Número total de visualizações de página

sábado, 16 de março de 2013

FORMA DE VIDA CRISTÃ


 
 
2-A FORMA DE VIDA CRISTÃ

-Parte do menos para o mais.
- Pode começar mal, mas acaba bem.
- Começa na privação, na renúncia e acaba na fartura.

- Vida onde existe o Jejum, a renúncia que encaminha a pessoa para o domínio de si mesmo e para a festa.

-Morte a si mesmo (a), aos seus caprichos, soberba, vaidades e que encaminha a pessoa para uma vida mais abundante.

-Árvore que se endireita, que se poda e que cresce direita e com frutos.

-Vida de prazeres moderados, sem vícios e que conduzem a um alegria de viver e a uma imensa e verdadeira liberdade interior.

-Construir sobre a rocha segura dos valores, das regras, dos princípios cristãos, morais e cívicosque leva, a um futuro com segurança firme.

-Vida com exigências, com esforço, com sacrifícios que conduz à profundidade e a uma vida mais qualificada, mais bela, mais digna.

-Vida que olha para os próprios deveres, sem esquecer os seus direitos.

-Vida espiritual que olha para o “ SER”, os bens espirituais (saber, ser, amar, rezar) que satisfazem o coração humano, sem esquecer o valor relativo dos bens materiais.
Ser bom, ser honesto, ser digno, ser justo, ser verdadeiro, ser generoso, ser trabalhador, ser filho e filha de Deus.

- Vida altruísta, de caridade, de amor aos outros, esquecendo-se de si para ajudar os outros- Voluntariado...

- Vida com um bom comportamento moral, com fé em Deus, com prática religiosa, inserido numa comunidade, com uma vida de oração diária
 
- Vida onde o verdadeiro e único modelo a imitar é Jesus Cristo a pessoa mais bela, mais bondosa e mais digna que existiu na face da terra.

- Vida com respeito por si mesmo, pelos outros e pelas coisas dos outros, pela natureza criada por Deus.

DUAS FILOSOFIAS DE VIDA


EXISTEM DUAS FORMAS DE VIVER
            OU DUAS FILOSOFIAS DE VIDA
-----------------------------------------------------------
 1-UMA FORMA DE VIDA PAGÃ
- Parte do mais para o menos.
Tudo começa bem, mas acaba mal.
Primeiro goza, depois sofre.

- Vida que começa na festa, mas acaba na febre e na ressaca.

- Vida que se encaminha para a morte.

- Árvore na qual não se mexe, nem se poda e que cresce torta e sem frutos.

- Vida de prazeres, de excessos, de vícios e que conduzem a um vazio de viver, sem sentido e à perda ou diinuição da liberdade.

-Construir sobre a areia que leva, a uma derrocada no futuro.

- Vida de facilidades, sem exigência que conduz à mediocridade, sem regras, sem leis, sem esforço.

- Vida que só olha para os direitos e esquece os deveres.

- Vida materialista que só olha para o “ TER”, os bens materiais e que não satisfazem o coração humano (quanto mais tem, mais quer, ganância), esquecendo a dimensão espiritual de ligação a Deus na oração, na prática religiosa.

- Vida egoísta em que a pessoa só pensa em si, nos seus interesses e indiferente à sorte dos outros.

- Vida com pouca ou nenhuma moral, sem fé em Deus, sem prática religiosa, sem oração.

segunda-feira, 11 de março de 2013

CARTA AOS QUE PROCURAM A DEUS

 
As perguntas que nos unem
Procuremos lançar um olhar sobre o coração de todos, um olhar capaz de ver para além das aparências.
Constatamos assim a presença de uma atitude extensa de espera de qualquer coisa – ou de Alguém – a quem se possa confiar o próprio anseio de felicidade e de futuro, e que seja capaz de nos clarificar um sentido, que é o de tornar boa a nossa vida e digna de ser vivida.
O sonho de felicidade e de futuro é entendido de modos muito diversos e se manifesta com muitos nomes.
Escolheram interrogações que me parecem atravessar acontecimentos, pessoas, experiências de alegria e de limites.
Trata-se das perguntas que dizem respeito à nossa existência, ao nosso destino e ao sentido daquilo que somos e que fazemos.
(continua)
 

terça-feira, 5 de março de 2013

ANO DA FÉ, FORMAÇÃO


http://operfumededeus.blogspot,com

      A FÉ – É ADESÃO DE TODA A PESSOA  A DEUS QUE SE REVELA, SE “MOSTRA”, SE DÁ A CONHECER.

                  FÉ –É a resposta do homem ao chamamento de Deus a
           uma vida de relação com Ele.
                    Fé é a fonte de toda a vida cristã.

                  1.Fé é adesão= fé é aceitar, é um sim que a pessoa dá
                  a Deus: “sim creio”, “sim, acredito”, “sim, confio”,
                    “sim, espero, “sim, amo”.

                    “FÉ”- Implica confiança, segurança, adesão.

                   Esta adesão e confiança em Deus leva à conversão,
                    uma mudança naquele que crê.

                  Fé é aderir a Deus e a tudo o que Ele revela e ensina
                  em ordem à nossa salvação.

                    2.Adesão ou sim de toda a pessoa: adesão da

                   2.1.Inteligência: implica saber, conhecer Deus

                     2.2.Liberdade (ninguém me pode obrigar a acreditar).

                     2.3.Fé implica adesão da Vontade.

                       2.4.A fé implica afeto, adesão do coração.

                         Isto quer dizer que o ato de fé é um ato de amor:
                    amor às pessoas divinas e amor às pessoas humanas
                    que se reúnem para celebrar a mesma fé.

                   2.5. Adesão do Corpo (o corpo também reza…):
                   eu para mostrar a minha fé, tenho de me deslocar
                   e participar corporalmente na vida da Comunidade cristã.

                       Não se reza só com a boca ou com a mente (o pensamento).

                     Também se reza com o corpo e com o coração.

sexta-feira, 1 de março de 2013

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

 
 
Bom dia, meu irmão, minha irmã.
 
Quaresma é tempo de receber o SACRAMENTO DA 
 
RECONCILIAÇÃO/ PENITÊNCIA/ CONFISSÃO.
 
    Três palavras para dizer a mesma realidade: o sacramento que nos reoncilia com Deus, com os outros, connosco mesmos.
    Reconciliar é ficar em paz com Deus, com os outros e connosco mesmos.
    A paz é uma necessidade interior para todas as pessoas.
Uma paz que vem de dentro e não de fora.
Paz que é Deus no nosso coração, na nossa alma para o unir.
Temos um coração dividido entre o bem e o mal.
Reconciliar é unir o coração à volta do Bem e o SUMO BEM, é DEUS.
 
A pessoa que se vai reconciliar (confessar) deve fazer o seguinte:
 
1- Exame de consciência. Pensar bem no mal que se fez em palavras, pensamentos, atos. Pensar no bem que se poderia ter feito e não se fez (pecado de omissão).
    Pensar nas faltas de amor a Deus; faltas de amor aos outros e nas faltas de amor a si mesmo(a).
 
2- Dor dos pecados. Arrependimento sincero e profundo. Reconhecer o mal, o pecado que se fez e estar arrependido disso.
 
3- Propósito firme de emenda. Fazer tudo para não pecar mais.
 Por exemplo, fugir das ocasiões próximas de pecado, fugir de certos lugares, de certos ambientes, certas opessoas, etc.
Rezar mais, ler mais a Palavra de Deus, participar mais na Eucaristia.
 
4- Confissão dos pecados ao sacerdote.
Não ter vergonha de dizer ao senhor padre os pecados cometidos. O sacerdote não está ali para julgar, nem condenar, mas está ali em vez de Jesus Cristo para acolher, perdoar, animar, encorajar a recomeçar de novo a luta contra o mal e o pecado.
  
5- Cumprir a penitência que o sacerdote disser e satisfazer ou compensar o mal que se fez. (Se roubei, devo restituir; se caluniei, devo dizer que errei e dizer a verdade).
    (Se estou zangado com alguém, devo fazer a paz com essa pessoa. Se falto à missa, vou procurar participar sempre na missa aos sábados ou domingos)...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


QUARESMA
 
 
TEMPO DE:
- CONVERSÃO
 
- CARIDADE: AMOR AOS OUTROS
 
- RECONCILIAR-SE= CONFESSAR-SE

- JEJUAR E FAZER ABSTINÊNCIA ÀS SEXTA-FEIRAS: ABSTER-SE DE GULOSEIMAS, EXCESSOS DE ÁLCOOL, CIGARRO, JOGO, MENOS INTERNET E MAIS TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A IGREJA- AMOR A SI MESMO

- ARREPENDIMENTO, MUDANÇA DE VIDA

- MAIS ORAÇÃO- AMOR A DEUS

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O QUE É O AMOR? O QUE É AMAR?


 
O amor ultrapassa o amor.
O amor é um sopro infinito que vem de onde quer que venha e se dirige para onde quer que vá.
O amor é espírito de homem que conhece e reconhece o Sopro: é liberdade de homem que se volta para Ele, aderindo ao seu convite. Amor é o coração do homem que se abre ao Sopro Divino para O receber e para O dar.
Para se abrir ao Sopro Divino, o homem tem de rezar... Para Amar, o homem tem de rezar...
Rezar é sentir a presença de DEUS, falar com Alguém. Quando isso acontece, surge a luz no coração e na mente humana e a noite tranforma-se em Noite de Natal, em claridade; pois nesse momento nasce o verdadeiro Deus do Céu e da Terra.
Quando a pessoa descobre Deus como "Pessoa", Deus vem ao Seu encontro.
Só resta acolhê-l'O, amá-l'O.
O Deus pessoal manifestou-se em Jesus Cristo.
Jesus é o modelo do verdadeiro AMOR...
Ele é o Deus-Amor, que tomou um rosto humano.
Depois d'Ele, ninguém podia amar nem servir a Deus se não O visso, se não O amasse, nem servisse nos seus irmãos que via.
Deus não se aprende, revela-se, dá-se a conhecer e é amando-O na vida que nós O encontraremos e reconheceremos.
O segredo da vida humana está em entender Deus que é Amor, que é Família: Pai, Filho, Espírito Santo, Três Pessoas, de tal maneira unidas pelo Amor que Elas não fazem senão UM SÓ.
Quaresma é tempo de amar a Deus (oração e sacramentos),  tempo de amar os outros (caridade) e amar-se a si mesmo(a): jejum, abstinência, podar, cortar que existe de errado em nós...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

DEZ IDEIAS PARA VIVER O DA FÉ

10 IDEIAS PARA VIVER O DA FÉ

 1.IR À MISSA- Especialmente ao Sábado ou ao Domingo.
 2.CONFESSAR-SE- Neste tempo da Quaresma para se converter ao Senbhor
3.CONHECER A VIDA DOS SANTOS- Modelos de coragem e de dedicação a Deus e aos outros.
4.LER A BÍBLIA DIARIAMENTE - Quando lemos a Bíblia, Deus fala para nós e vale a pena escutar o que Deus para nos dizer.
5.LER OS DOCUMENTOS DO CONCÍLIO VATICANO II- Sempre atuais
6.ESTUDAR O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Contem as verdade da Fé cristã Católica que nos ajudam a acreditar, celebrar, a viver, a orar.
 
7.SER VOLUNTÁRIO NA PARÓQUIA- Praticar a caridade, o amor desinteressado aos outros.
8.AJUDAR QUEM PRECISA - Há muita gente que precisa de nós e é através de nós que eles sentirão que Deus os ama.
9.CONVIDAR UM AMIGO A IR À MISSA
Pode ser até um parente, um familiar, alguém que anda longe de Deus.
10.VIVER DIARIAMENTE AS BEM-AVENTURANÇAS que são uma auto-estrada para o Paraíso, o Céu, para sermos felizes como Deus quer.

QUARESMA - UNIFICAÇÃO INTERIOR

 
 

Coração humano dividido entre o bem e o mal.
Coração que, por vezes, ama e gosta do bem e outras vezes ama e gosta do mal.
 

Quaresma é tempo de unir o coração para o lado do bem- Jesus Cristo.
 

Tempo de se reconciliar e alcançar a paz do coração com Deus, com os outros e consigo mesmo.
Só é feliz quem andar unificado interiormente, tendo um coração unido.
Uma pessoa dividida no seu coração anda sempre em guerra consigo e com os outros...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A ORIGEM DA BÍBLIA

 
 
A ORIGEM DA BÍBLIA
A origem da Bíblia foi lenta e complicada.
 
A redacção desses livros durou cerca de 10 séculos e foi obra
 
de diversos autores.
No início existia uma comunidade – o Povo de Israel – que, ao
 
longo dos séculos foi fazendo a experiência de que Deus
 
estava presente na vida do Povo, amando, salvando,
 
revelando-se. Os acontecimentos que davam origem a essa
 
experiência eram meditados pelo Povo e transmitidos
 
oralmente de pais para filhos.
 
Mais tarde, e, por diversas razões, os relatos desses
 
acontecimentos, enriquecidos por essa reflexão e pela
 
experiência do Povo, foram postos por escrito. Nesse sentido,
 
podemos dizer que Deus e a comunidade são os autores desses
 
relatos.
Existiram redactores que puseram por escrito a experiência e
 
a fé da comunidade.
Esses redactores viveram em lugares e ambientes diferentes, e
 
tinham, por isso, culturas e experiências diversas.
A sua obra revela, pois, características próprias de acordo
 
com a época, as situações e até os interesses e prioridades
 
desses redactores. No entanto, todos esses escritos têm um
 
factor comum: são relatos pela experiência de fé feita pela
 
comunidade.
Experiência de amor, de justiça, de salvação, de libertação de
 
Deus.
Assim, esses escritos reflectem a vida e a fé da comunidade, a
 
certeza de que Deus caminha com o Povo e o salva.
Assim, a Bíblia é a história da relação entre Deus e os
 
homens.
 
Ao longo dos séculos, Deus foi procurando formas
 
acessíveis de falar aos homens e de se revelar com amor e
 
salvação. Ele comunica-se a Israel nos acontecimentos da sua
 
história, levando o povo a fazer a experiência concreta da sua
 
bondade e misericórdia.
 
Por sua parte, o Povo teve de aprender a descobrir esse Deus
 
que ama, que salva, que liberta.
 
A Bíblia é, pois, a história da revelação de Deus aos homens e
 
do esforço dos homens para encontrar Deus.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FÉ, REALIDADE PARA TODA A VIDA


http://operfumededeus.blogspot.com

- Fé é “companheira de vida”, isto é, uma realidade para toda a vida e para a vida toda e não apenas para alguns momentos da vida.

- A fé que permite ter um olhar sempre novo, vendo a maravilhas que Deus realiza por nós.

- Cada crente, pela fé, ser sinal vivo da presença de Cristo Ressuscitado no mundo.

- Fé- Ato pessoal e também comunitário, dom de Deus que permite viver em comunhão com a Igreja.

- O Ano da Fé devia permitir favorecer a alegria de acreditar e de dar testemunho renovado da fé junto dos outros crentes e não crentes.

- Ano da Fé- Dizer a todos que Jesus Cristo é o Redentor, o Salvador, o Libertador do Homem.

- Cristo Rei do Universo, autor e consumador da fé.

CREDO:

Creio em um só Deus

Deus Pai- Criador

Deus Filho- Salvador

Deus Espírito Santo- Santificador

Creio na Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica

Creio na vida eterna

Creio na ressurreição dos mortos

Creio na vida do mundo que há-de vir. AMEN.

FÉ, ENCONTRO PESSOAL COM DEUS


albanonogueira2012@sapo.pt
http://operfumededeus.blogspot.com

                 REFLEXÃO, ANO DA FÉ

- Fé é “companheira de vida”, isto é, uma realidade para toda a vida e para a vida toda e não apenas para alguns momentos da vida.
   Muita gente faz da fé, um apêndice da vida, um momento, um toque... Algo que se vai buscar de vez em quando.
Mas a fé tem a ver com TODA A VIDA E COM A VIDA TODA.

- A fé que permite ter um olhar sempre novo, vendo a maravilhas que Deus realiza por nós.

- Cada crente, pela fé, deve ser sinal vivo da presença de Cristo Ressuscitado no mundo.

- Fé- Ato pessoal e também comunitário, dom de Deus que permite viver em comunhão com a Igreja.

- O Ano da Fé devia permitir favorecer a alegria de acreditar e de dar testemunho renovado da fé junto dos outros crentes e não crentes.

- Ano da Fé- Dizer a todos que Jesus Cristo é o Redentor, o Salvador, o Libertador do Homem. Sem a fé neste Deus Salvador, a pessoa está "perdida".

- Cristo Rei do Universo, autor e consumador da fé.

CREDO:

Creio em um só Deus

Deus Pai- Criador

Deus Filho- Salvador- Jesus Cristo

Deus Espírito Santo- Santificador, Purificador

Creio na Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica

Creio na vida eterna

Creio na ressurreição dos mortos

Creio na vida do mundo que há-de vir. AMEN.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

PAIS E TRANSMISSÃO DE VALORES

 
 
 
Transmissão de valores
O pai e a mãe são criadores porque receberam de Deus essa capacidade. A fonte é o amor de Deus.
Também há vida humana (filhos) que não brota do amor humano (infelizmente).
Ser pai e mãe não é só gerar filhos na sua função biológica.
Há muitos valores que os pais devem transmitir aos filhos = educação, cultura.
Os pais ensinam à criança o que é proibido e o que é permitido. A criança precisa de ouvir “sim” e “não”…
A cultura no comer, no vestir, no falar, no andar, no pensar, no sentar, no agir.
Os pais devem transmitir valores humanos e religiosos, desde o berço.
As crianças são educadas a comportar-se e a respeitar a vida dos outros, as coisas, os animais.
Na família, a criança sentir-se-á amada, amparada, protegida.
Mas a criança também tem de ser orientada e corrigida.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O MAL DENTRO DE NÓS

 
Porque é que temos mal dentro de nós?
 
       Esta pergunta mostra que a pessoa está a crescer. Dá-se conta de que há mal e bem dentro de ti e consegues distinguir um do outro.
       Tenho a certeza em que há dias em que ficas triste ao ver o mal que fizeste, quando podias ter feito o bem. «O bem que eu quero, não o faço, mas o mal que não quero é que pratico», dizia São Paulo (Romanos 7, 19).
Há mal em nós porque o bem não é automático.
Comer é um instinto. Não é bem, nem mal – é algo necessário, automático. Mas o bem não é um instinto; quando o fazes, és tu, e apenas tu, quem decide fazê-lo.
Se o bem fosse automático, a tua mãe agradecer-te-ia com tanta alegria quando lhe fazes um favor? O que toca o coração dela é o facto de o fazeres livremente. És tu próprio quem decide fazê-lo.
        Porque é que, às vezes, infelizmente, recusas fazer o bem (fazer o mal é isso mesmo)? Talvez porque é mais fácil não amar. Mas também é menos bonito.
      E o nosso coração não fica em paz nessas alturas.