOS CONTEÚDOS DA FÉ que leva a uma confiança pessoal em Cristo.
    Conhecer as verdades da Fé cristã católica.
3- TESTEMUNHAS ALEGRES E CREDÍVEIS DE JESUS
       CRISTO RESSUSCITADO= viver a fé no dia a dia.
4- INDICAR A PORTA DA FÉ A OUTROS
5- ARTE DE VIVER de forma cristã (todas as horas)
6- RELAÇÃO PROFUNDA COM O SENHOR Jesus ressuscitado
7- DEIXAR-SE ATRAIR PELO AMOR DE JESUS.
8- CELEBRAR A FÉ NA COMUNIDADE REUNIDA-
      IGREJA CATÓLICA
9- NOVA EVANGELIZAÇÃO – COMUNICAR A FÉ A
      OUTROS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A VERDADEIRA GRANDEZA

 
 
A VERDADEIRA GRANDEZA
B.Pascal dizia: "Existem 3 tipos de grandeza:
- Grandeza física, corporal que vem da força e da beleza, do dinheiro.
Mas esta beleza e grandeza passa com o tempo e acaba por desaparecer e morrer quando a pessoa envelhece e morre.
 
- Grandeza dos inteligentes, mas a inteligência nem sempre é usada para o bem
 
- Grandeza do amor. Esta é que é a verdadeira grandeza de uma pessoa: o amor purificado do egoísmo, amor que é dom para os outros.
Foi asism que fez Jesus Cristo: viveu um amor puro como dom  a Deus e aos outros.
 
Neste ANO DA FÉ, meu irmão, minha irmã, procura cultivar esta grandeza do AMOR, pois a verdadeira fé é Amor a Deus e Amor aos outros.
 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

REFLEXÃO DA VIDA

albanonogueira2012@sapo.pt
http://operfumededeus.blogspot.


         REFLEXÃO SOBRE A VIDA

Você pode até aceitar os coices que lhe derem quando eles vierem acompanhados de beijos, mas em algum momento da sua vida, as feridas que eles vão lhe causar, não serão mais possíveis de serem cicatrizadas.
Quanto ao cabresto que você tiver que carregar durante a sua existência, não culpe ninguém por isso, afinal muitas vezes, foi você mesmo que o colocou no seu dorso, OU PERMITIU QUE FOSSE COLOCADO.
“Espero que você possa aceitar as coisas como elas são... Sem pensar que tudo conspira contra você...
Porque parte de nós é entendimento... a outra parte é aprendido na vida...
Que você possa ter forças para vencer todos os seus medos...
Que no final possa alcançar todos os seus objetivos...
Que tudo aquilo que você vê e escuta possa lhe trazer conhecimento....
Que essa escola possa ser longa e feliz...pois parte de nós é o que vivemos, a outra parte é o que esperamos...
Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros....
Que você possa aceitar que só quem soube da sombra, pode saber da luz...”
Para ser feliz não existe poção mágica.
É preciso somente que tenha a alma limpa e desprovida de mágoas e rancores.
Quanto mais tempo ficarmos remoendo as dores mais tempo levaremos para cicatrizar as feridas.
Estamos aqui de passagem. Nada trouxemos e nada levaremos.
Cada um é livre para cumprir a sua missão...
Agradeço, Senhor, os verdadeiros amigos, mesmo imperfeitos e limitados!
Muitas vezes decepciono-me, esquecida(o) de que sou eu quem erra quando espero deles uma perfeição e um perfeito amor o qual somente Vós possui e mesmo aqueles que Vos amam verdadeiramente, são falhos, porque são humanos.
Agradeço, Senhor, pela sua compaixão, pela sua graça, pela sua bondade, que estão sempre presentes, sustentando-me nos momentos mais difíceis.
Agradeço, Senhor, pela pessoa que sou.
E QUE MEUS AMIGOS(AS) PERDOEM-ME POR SER IMPERFEITO(A)
Que Assim Seja....