Número total de visualizações de página

domingo, 14 de abril de 2013

JESUS PERGUNTA-TE: "TU AMAS-ME?"


http://operfumededeus.blogspot.com

APRENDER A AMAR

 Amar é difícil e muitos teimam em chamar de "amor" àquilo que não passa de um egoísmo a dois.

É necessário ser uma pessoa autêntica, vertical, rica de sentimentos, senhora de si, para poder experimentar o amor.

1 - O amor não é o deslumbramento da beleza diante de um rosto bonito que se abre para ti, pois a verdadeira beleza é o reflexo da alma.

2- O amor não é sedução de uma inteligência viva e sagaz, que se exprime em palavras e ideias para te agradar, pois a inteligência pode brilhar sem ser um autêntico diamante que se esconde nas profundezas do ser amado.

3- O amor não é emoção diante de um coração que bate por ti, mais do que bate pelos outros; pois este coração, pode, um dia, apaixonar-se por outro e deixar-te a sangrar chorando.

4- O amor não é o desejo de captar, de prender o objecto do teu desejo, quer ele seja coração, corpo, espírito ou tudo ao mesmo tempo, pois o outro não é 'objecto' e se o tomas para ti, é a ti que tu amas, julgando amar o outro.

Admirações, seduções, fomes, calafrios, emoções e profundos desejos são belos e necessários no homem e na mulher, mas somente para ajudar a amar, quem aceita amar.
É a porta entreaberta e as janelas abertas.
É o vento que escapa, é o apelo da largueza e o murmúreo de Deus, que te convidam a sair da tua casa fechada, para ires na direcção de alguém que escolhestes para preencher a tua vida, porque tu o (a) amas e queres amar.
"Senhor Jesus, Tu amas-me com amor eterno e infinito até teres dado a vida por mim na cruz.
Senhor, quero amar-te e corresponder ao Teu amor, pois só assim, serei mesmo feliz".

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CRISTIANISMO

 
 
JESUS CRISTO
 
Muitas pessoas ricas e famosas exprimiram publicamente o seu vazio interior apesar de terem muita fama, muita riqueza, muita popularidade.
Por mais que tenhamos, falta-nos sempre qualquer coisa.
O ser humano é um eterno insatisfeito. O seu coração não é um mar calmo, mas um mar agitado com as suas ondas num constante vai e vem.
Tudo isso tem uma razão de ser: é que nós fomos criados para viver em relação com Deus.
Santo Agostinho: “Criaste-nos para Vós, ó Deus, e o nosso coração anda sempre inquieto enquanto não repousar em Vós”.
Jesus disse: “Eu sou o caminho”. Só Ele nos pode introduzir nesta relação com Deus.
Tu meu irmão já te decidiste a viver nesta relação próxima, amiga com Deus, com Jesus Cristo?
É Ele que dá verdadeiro sentido (rumo, meta) à nossa vida.
Só com Ele podemos vencer o mal que corrói o nosso coração e nos faz infelizes.
Só unidos a Jesus Cristo, como o ramo unido à videira, daremos frutos de boas obras de fé, de esperança e de caridade e um dia venceremos a morte e o pecado.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O CRISTIANISMO: UMA RELIGIÃO FALSA, ABORRECIDA E ULTRAPASSADA?


 
 
SERÁ O CRISTIANISMO: UMA RELIGIÃO FALSA,
ABORRECIDA E ULTRAPASSADA?
 

Testemunho do autor: durante muitos anos rejeitei a fé cristã por 3 motivos:

     1-    Considerava a religião cristã enfadonha, triste. Muita gente que anda pela igreja (padres, freiras, auxiliares) é gente triste.

A fé cristã só me inspirava tédio e melancolia.

        2-    O cristianismo soava-me a falso. Intelectualmente tinha boas razões para não crer, porque era muito racional, racionalista. Tinha desde a adolescência fortes argumentos contra a fé cristã e gostava muito de discutir com os cristãos, porque tinha a certeza de ter sempre a última palavra.

     3-    Eu achava que o cristianismo era completamente ultrapassado. Não podia imaginar que aquilo que se tinha passado há dois mil anos e a três mil Km de distância no Médio Oriente, dizia respeito à minha vida, no séc XXI e no meu país.

Eu vivia como se a religião nada tivesse a ver com a minha vida.

Olhando para trás apercebo-me que isso era, em grande parte, culpa minha porque nunca quis escutar nada a respeito da fé cristã.

São muitos os que na nossa sociedade secularizada, pouco sabem da vida de Jesus Cristo, sobre o que Ele disse e fez, pouco sabem acerca do cristianismo e do que é ser cristão.

 De facto, o cristianismo não é enfadonho, nem falso, nem ultrapassado.

Pelo contrário, o cristianismo é apaixonante, verdadeiro e pertinente para a nossa vida de hoje.

Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6)

Quem acreditar em Cristo e no que diz esta frase, o que tem a fazer é responder ao Seu apelo.

sábado, 30 de março de 2013

PÁSCOA
=
PASSAGEM
 
 



Páscoa
 
- Vitória da vida e do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo que morreu na Sexta feira Santa, mas que foi ressuscitado por Deus Pai no dia de Páscoa.
- Esperança da nossa própria ressurreição.
- Jesus Cristo, passou da morte para a vida gloriosa de Deus
- Renovação da natureza na primavera.
- Renovação da vida humana.
- Sentido novo para a vida dorida e sofrida e para a morte.
 
- "SÓ HÁ VIDA, ONDE HÁ MORTE...
    SÓ SABE VIVER AO JEITO DE CRISTO, QUEM SABE MORRER CADA DIA AO SEU EGOÍSMO, À SUA MALDADE, AOS SEUS CAPRICHOS..."
 
- Obrigado, Senhor Jesus pelo muito que sofreste por nosso amor e nos salvares pelo sangue derramado e pela vida entregue na cruz e retomada no dia de Páscoa.
 

segunda-feira, 25 de março de 2013

JESUS É A VIDA


 
 
"Eu sou a Vida", disse Jesus.
  Nesta Semana Santa, é preciso acreditar nestas palavras. Saboreá-las, interiorizá-las.
Com Deus a vida é bela!
É preciso anunciar esta verdade a tantos jovens que não têm ninguém que lhes diga esta verdade.
Eles procuram às escuras, tacteando, ferindo-se, ferindo os outros e matam o amor julgando encontrá-lo.
É preciso proclamar bem alto que com Deus a vida é bela...
Foi Ele que nos chamou à existência, à Vida, é Ele quem faz bater o nosso coração e faz procurar outro para bater ao mesmo ritmo.
 
É Deus quem nos chama a partilhar a vida com outra pessoa: um homem com uma mulher, a viver sem ter medo de arriscar, mesmo na tempestade, pois Ele vai connosco na mesma barca para nos ajudar.
E com Ele não podemos temer.
É preciso que todos compreendam que no amor humano brilha a infinita beleza de Deus e é o reflexo do Seu amor.
Na aventura humana tão bela, não se deve malbaratar o amor, manchá-lo e que amar é muito difícil, pois é uma grande batalha que se tem de travar contra o egoísmo, mas que cada uma tem força suficiente para a vencer.

quarta-feira, 20 de março de 2013

ANO DA FÉ, REFLEXÃO


 
      1.Meu Deus, eu creio…
Eu creio= Eu tenho fé, acredito, confio, entrego-me, abandono-me, como criança no colo dos pais.
Ato de fé profundo na existência e na presença de Deus.
Ato de fé em Deus como um ser pessoal.
Ato de fé de que Deus está dentro e fora de nós, à nossa volta e nos outros.
Ato de fé de que o nosso Deus é um Deus dos vivos, o Senhor da vida, da alegria, do amor e da festa.
Ato de fé na ação providente de Deus e boa do seu amor e do seu coração.
Ato de fé na generosidade e bondade de Deus.
Ato de fé na Sua infinita beleza, no seu encanto, no seu amor.
Fazer este ato de fé ajuda-nos a ser mais cristãos, a ter uma fé mais adulta, a viver uma fé mais amadurecida.
Ter fé, acreditar, é aderir a Deus que se revelou, que se deu a conhecer; ter fé é um “sim” da pessoa a Deus.
A fé a resposta da pessoa a Deus que se mostra, se dá a conhecer (embora de forma indireta).
Crer, acreditar, ter fé é aceitar o mistério de Deus Invisível, um Deus Criador, um Deus que é Amor e que nos ama pessoalmente.
Assim, a fé, é crer em pessoas, é um relacionamento entre as pessoas humanas e as pessoas divinas.
Claro que estas pessoas divinas têm uma mensagem a transmitir, mas mais importante é a relação com as pessoas divinas, especialmente pelo Mensageiro divino que é Cristo e que transforma a vida do crente.
Não se esqueça: A FÉ OU SE APEGA OU
 SE APAGA.

sábado, 16 de março de 2013

FORMA DE VIDA CRISTÃ


 
 
2-A FORMA DE VIDA CRISTÃ

-Parte do menos para o mais.
- Pode começar mal, mas acaba bem.
- Começa na privação, na renúncia e acaba na fartura.

- Vida onde existe o Jejum, a renúncia que encaminha a pessoa para o domínio de si mesmo e para a festa.

-Morte a si mesmo (a), aos seus caprichos, soberba, vaidades e que encaminha a pessoa para uma vida mais abundante.

-Árvore que se endireita, que se poda e que cresce direita e com frutos.

-Vida de prazeres moderados, sem vícios e que conduzem a um alegria de viver e a uma imensa e verdadeira liberdade interior.

-Construir sobre a rocha segura dos valores, das regras, dos princípios cristãos, morais e cívicosque leva, a um futuro com segurança firme.

-Vida com exigências, com esforço, com sacrifícios que conduz à profundidade e a uma vida mais qualificada, mais bela, mais digna.

-Vida que olha para os próprios deveres, sem esquecer os seus direitos.

-Vida espiritual que olha para o “ SER”, os bens espirituais (saber, ser, amar, rezar) que satisfazem o coração humano, sem esquecer o valor relativo dos bens materiais.
Ser bom, ser honesto, ser digno, ser justo, ser verdadeiro, ser generoso, ser trabalhador, ser filho e filha de Deus.

- Vida altruísta, de caridade, de amor aos outros, esquecendo-se de si para ajudar os outros- Voluntariado...

- Vida com um bom comportamento moral, com fé em Deus, com prática religiosa, inserido numa comunidade, com uma vida de oração diária
 
- Vida onde o verdadeiro e único modelo a imitar é Jesus Cristo a pessoa mais bela, mais bondosa e mais digna que existiu na face da terra.

- Vida com respeito por si mesmo, pelos outros e pelas coisas dos outros, pela natureza criada por Deus.

DUAS FILOSOFIAS DE VIDA


EXISTEM DUAS FORMAS DE VIVER
            OU DUAS FILOSOFIAS DE VIDA
-----------------------------------------------------------
 1-UMA FORMA DE VIDA PAGÃ
- Parte do mais para o menos.
Tudo começa bem, mas acaba mal.
Primeiro goza, depois sofre.

- Vida que começa na festa, mas acaba na febre e na ressaca.

- Vida que se encaminha para a morte.

- Árvore na qual não se mexe, nem se poda e que cresce torta e sem frutos.

- Vida de prazeres, de excessos, de vícios e que conduzem a um vazio de viver, sem sentido e à perda ou diinuição da liberdade.

-Construir sobre a areia que leva, a uma derrocada no futuro.

- Vida de facilidades, sem exigência que conduz à mediocridade, sem regras, sem leis, sem esforço.

- Vida que só olha para os direitos e esquece os deveres.

- Vida materialista que só olha para o “ TER”, os bens materiais e que não satisfazem o coração humano (quanto mais tem, mais quer, ganância), esquecendo a dimensão espiritual de ligação a Deus na oração, na prática religiosa.

- Vida egoísta em que a pessoa só pensa em si, nos seus interesses e indiferente à sorte dos outros.

- Vida com pouca ou nenhuma moral, sem fé em Deus, sem prática religiosa, sem oração.

segunda-feira, 11 de março de 2013

CARTA AOS QUE PROCURAM A DEUS

 
As perguntas que nos unem
Procuremos lançar um olhar sobre o coração de todos, um olhar capaz de ver para além das aparências.
Constatamos assim a presença de uma atitude extensa de espera de qualquer coisa – ou de Alguém – a quem se possa confiar o próprio anseio de felicidade e de futuro, e que seja capaz de nos clarificar um sentido, que é o de tornar boa a nossa vida e digna de ser vivida.
O sonho de felicidade e de futuro é entendido de modos muito diversos e se manifesta com muitos nomes.
Escolheram interrogações que me parecem atravessar acontecimentos, pessoas, experiências de alegria e de limites.
Trata-se das perguntas que dizem respeito à nossa existência, ao nosso destino e ao sentido daquilo que somos e que fazemos.
(continua)
 

terça-feira, 5 de março de 2013

ANO DA FÉ, FORMAÇÃO


http://operfumededeus.blogspot,com

      A FÉ – É ADESÃO DE TODA A PESSOA  A DEUS QUE SE REVELA, SE “MOSTRA”, SE DÁ A CONHECER.

                  FÉ –É a resposta do homem ao chamamento de Deus a
           uma vida de relação com Ele.
                    Fé é a fonte de toda a vida cristã.

                  1.Fé é adesão= fé é aceitar, é um sim que a pessoa dá
                  a Deus: “sim creio”, “sim, acredito”, “sim, confio”,
                    “sim, espero, “sim, amo”.

                    “FÉ”- Implica confiança, segurança, adesão.

                   Esta adesão e confiança em Deus leva à conversão,
                    uma mudança naquele que crê.

                  Fé é aderir a Deus e a tudo o que Ele revela e ensina
                  em ordem à nossa salvação.

                    2.Adesão ou sim de toda a pessoa: adesão da

                   2.1.Inteligência: implica saber, conhecer Deus

                     2.2.Liberdade (ninguém me pode obrigar a acreditar).

                     2.3.Fé implica adesão da Vontade.

                       2.4.A fé implica afeto, adesão do coração.

                         Isto quer dizer que o ato de fé é um ato de amor:
                    amor às pessoas divinas e amor às pessoas humanas
                    que se reúnem para celebrar a mesma fé.

                   2.5. Adesão do Corpo (o corpo também reza…):
                   eu para mostrar a minha fé, tenho de me deslocar
                   e participar corporalmente na vida da Comunidade cristã.

                       Não se reza só com a boca ou com a mente (o pensamento).

                     Também se reza com o corpo e com o coração.

sexta-feira, 1 de março de 2013

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

 
 
Bom dia, meu irmão, minha irmã.
 
Quaresma é tempo de receber o SACRAMENTO DA 
 
RECONCILIAÇÃO/ PENITÊNCIA/ CONFISSÃO.
 
    Três palavras para dizer a mesma realidade: o sacramento que nos reoncilia com Deus, com os outros, connosco mesmos.
    Reconciliar é ficar em paz com Deus, com os outros e connosco mesmos.
    A paz é uma necessidade interior para todas as pessoas.
Uma paz que vem de dentro e não de fora.
Paz que é Deus no nosso coração, na nossa alma para o unir.
Temos um coração dividido entre o bem e o mal.
Reconciliar é unir o coração à volta do Bem e o SUMO BEM, é DEUS.
 
A pessoa que se vai reconciliar (confessar) deve fazer o seguinte:
 
1- Exame de consciência. Pensar bem no mal que se fez em palavras, pensamentos, atos. Pensar no bem que se poderia ter feito e não se fez (pecado de omissão).
    Pensar nas faltas de amor a Deus; faltas de amor aos outros e nas faltas de amor a si mesmo(a).
 
2- Dor dos pecados. Arrependimento sincero e profundo. Reconhecer o mal, o pecado que se fez e estar arrependido disso.
 
3- Propósito firme de emenda. Fazer tudo para não pecar mais.
 Por exemplo, fugir das ocasiões próximas de pecado, fugir de certos lugares, de certos ambientes, certas opessoas, etc.
Rezar mais, ler mais a Palavra de Deus, participar mais na Eucaristia.
 
4- Confissão dos pecados ao sacerdote.
Não ter vergonha de dizer ao senhor padre os pecados cometidos. O sacerdote não está ali para julgar, nem condenar, mas está ali em vez de Jesus Cristo para acolher, perdoar, animar, encorajar a recomeçar de novo a luta contra o mal e o pecado.
  
5- Cumprir a penitência que o sacerdote disser e satisfazer ou compensar o mal que se fez. (Se roubei, devo restituir; se caluniei, devo dizer que errei e dizer a verdade).
    (Se estou zangado com alguém, devo fazer a paz com essa pessoa. Se falto à missa, vou procurar participar sempre na missa aos sábados ou domingos)...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


QUARESMA
 
 
TEMPO DE:
- CONVERSÃO
 
- CARIDADE: AMOR AOS OUTROS
 
- RECONCILIAR-SE= CONFESSAR-SE

- JEJUAR E FAZER ABSTINÊNCIA ÀS SEXTA-FEIRAS: ABSTER-SE DE GULOSEIMAS, EXCESSOS DE ÁLCOOL, CIGARRO, JOGO, MENOS INTERNET E MAIS TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A IGREJA- AMOR A SI MESMO

- ARREPENDIMENTO, MUDANÇA DE VIDA

- MAIS ORAÇÃO- AMOR A DEUS

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O QUE É O AMOR? O QUE É AMAR?


 
O amor ultrapassa o amor.
O amor é um sopro infinito que vem de onde quer que venha e se dirige para onde quer que vá.
O amor é espírito de homem que conhece e reconhece o Sopro: é liberdade de homem que se volta para Ele, aderindo ao seu convite. Amor é o coração do homem que se abre ao Sopro Divino para O receber e para O dar.
Para se abrir ao Sopro Divino, o homem tem de rezar... Para Amar, o homem tem de rezar...
Rezar é sentir a presença de DEUS, falar com Alguém. Quando isso acontece, surge a luz no coração e na mente humana e a noite tranforma-se em Noite de Natal, em claridade; pois nesse momento nasce o verdadeiro Deus do Céu e da Terra.
Quando a pessoa descobre Deus como "Pessoa", Deus vem ao Seu encontro.
Só resta acolhê-l'O, amá-l'O.
O Deus pessoal manifestou-se em Jesus Cristo.
Jesus é o modelo do verdadeiro AMOR...
Ele é o Deus-Amor, que tomou um rosto humano.
Depois d'Ele, ninguém podia amar nem servir a Deus se não O visso, se não O amasse, nem servisse nos seus irmãos que via.
Deus não se aprende, revela-se, dá-se a conhecer e é amando-O na vida que nós O encontraremos e reconheceremos.
O segredo da vida humana está em entender Deus que é Amor, que é Família: Pai, Filho, Espírito Santo, Três Pessoas, de tal maneira unidas pelo Amor que Elas não fazem senão UM SÓ.
Quaresma é tempo de amar a Deus (oração e sacramentos),  tempo de amar os outros (caridade) e amar-se a si mesmo(a): jejum, abstinência, podar, cortar que existe de errado em nós...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

DEZ IDEIAS PARA VIVER O DA FÉ

10 IDEIAS PARA VIVER O DA FÉ

 1.IR À MISSA- Especialmente ao Sábado ou ao Domingo.
 2.CONFESSAR-SE- Neste tempo da Quaresma para se converter ao Senbhor
3.CONHECER A VIDA DOS SANTOS- Modelos de coragem e de dedicação a Deus e aos outros.
4.LER A BÍBLIA DIARIAMENTE - Quando lemos a Bíblia, Deus fala para nós e vale a pena escutar o que Deus para nos dizer.
5.LER OS DOCUMENTOS DO CONCÍLIO VATICANO II- Sempre atuais
6.ESTUDAR O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Contem as verdade da Fé cristã Católica que nos ajudam a acreditar, celebrar, a viver, a orar.
 
7.SER VOLUNTÁRIO NA PARÓQUIA- Praticar a caridade, o amor desinteressado aos outros.
8.AJUDAR QUEM PRECISA - Há muita gente que precisa de nós e é através de nós que eles sentirão que Deus os ama.
9.CONVIDAR UM AMIGO A IR À MISSA
Pode ser até um parente, um familiar, alguém que anda longe de Deus.
10.VIVER DIARIAMENTE AS BEM-AVENTURANÇAS que são uma auto-estrada para o Paraíso, o Céu, para sermos felizes como Deus quer.

QUARESMA - UNIFICAÇÃO INTERIOR

 
 

Coração humano dividido entre o bem e o mal.
Coração que, por vezes, ama e gosta do bem e outras vezes ama e gosta do mal.
 

Quaresma é tempo de unir o coração para o lado do bem- Jesus Cristo.
 

Tempo de se reconciliar e alcançar a paz do coração com Deus, com os outros e consigo mesmo.
Só é feliz quem andar unificado interiormente, tendo um coração unido.
Uma pessoa dividida no seu coração anda sempre em guerra consigo e com os outros...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A ORIGEM DA BÍBLIA

 
 
A ORIGEM DA BÍBLIA
A origem da Bíblia foi lenta e complicada.
 
A redacção desses livros durou cerca de 10 séculos e foi obra
 
de diversos autores.
No início existia uma comunidade – o Povo de Israel – que, ao
 
longo dos séculos foi fazendo a experiência de que Deus
 
estava presente na vida do Povo, amando, salvando,
 
revelando-se. Os acontecimentos que davam origem a essa
 
experiência eram meditados pelo Povo e transmitidos
 
oralmente de pais para filhos.
 
Mais tarde, e, por diversas razões, os relatos desses
 
acontecimentos, enriquecidos por essa reflexão e pela
 
experiência do Povo, foram postos por escrito. Nesse sentido,
 
podemos dizer que Deus e a comunidade são os autores desses
 
relatos.
Existiram redactores que puseram por escrito a experiência e
 
a fé da comunidade.
Esses redactores viveram em lugares e ambientes diferentes, e
 
tinham, por isso, culturas e experiências diversas.
A sua obra revela, pois, características próprias de acordo
 
com a época, as situações e até os interesses e prioridades
 
desses redactores. No entanto, todos esses escritos têm um
 
factor comum: são relatos pela experiência de fé feita pela
 
comunidade.
Experiência de amor, de justiça, de salvação, de libertação de
 
Deus.
Assim, esses escritos reflectem a vida e a fé da comunidade, a
 
certeza de que Deus caminha com o Povo e o salva.
Assim, a Bíblia é a história da relação entre Deus e os
 
homens.
 
Ao longo dos séculos, Deus foi procurando formas
 
acessíveis de falar aos homens e de se revelar com amor e
 
salvação. Ele comunica-se a Israel nos acontecimentos da sua
 
história, levando o povo a fazer a experiência concreta da sua
 
bondade e misericórdia.
 
Por sua parte, o Povo teve de aprender a descobrir esse Deus
 
que ama, que salva, que liberta.
 
A Bíblia é, pois, a história da revelação de Deus aos homens e
 
do esforço dos homens para encontrar Deus.