Número total de visualizações de página

terça-feira, 6 de agosto de 2013

EXPERIÊNCIA DE DEUS


http://operfumededeus.blogspot.com

Um dia, há muito, muito tempo, certo jovem quis sair da casa dos pais e viajar pelo mundo.
    Por lá andou cerca de um ano caminhando a pé, no tempo em que não havia transportes, nem telefones.
    Ao fim desse tempo, chegou a casa dos pais, mal vestido, magro, cansado, mas feliz.

Ao fim de algum tempo recompôs-se comendo, descansando, recuperando as forças perdidas.

O pai, perguntou ao filho:

- Meu filho, andaste pelo mundo cerca de um ano e que descobriste?

- Descobri que Deus existe, respondeu o filho.

O pai achou estranha aquela resposta e foi perguntar pela aldeia às pessoas (o pai não era nada religioso):

 - Deus existe?

E as pessoas iam respondendo uma e outra:

- Sim, Deus existe. Na aldeia, todos sabem que Deus existe.

O pai foi ter com o filho e disse-lhe:

- Meu filho, andaste a viajar pelo mundo e descobriste que Deus existe, mas na aldeia todo o mundo sabe que Deus existe. Não precisavas de sair de casa…

O filho respondeu-lhe:

- Meu pai, toda a gente sabe que Deus existe,
mas EU EXPERIMENTEI QUE DEUS EXISTE…

 - Eu fiz a experiência íntima e profunda de que Deus existe, bem dentro do meu ser.

 Aproveitei as caminhadas longas e solitárias para falar com Deus, como um amigo fala ao seu amigo.

 - Fiz a experiência de Deus ao olhar para as estrelas, o sol, as plantas, as aves, os animais.

- Fiz a experiência que Deus existe na amizade das pessoas que me acolhiam e em davam alimento e outras a quem eu ajudei.

 - Fiz a experiência que Deus existe nas celebrações em que participei.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

NOVA EVANGELIZAÇÃO

http://operfumededeus.blogspot.com

A evangelização visa fomentar a
conversão das pessoas e da sociedade.

É esse objetivo da evangelização: conversão.

Esta conversão leva a uma mudança no crente,
na Igreja e na sociedade.

A evangelização suscita a fé e a conversão pessoal,
eclesial e social.
Dá um sentido novo à existência cristã.

A evangelização é humanização e cristificação:
 humanização que leva cada um a ser pessoa completa (corpo e alma, matéria e espírito), leva ao convívio social numa linha de comunhão e leva a uma identificação com Jesus Cristo, cristificação.

Conversão é reconciliação, vida nova, comunhão com Deus Pai (paternidade) e nos faz filhos de Deus, irmãos de Cristo e irmãos de todos (fraternidade).

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O QUE É EVANGELIZAR?


http://operfumecdedeus.blogspot.com


O QUE “EVANGELIZAR”?

 
A obra da evangelização é dever de todo o Povo de
Deus, pois toda a Igreja é missionária.

1.Evangelização e missão

a)Evangelização é o anúncio de uma mensagem
    gozosa, geradora de alegria, boa notícia, anunciar
    factos salvíficos.
     Isto quer dizer que o crente tem de ser alegre, ter
     alegria de acreditar, alegria de testemunhar o
     evangelho, a sua fé.

     No N.T. Evangelho é a Boa Notícia de Deus ou de Jesus
     Cristo, Salvador do mundo.

     Evangelizar é anunciar e levar a cabo o evangelho de
      salvação de Jesus Cristo que nos trouxe o Reino
     de Deus, reino de justiça, de verdade, de amor e
     de paz.


     b) Missão

    Vem do latim “mittere”, enviar e conteúdo do
    envio (mensagem).
    Relação entre o que envia e o que é enviado.

     Jesus é o Apóstolo, o enviado por excelência de Deus.
     É enviado por Alguém (Deus) a alguém (humanidade).
      É um mediador ativo. Deus é o único capaz de enviar.

     O Pai envia. O Filho é enviado pelo Pai, tal como o
     Espírito Santo também foi enviado pelo Pai e pelo
     Filho.

NOVA EVANGELIZAÇÃO


A EVANGELIZAÇÃO, anúncio do evangelho,
faz-se mediante palavras e obras.

Jesus de Nazaré anuncia a vinda do Reino
 de Deus com palavras  e o faz presente com
 as suas ações.

Jesus diz e faz.
Ensinou e cumpriu o que ensinou.
Assim, a evangelização tem de ser feitas
nestas duas dimensões: palavras e
obras (ações).

Não é apenas pregar uma boa notícia.
Mas essa boa notícia tem de ser dita e feita.
A verdade deve realizar-se e o amor deve
ser concreto, não apenas teórico.

Tem de haver uma coerência entre a fé
e a vida.
 
Sem factos que demonstrem a verdade,
a evangelização converte-se em
ideologia (ideias).

A boa notícia deve fazer-se realidade.
Esta boa notícia que a evangelização anuncia
faz mudar felizmente o sentido da vida,
baseado na chegada do reino de Deus,
 antecipado em Cristo ressuscitado.

Hoje, para evangelizarmos, temos de nos
comprometer na Igreja e na sociedade
e dar testemunho.

Jesus foi mestre de sabedoria (teoria) e de vida
(prática, obras).
Mestre em palavras e em obras, ensinou e fez
o que ensinou. Assim deve ser hoje a Igreja.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

ANO DA FÉ- REFLEXÃO


http://operfumededeus.blogspot.com


Porque é que nem todos acreditam em Deus?

     Custa acreditar porque Deus não é evidente, Deus não
    impõe a Sua presença, Deus esconde-se, Deus é
    Invisível, espiritual e a pessoa humana não capta Deus
     pelos sentidos: ver, ouvir, tocar, cheirar…

    Custa acreditar, pois a fé não é constituída por
    simples emoções ou sentimentos

    A fé é uma adesão íntima e pessoal a Deus e a Jesus Cristo.
    A fé exige renúncias e sacrifícios.

    Muitos não querem fazer esses sacrifícios ou renúncias,
     por isso, preferem não acreditar ou dizer que não acreditam
     e antes querem seguir o mais fácil.

     Com fé vejo milagres…
       Sem fé vejo o absurdo, o sem sentido.

       Vida sem fé, é uma vida sem sabor, como a comida sem
        sal; como o café amargo sem açúcar.

    Podemos ter muita comida, mas se não tiver sal,
     não tem sabor, não presta.
    Podemos ter muitos bens materiais, mas sem Deus,
    tudo isso não presta, não tem sabor.
     Sem Deus, a vida é amarga, azeda, fria, noite escura.
       Com Deus, tudo tem um horizonte de futuro, de
       esperança, de verdade, de salvação.
        Com Deus, tudo tem sentido: a alegria e a tristeza;
       a saúde e a doença; a vida e a morte.

NOVA EVANGELIZAÇÃO



http://operfumededeus.blogspot.com

A IGREJA CATÓLICA É MISSIONÁRIA POR ESSÊNCIA

 A Igreja deve estar sempre em estado de missão.
A missão não é vocação de alguns poucos, mas de todo o
povo cristão, de todos os batizados.

1-A teologia da missão é trinitária, cristológica,
pneumatológica e eclesial.

Deus envia; Cristo é enviado e envia os Apóstolos a anunciar
 o evangelho; o Espírito Santo atualiza a boa notícia em todas
as épocas e a Igreja torna viva e presente a mensagem
do evangelho trazida por Jesus Cristo.

2-A Igreja é missionária por essência para levar à conversão
 pessoal e criar comunidades.

3-Temos necessidade na Igreja Católica dessa atividade
 missionária.

4-A obra missionária é fruto do testemunho, diálogo
e compromisso.

Evangelização deve levar ao catecumenado e à formação
de comunidades.

     O catecumenado destina-se aos adultos que, ainda não
     tendo recebido qualquer sacramento, procuram Deus.
    Mediante uma caminhada catequética, vão ser espiritualmente
    a ajudados para fazerem a iniciação cristã. Integram-se
    aqui também as crianças que já estão na catequese mas
     que ainda não foram batizadas.
    Todas devem fazer a caminhada própria para os catecúmenos.

A missão consiste em realizar o mandato de Jesus, implantar
a Igreja e anunciar a Boa Nova, o Evangelho.

A missão abarca a conversão ao Deus de Jesus Cristo e à
criação de uma nova comunidade cristã.

Evangelizar é anunciar o evangelho ou revelar o mistério
de Cristo ao mundo.

A missão evangelizadora implica a promoção humana,
 humanização e libertação e também a conversão das pessoas
 e edificação da Igreja.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

ANO DA FÉ- REFLEXÃO PESSOAL


http://operfumededeus.blogspot.com


A FÉ é uma virtude que nos liga a Deus.

Ter fé= acreditar, aceitar sem ver, confiar, aceitar, esperar, amar, entregar-se, comprometer-se.

Deus revela-se, dá-se a conhecer e nós temos a liberdade para dizer “sim, creio”, ou então “não, não creio, não acredito”.

FÉ é aceitar certas verdades e certas realidades sem ver, sem poder comprovar…

A FÉ nasce pelo ouvido… Eu escuto e aceito, acredito…

A fé cristã não é apenas acreditar em certas verdades; não é apenas aceitar certas ideias com a inteligência, mas é sobretudo:

ENCONTRO COM UMA PESSOA- JESUS CRISTO, encontro com um acontecimento: a encarnação do Filho de Deus.

A fé é aceitar com o coração aquilo que me contam ou que eu leio na Bíblia.

Jesus que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou.

Este encontro com Jesus Cristo dá à nossa vida um rumo, uma direção, um sentido novo.

A fé é este encontro com Jesus Cristo ressuscitado que transforma a vida do crente.

Fé- Implica ADESÃO da inteligência, vontade, coração, liberdade a Deus que se revela, se dá a conhecer.
Fé implica INSERÇÃO numa comunidade, a Igreja local.
Não basta aderir, aceitar, acreditar; tem de celebrar a fé em grupo e fazer parte da comunidade como cristão adulto, responsável, ativo, comprometido.
 

terça-feira, 2 de julho de 2013

ATREVE-TE A SER CRISTÃO

http://operfumededeus.blogspot.com

É GRANDE SER-SE CRISTÃO

Grande coisa é ser cristão.
O cristão deve ser energia, força, encanto.
Ter um projeto, um ideal de vida elevado, uma esperança ativa, uma promessa a realizar em plenitude.
Como cristãos, devemos fazer da nossa vida
algo de grande, belo, bom, nobre.
Comprometer-se com a verdade. Colocar a
vida ao serviço dos outros, do evangelho,
da Igreja.
O cristão deve ser ele próprio.
Não ser fotocópia de ninguém.
Não ser manipulado, enganado por ninguém.
Não andar atrás do que os outros pensam e  
dizem, nem andar atrás de modas que passam
rapidamente.
Sentir dentro de si mesmo os mesmos
sentimentos que havia em Jesus Cristo e
 transferi-los para o grupo de amigos e do ambiente que o rodeia.
O cristão autêntico fez uma opção pessoal por
 Jesus Cristo, pois descobriu que Jesus Cristo é
a realização suprema da pessoa humana.
É grande o cristão que ama sem esperar
recompensa dos humanos.
Dar a sua vida sem medida, repartir a sua vida,
a graça, um pouco de Deus.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

HOMEM NOVO

http://operfumededeus.blogspot.com


Ser Homem Novo como Deus quer.
Nova criatura

- Humildade no trato.
- Firmeza na fé.
- Discrição nas palavras.
- Justiça nas ações.
- Misericórdia nas obras.
- Retidão nos costumes.
- Não ofender ninguém.
- Suportar as ofensas recebidas.
- Conservar a paz com os outros.
- Amar o Senhor com todo o coração.
- Amar a Deus como Pai e temê-lo como Deus.
- Nada recusar a Cristo, já que Ele nada nos recusou.
- Viver inseparavelmente unido ao amor de Deus.
- Aceitar a cruz da vida.
- Permanecer unido à Cruz de Jesus.
- Mostrar nas palavras a constância da fé que professamos.
- Paciência nas adversidades.
- Paciência na doença.
- Numa palavra: ser imagem e semelhança de Jesus Cristo:

AMAR A DEUS (FÉ E PRÁTICA RELIGIOSA).

AMAR OS OUTROS E AS COISAS DOS OUTROS.

AMAR-SE E RESPEITAR-SE A SI MESMO(A)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ANO DA FÉ- REFLEXÃO


http://operfumededeus.blogspot.

 
A fé em Deus não é só para quando a vida corre mal:
crises, doenças, morte, desgraças, etc...

A fé não é uma muleta ou fuga do mundo, nem sequer o cinto de segurança, nem um seguro contra todos os riscos.
 
A fé é dar um salto no escuro, sabendo que o Pai espera por nós; é um empurrão que nos leva a correr riscos;
A fé é mais fonte de insegurança do que cinto de segurança.

A fé não é como que um cobertor elétrico que nos aquece no frio.
Fé implica cruz, morte, despojamento, esvaziamento de nós mesmos, abandono.

Fé não é ir ao sabor da corrente, do mais fácil, do mais cómodo, mas ir contra a corrente, estar em minoria e seguir caminhos de subida, custosos, difíceis de luta e de combate contra o mal que há em mim: vícios, defeitos e pecados.

A fé não torna as coisas mais fáceis, nem mais claras.
A fé é uma questão de confiança em Deus, em Jesus Cristo, no E. Santo; uma amizade entre nós e Deus; melhor, uma questão de casamento entre Deus e nós, a tal Aliança de que fala a Bíblia.

É intimidade entre a divindade e a humanidade.

A fé é intimidade de amor entre cada um de nós e o Criador do Universo.
Deus ama-nos como um apaixonado ama a sua amada.
Quem praticar a religião por obrigação, nada entende da fé como amizade, pois não se pode obrigar uma pessoa a gostar do outro. Vir à missa é dizer: "eu gosto de estar com Deus, com J. Cristo, eu preciso de ir à Missa".

quarta-feira, 12 de junho de 2013

MÃO NA MÃO



Objeto de barro.
A nossa mão na mão de Deus.
A nossa vida na mão de Deus.
Símbolo da fé, confiança, abandono, entrega, súplica a Deus nosso Pai que os ama.
Fé prática na Divina Providência.
Se houver pessoas interessadas em adquirir este objeto de barro, comuniquem comigo
Um bom presente para oferecer a marido, esposa, filhos, netos, irmãos, amigos, etc.
Meu email:
albanonogueira2012@sapo.pt



quinta-feira, 6 de junho de 2013

ESTIMAR E APRECIAR A FAMÍLIA


http://operfumededeus.blogspot.com


3-Estimar e apreciar as pessoas da tua família.
Deves ter estima por elas (mesmo que tivessem errado) e estima por ti mesmo(a), mesmo que também tu tenhas errado.

Os pais tentaram fazer o melhor que puderam por ti.
Vive reconciliado com a tua família: em paz com teus pais, irmãos, avós.
Para estares bem contigo mesmo, tens de estar bem com a tua família.
Isso é fundamental para a construção da tua personalidade.
Não se pode recusar o passado.
Se recusares o teu passado, não serás feliz nem no presente, nem terás esperança no futuro de seres muito feliz.
O passado já passou, tem de se aceitar. Faz parte de nós.

sábado, 1 de junho de 2013

ALIMENTAR E CULTIVAR A FÉ


ALIMENTAR E CULTIVAR A FÉ
 
Cultivar a fé, estudando as verdades da fé, o Catecismo da Igreja Católica.
Há muito desconhecimento das verdades
da nossa fé cristã.

Cultivar a fé pela oração pessoal,
refletindo acerca de Deus na oração
pessoal, familiar, de grupo.

Cultivar a fé para sabermos o que significam
os sacramentos, para conhecermos e
compreendermos a Bíblia, o Evangelho.

Cultivar a fé para sermos cristãos
adultos, maduros na fé, pondo de
lado a crendice, a superstição, a ignorância,
os medos.

Cultivar a fé para a podermos traduzir em
obras, pois a fé sem obras está morta,
para podermos viver de modo dinâmico, ativo, 
alegre, vivo, sendo cristãos corajosos
e comprometidos.
Obras de caridade, obras de misericórdia.

Cultivar a fé para que ela nos leva a
construir um mundo melhor, onde o Reino
de Deus seja cada mais uma realidade
que transforme o mundo e as estruturas
 da sociedade.

Cultivar a fé para termos atitudes cristãs,
bem diferente de quem vive de forma pagã.

Cultivar a fé para que possamos saborear
mais intensamente a riqueza dos mistérios,
das Pessoas divinas, dos sacramentos,
 dos mandamentos, da totalidade da vida e
 da prática cristã mais adulta.

Fé é ver para além das aparências, como

um raio  X que vê mais fundo e mais longe.

A fé é um meio de conhecer as realidades

que não se veem nem se percebem pelos 5
 
sentidos.
 
É uma espécie de 6º sentido.

terça-feira, 28 de maio de 2013

PEREGRINAÇÃO ANO DA FÉ

 
DE 2 A 7 DE SETEMBRO
PEREGRINAÇÃO A LOURDES E A MADRID
 
300 EUROS
VIAGEM
DORMIDAS (4 NOITES)
REFEIÇÕES COM VINHO
NÃO INCLUI ENTRADAS EM MONUMENTOS
 
SE ESTIVER INTERESSADO COMUNIQUE
DIGA AOS SEUS FAMILIARES E AMIGOS.
 
 


 
PARA OS MEUS AMIGOS E
AMIGAS PORTUGUESES, DO NORTE,
 CENTRO OU SUL...
QUE DESEJAREM CELEBRAR
O ANO DA FÉ
NESTE LOCAL ONDE APARCEU NOSSA SENHORA EM LOURDES A BERNARDETE SOUBIROUS, HÁ 155 ANOS.
 
PREÇO BASTANTE BARATO.
 
APROVEITE... SAÍDA DE FAFE

terça-feira, 21 de maio de 2013

FOGO DO ESPÍRITO SANTO



http://operfumededeus.blogspot.com


NAO SE ACENDE FOGO COM GELO...
SE DIANTE DE DEUS E POR DEUS,
EU MESMO NÃO ARDO...
COMO POSSO, ENTÃO, INFLAMAR OS OUTROS POR DEUS...

Padre José Kentenich, 1939, fundador do movimento internacional do Schoenstatt.
 
Um pensamento muito profundo e muito atual.
Como é que está a tua fé, meu irmão, minha irmã católica?
Como é que está o teu entusiasmo e a tua paixão por Jesus Cristo e pela Igreja?
Será que em ti existe fogo suficiente para acenderes outros nesse fogo do amor de Deus?
Ou será que a tua fé está fria, gelada, indiferente?!...
Se a fé não te aquece a ti, também não pode aquecer os outros...
 
 
 



sexta-feira, 17 de maio de 2013

VIVER PARA AMAR


http://operfumededeus.blogspot.com


    Jesus Cristo é Mestre nas palavras e no exemplo de vida.
    É dele que temos de aprender, pois os exemplos do mundo, parecem que vão quase sempre ao contrário: orgulho, soberba, vaidade, arrogância, autoritarismo, violência, desamor
    Deus precisa de nós e nós precisamos de Deus para amar ao Seu jeito.
    Deus precisa de nós para ser conhecido, amado, servido, seguido, imitado.
    Nós precisamos de Deus para sabermos qual a verdadeira identidade do ser humano, da pessoa.
    Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou?
    A quem pertenço? O que é que dá sentido e profundidade à minha vida?
Existe Deus e eu sou digno d’Ele? Sinto que Deus me ama?

    No caminho da nossa vida, muita coisa depende daqueles que caminham connosco.
    Devemos ajudar as crianças, adolescentes e jovens a não se contentarem com a mediocridade e a banalidade da vida.
    Devemos ter um ideal pessoal elevado; um projeto de vida coerente com a nossa identidade cristã.
    Ajudar os outros a pensarem em ideais elevados, ideais superiores não apenas centrados neles mesmos de forma egoísta.
    Descobrir que todos têm dentro de si mesmos uma força imensa e que devem usar essa força para que o Amor triunfe na vida deles e dos outros.