Número total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de maio de 2013

NADA SEM TI, Ó MARIA CONSEGUIMOS


     1.NADA SEM TI, NADA SEM NÓS
 

      1.Ó Mãe do Céu, Tu és a nossa Mãe querida
      Nada sem ti, ó Maria, conseguimos.
     Ó Mãe do Céu, ouve a nossa voz dorida,
     Nada sem nós, ó Maria construímos.

         Avé, Avé, Avé Maria- Bis

 2.Nós Te saudamos, ó Bendita entre as mulheres,
És mãe de Deus e Mãe de toda a Humanidade.
Somos Teus filhos, homens novos que tu queres
Com teu exemplo, viveremos na humildade.

      3.Foste feliz porque sempre acreditaste,
       Dia e noite tendo Deus no coração.
       A toda a hora só em Deus Tu confiaste
       A Ti, Maria, eu me uno em oração.

    4.Mãe de Jesus, que se fez igual a nós,
     Foste, ó Maria, educadora sem igual.
     Agora e sempre, escutas a nossa voz,
     Guarda-nos sempre com carinho maternal.

sábado, 4 de maio de 2013

NADA SEM TI, Ó MARIA

 
MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA,
NOSSA SENHORA
  


NADA SEM TI, Ó MARIA...
NADA SEM NÓS...
 
-Esta púcara representa as talhas da Bodas de Caná... Vazias.
No mês de Maio, eu convido-te a enchê-la de
boas obras, de sacrifícios, do teu esforço, das
tuas alegrias, tristezas, dores, sofrimentos,
projetos, sonhos, compromissos...
Para os ofereceres a Nossa Senhora, Mãe de
Jesus e Nossa Boa Mãe do Céu.
Mãe Admirável, Rainha e Vencedora.
--------------
    Sem a ajuda de Deus e de Nossa Senhora,
 nada de grandioso fazemos; mas Deus
 também nada quer fazer sem a nossa
 colaboração.
 -
"Deus que te criou sem ti, não te pode salvar
 sem ti..."- Santo Agostinho.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

BASES SÓLIDAS NAS FAMÍLIAS



ATENÇÃO, pais e mães.

O QUE É UM CASAMENTO?

1. É uma união de um homem e de uma mulher diante de Deus e da sociedade de forma a constituir um só ser. "Os dois passarão a ser uma só carne", diz a Bíblia.
2. O casamento é uma relação de crescente interdependência. Primeiro entre o homem e a mulher e, depois, com os filhos.
Assim, o que contribui para a união da família, é bom, o que contribuir para o afastamento gradual entre os cônjuges, a falta de comunicação, a mentalidade do "descartável", é mau.

Uma família deve ter relações sólidas, bases sólidas, bons alicerces.
O casamento/matrimónio, é uma construção no dia a dia.
Como tal, nunca está acabado.
Ora, isso implica, um trabalho contínuo, para que ele tenha sempre bases, alicerces sólidos.
Uma das formas de o conseguir é:
1- Viverem dia a dia o seu compromisso de forma fiel. Fiel na cabeça, nas palavras e nas obras.
2- Tempo passado um com o outro falando deles mesmos.
3- Compreensão mútua.
4- Bons hábitos.

Quando chegar a casa do trabalho, PASSE MEIA HORA TODOS OS DIAS contando um ao outro como correu o seu dia.
Isso é fundamental...
Depois fale com os filhos.
Mas primeiro falem marido e esposa um com o outro...

sexta-feira, 26 de abril de 2013

HOMEM SER DE RELAÇÃO


 
 
 
O homem não se faz sozinho, mas em relação.
 
Feito à imagem de Deus, por isso mesmo
 
existe em relação: Deus subsiste apenas em
 
relação, mas nós temos de nos construir
 
através de 3 relações:

- relação com o nosso corpo, com o coração e
 
com o racional (inteligência, pensamento,
 
imaginação, memória).
 
Tudo isto envovlvido pelo relacionamento
 
divino, que é a dimensão sobrenatural que
 
também é muito importante.

Nós somos um ser formado destas 3 relações -
 
corpo, coração, pensamento, mas como um
 
todo unificado. Só dessa maneira podemos ir
 
ao encontro dos outros e de Deus.

Também nos ralacionamos com o universo e
 
com a natureza que Deus criou e com aquilo
 
que o homem transformou.

Temos assim, duas linhas de relacionamento:
 
a linha horizontal que nos leva a relacionarmo
 
-nos com o universo, a natureza, os outros e
 
nós mesmos e uma linha de relacionamento
 
vertical, isto é, com Deus (Pai, Filho, E.Santo).

Imaginemos um triângulo isósceles: na base
 
temos a nossa dimensão corporal, mais acima
 
o coração (ou a emoção, os sentimentos) e no
 
vértice a nossa dimensão racional.

Só existe um único homem perfeito que
 
atingiu a dimensão adulta que foi Jesus
 
Cristo. Só Ele foi aquilo que devia ser.
 
Nós somos imperfeitos porque existe o mal
 
que nos faz incompletos, imperfeitos,
 
limitados. Nós não somos o que devíamos ser.

   Por isso, a vida é uma contínua construção de nós mesmos; uma contínua auto-educação.

sábado, 20 de abril de 2013

QUEM É JESUS?


 
Algumas pessoas acham que ser cristão é ter uma fé cega.

Mas a fé cristã implica dar um salto, dar um passo que se fundamenta em acontecimentos históricos sólidos.

Algumas pessoas ignorantes e de má-fé, afirmam que Jesus Cristo nunca existiu.
Hoje, qualquer historiador sério sabe que Jesus existiu mesmo, não há dúvida nenhuma.
Temos muitos elementos que justificam a sua existência histórica.

Além dos evangelhos, há muitos outros escritos não cristãos, fora da Bíblia que falam da pessoa de Jesus.
Por exemplo o historiador romano Tácito fala de Jesus e Suetónio fala indiretamente.
Flávio Josefo, historiador judeu, nascido em 37 dá-nos uma descrição de Jesus e dos seus discípulos.

Além disso temos milhares de manuscritos do Novo Testamento, escritos em grego, em Latim, em outras línguas, entre o ano 40 e 100 d.C.

Sabemos, pelos testemunhos internos e externos, que Jesus existiu mesmo. Não há qualquer dúvida.
Foi homem igual a nós em tudo: nasceu, cresceu, comeu, aprendeu, andou na escola, sofreu, chorou, trabalhou, teve fome, sede, cansaço, morreu.

Depois desta certeza, passamos a outra questão: Será que ele foi só um homem formidável, um mestre espiritual, ou foi mais do que isso?
A fé cristã tem razões para afirmar que Ele foi e permanece Filho Único de Deus. Ele é Deus Filho, segunda pessoa da Santíssima Trindade.
    A ressurreição de Jesus é a base, o alicerce da nossa fé. A rocha firme da fé cristã.
Senhor Jesus, eu creio, mas aumenta a minha fé. 

domingo, 14 de abril de 2013

JESUS PERGUNTA-TE: "TU AMAS-ME?"


http://operfumededeus.blogspot.com

APRENDER A AMAR

 Amar é difícil e muitos teimam em chamar de "amor" àquilo que não passa de um egoísmo a dois.

É necessário ser uma pessoa autêntica, vertical, rica de sentimentos, senhora de si, para poder experimentar o amor.

1 - O amor não é o deslumbramento da beleza diante de um rosto bonito que se abre para ti, pois a verdadeira beleza é o reflexo da alma.

2- O amor não é sedução de uma inteligência viva e sagaz, que se exprime em palavras e ideias para te agradar, pois a inteligência pode brilhar sem ser um autêntico diamante que se esconde nas profundezas do ser amado.

3- O amor não é emoção diante de um coração que bate por ti, mais do que bate pelos outros; pois este coração, pode, um dia, apaixonar-se por outro e deixar-te a sangrar chorando.

4- O amor não é o desejo de captar, de prender o objecto do teu desejo, quer ele seja coração, corpo, espírito ou tudo ao mesmo tempo, pois o outro não é 'objecto' e se o tomas para ti, é a ti que tu amas, julgando amar o outro.

Admirações, seduções, fomes, calafrios, emoções e profundos desejos são belos e necessários no homem e na mulher, mas somente para ajudar a amar, quem aceita amar.
É a porta entreaberta e as janelas abertas.
É o vento que escapa, é o apelo da largueza e o murmúreo de Deus, que te convidam a sair da tua casa fechada, para ires na direcção de alguém que escolhestes para preencher a tua vida, porque tu o (a) amas e queres amar.
"Senhor Jesus, Tu amas-me com amor eterno e infinito até teres dado a vida por mim na cruz.
Senhor, quero amar-te e corresponder ao Teu amor, pois só assim, serei mesmo feliz".

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CRISTIANISMO

 
 
JESUS CRISTO
 
Muitas pessoas ricas e famosas exprimiram publicamente o seu vazio interior apesar de terem muita fama, muita riqueza, muita popularidade.
Por mais que tenhamos, falta-nos sempre qualquer coisa.
O ser humano é um eterno insatisfeito. O seu coração não é um mar calmo, mas um mar agitado com as suas ondas num constante vai e vem.
Tudo isso tem uma razão de ser: é que nós fomos criados para viver em relação com Deus.
Santo Agostinho: “Criaste-nos para Vós, ó Deus, e o nosso coração anda sempre inquieto enquanto não repousar em Vós”.
Jesus disse: “Eu sou o caminho”. Só Ele nos pode introduzir nesta relação com Deus.
Tu meu irmão já te decidiste a viver nesta relação próxima, amiga com Deus, com Jesus Cristo?
É Ele que dá verdadeiro sentido (rumo, meta) à nossa vida.
Só com Ele podemos vencer o mal que corrói o nosso coração e nos faz infelizes.
Só unidos a Jesus Cristo, como o ramo unido à videira, daremos frutos de boas obras de fé, de esperança e de caridade e um dia venceremos a morte e o pecado.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O CRISTIANISMO: UMA RELIGIÃO FALSA, ABORRECIDA E ULTRAPASSADA?


 
 
SERÁ O CRISTIANISMO: UMA RELIGIÃO FALSA,
ABORRECIDA E ULTRAPASSADA?
 

Testemunho do autor: durante muitos anos rejeitei a fé cristã por 3 motivos:

     1-    Considerava a religião cristã enfadonha, triste. Muita gente que anda pela igreja (padres, freiras, auxiliares) é gente triste.

A fé cristã só me inspirava tédio e melancolia.

        2-    O cristianismo soava-me a falso. Intelectualmente tinha boas razões para não crer, porque era muito racional, racionalista. Tinha desde a adolescência fortes argumentos contra a fé cristã e gostava muito de discutir com os cristãos, porque tinha a certeza de ter sempre a última palavra.

     3-    Eu achava que o cristianismo era completamente ultrapassado. Não podia imaginar que aquilo que se tinha passado há dois mil anos e a três mil Km de distância no Médio Oriente, dizia respeito à minha vida, no séc XXI e no meu país.

Eu vivia como se a religião nada tivesse a ver com a minha vida.

Olhando para trás apercebo-me que isso era, em grande parte, culpa minha porque nunca quis escutar nada a respeito da fé cristã.

São muitos os que na nossa sociedade secularizada, pouco sabem da vida de Jesus Cristo, sobre o que Ele disse e fez, pouco sabem acerca do cristianismo e do que é ser cristão.

 De facto, o cristianismo não é enfadonho, nem falso, nem ultrapassado.

Pelo contrário, o cristianismo é apaixonante, verdadeiro e pertinente para a nossa vida de hoje.

Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6)

Quem acreditar em Cristo e no que diz esta frase, o que tem a fazer é responder ao Seu apelo.

sábado, 30 de março de 2013

PÁSCOA
=
PASSAGEM
 
 



Páscoa
 
- Vitória da vida e do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo que morreu na Sexta feira Santa, mas que foi ressuscitado por Deus Pai no dia de Páscoa.
- Esperança da nossa própria ressurreição.
- Jesus Cristo, passou da morte para a vida gloriosa de Deus
- Renovação da natureza na primavera.
- Renovação da vida humana.
- Sentido novo para a vida dorida e sofrida e para a morte.
 
- "SÓ HÁ VIDA, ONDE HÁ MORTE...
    SÓ SABE VIVER AO JEITO DE CRISTO, QUEM SABE MORRER CADA DIA AO SEU EGOÍSMO, À SUA MALDADE, AOS SEUS CAPRICHOS..."
 
- Obrigado, Senhor Jesus pelo muito que sofreste por nosso amor e nos salvares pelo sangue derramado e pela vida entregue na cruz e retomada no dia de Páscoa.
 

segunda-feira, 25 de março de 2013

JESUS É A VIDA


 
 
"Eu sou a Vida", disse Jesus.
  Nesta Semana Santa, é preciso acreditar nestas palavras. Saboreá-las, interiorizá-las.
Com Deus a vida é bela!
É preciso anunciar esta verdade a tantos jovens que não têm ninguém que lhes diga esta verdade.
Eles procuram às escuras, tacteando, ferindo-se, ferindo os outros e matam o amor julgando encontrá-lo.
É preciso proclamar bem alto que com Deus a vida é bela...
Foi Ele que nos chamou à existência, à Vida, é Ele quem faz bater o nosso coração e faz procurar outro para bater ao mesmo ritmo.
 
É Deus quem nos chama a partilhar a vida com outra pessoa: um homem com uma mulher, a viver sem ter medo de arriscar, mesmo na tempestade, pois Ele vai connosco na mesma barca para nos ajudar.
E com Ele não podemos temer.
É preciso que todos compreendam que no amor humano brilha a infinita beleza de Deus e é o reflexo do Seu amor.
Na aventura humana tão bela, não se deve malbaratar o amor, manchá-lo e que amar é muito difícil, pois é uma grande batalha que se tem de travar contra o egoísmo, mas que cada uma tem força suficiente para a vencer.

quarta-feira, 20 de março de 2013

ANO DA FÉ, REFLEXÃO


 
      1.Meu Deus, eu creio…
Eu creio= Eu tenho fé, acredito, confio, entrego-me, abandono-me, como criança no colo dos pais.
Ato de fé profundo na existência e na presença de Deus.
Ato de fé em Deus como um ser pessoal.
Ato de fé de que Deus está dentro e fora de nós, à nossa volta e nos outros.
Ato de fé de que o nosso Deus é um Deus dos vivos, o Senhor da vida, da alegria, do amor e da festa.
Ato de fé na ação providente de Deus e boa do seu amor e do seu coração.
Ato de fé na generosidade e bondade de Deus.
Ato de fé na Sua infinita beleza, no seu encanto, no seu amor.
Fazer este ato de fé ajuda-nos a ser mais cristãos, a ter uma fé mais adulta, a viver uma fé mais amadurecida.
Ter fé, acreditar, é aderir a Deus que se revelou, que se deu a conhecer; ter fé é um “sim” da pessoa a Deus.
A fé a resposta da pessoa a Deus que se mostra, se dá a conhecer (embora de forma indireta).
Crer, acreditar, ter fé é aceitar o mistério de Deus Invisível, um Deus Criador, um Deus que é Amor e que nos ama pessoalmente.
Assim, a fé, é crer em pessoas, é um relacionamento entre as pessoas humanas e as pessoas divinas.
Claro que estas pessoas divinas têm uma mensagem a transmitir, mas mais importante é a relação com as pessoas divinas, especialmente pelo Mensageiro divino que é Cristo e que transforma a vida do crente.
Não se esqueça: A FÉ OU SE APEGA OU
 SE APAGA.

sábado, 16 de março de 2013

FORMA DE VIDA CRISTÃ


 
 
2-A FORMA DE VIDA CRISTÃ

-Parte do menos para o mais.
- Pode começar mal, mas acaba bem.
- Começa na privação, na renúncia e acaba na fartura.

- Vida onde existe o Jejum, a renúncia que encaminha a pessoa para o domínio de si mesmo e para a festa.

-Morte a si mesmo (a), aos seus caprichos, soberba, vaidades e que encaminha a pessoa para uma vida mais abundante.

-Árvore que se endireita, que se poda e que cresce direita e com frutos.

-Vida de prazeres moderados, sem vícios e que conduzem a um alegria de viver e a uma imensa e verdadeira liberdade interior.

-Construir sobre a rocha segura dos valores, das regras, dos princípios cristãos, morais e cívicosque leva, a um futuro com segurança firme.

-Vida com exigências, com esforço, com sacrifícios que conduz à profundidade e a uma vida mais qualificada, mais bela, mais digna.

-Vida que olha para os próprios deveres, sem esquecer os seus direitos.

-Vida espiritual que olha para o “ SER”, os bens espirituais (saber, ser, amar, rezar) que satisfazem o coração humano, sem esquecer o valor relativo dos bens materiais.
Ser bom, ser honesto, ser digno, ser justo, ser verdadeiro, ser generoso, ser trabalhador, ser filho e filha de Deus.

- Vida altruísta, de caridade, de amor aos outros, esquecendo-se de si para ajudar os outros- Voluntariado...

- Vida com um bom comportamento moral, com fé em Deus, com prática religiosa, inserido numa comunidade, com uma vida de oração diária
 
- Vida onde o verdadeiro e único modelo a imitar é Jesus Cristo a pessoa mais bela, mais bondosa e mais digna que existiu na face da terra.

- Vida com respeito por si mesmo, pelos outros e pelas coisas dos outros, pela natureza criada por Deus.

DUAS FILOSOFIAS DE VIDA


EXISTEM DUAS FORMAS DE VIVER
            OU DUAS FILOSOFIAS DE VIDA
-----------------------------------------------------------
 1-UMA FORMA DE VIDA PAGÃ
- Parte do mais para o menos.
Tudo começa bem, mas acaba mal.
Primeiro goza, depois sofre.

- Vida que começa na festa, mas acaba na febre e na ressaca.

- Vida que se encaminha para a morte.

- Árvore na qual não se mexe, nem se poda e que cresce torta e sem frutos.

- Vida de prazeres, de excessos, de vícios e que conduzem a um vazio de viver, sem sentido e à perda ou diinuição da liberdade.

-Construir sobre a areia que leva, a uma derrocada no futuro.

- Vida de facilidades, sem exigência que conduz à mediocridade, sem regras, sem leis, sem esforço.

- Vida que só olha para os direitos e esquece os deveres.

- Vida materialista que só olha para o “ TER”, os bens materiais e que não satisfazem o coração humano (quanto mais tem, mais quer, ganância), esquecendo a dimensão espiritual de ligação a Deus na oração, na prática religiosa.

- Vida egoísta em que a pessoa só pensa em si, nos seus interesses e indiferente à sorte dos outros.

- Vida com pouca ou nenhuma moral, sem fé em Deus, sem prática religiosa, sem oração.

segunda-feira, 11 de março de 2013

CARTA AOS QUE PROCURAM A DEUS

 
As perguntas que nos unem
Procuremos lançar um olhar sobre o coração de todos, um olhar capaz de ver para além das aparências.
Constatamos assim a presença de uma atitude extensa de espera de qualquer coisa – ou de Alguém – a quem se possa confiar o próprio anseio de felicidade e de futuro, e que seja capaz de nos clarificar um sentido, que é o de tornar boa a nossa vida e digna de ser vivida.
O sonho de felicidade e de futuro é entendido de modos muito diversos e se manifesta com muitos nomes.
Escolheram interrogações que me parecem atravessar acontecimentos, pessoas, experiências de alegria e de limites.
Trata-se das perguntas que dizem respeito à nossa existência, ao nosso destino e ao sentido daquilo que somos e que fazemos.
(continua)
 

terça-feira, 5 de março de 2013

ANO DA FÉ, FORMAÇÃO


http://operfumededeus.blogspot,com

      A FÉ – É ADESÃO DE TODA A PESSOA  A DEUS QUE SE REVELA, SE “MOSTRA”, SE DÁ A CONHECER.

                  FÉ –É a resposta do homem ao chamamento de Deus a
           uma vida de relação com Ele.
                    Fé é a fonte de toda a vida cristã.

                  1.Fé é adesão= fé é aceitar, é um sim que a pessoa dá
                  a Deus: “sim creio”, “sim, acredito”, “sim, confio”,
                    “sim, espero, “sim, amo”.

                    “FÉ”- Implica confiança, segurança, adesão.

                   Esta adesão e confiança em Deus leva à conversão,
                    uma mudança naquele que crê.

                  Fé é aderir a Deus e a tudo o que Ele revela e ensina
                  em ordem à nossa salvação.

                    2.Adesão ou sim de toda a pessoa: adesão da

                   2.1.Inteligência: implica saber, conhecer Deus

                     2.2.Liberdade (ninguém me pode obrigar a acreditar).

                     2.3.Fé implica adesão da Vontade.

                       2.4.A fé implica afeto, adesão do coração.

                         Isto quer dizer que o ato de fé é um ato de amor:
                    amor às pessoas divinas e amor às pessoas humanas
                    que se reúnem para celebrar a mesma fé.

                   2.5. Adesão do Corpo (o corpo também reza…):
                   eu para mostrar a minha fé, tenho de me deslocar
                   e participar corporalmente na vida da Comunidade cristã.

                       Não se reza só com a boca ou com a mente (o pensamento).

                     Também se reza com o corpo e com o coração.