Número total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de julho de 2013

NOVA EVANGELIZAÇÃO



http://operfumededeus.blogspot.com

A IGREJA CATÓLICA É MISSIONÁRIA POR ESSÊNCIA

 A Igreja deve estar sempre em estado de missão.
A missão não é vocação de alguns poucos, mas de todo o
povo cristão, de todos os batizados.

1-A teologia da missão é trinitária, cristológica,
pneumatológica e eclesial.

Deus envia; Cristo é enviado e envia os Apóstolos a anunciar
 o evangelho; o Espírito Santo atualiza a boa notícia em todas
as épocas e a Igreja torna viva e presente a mensagem
do evangelho trazida por Jesus Cristo.

2-A Igreja é missionária por essência para levar à conversão
 pessoal e criar comunidades.

3-Temos necessidade na Igreja Católica dessa atividade
 missionária.

4-A obra missionária é fruto do testemunho, diálogo
e compromisso.

Evangelização deve levar ao catecumenado e à formação
de comunidades.

     O catecumenado destina-se aos adultos que, ainda não
     tendo recebido qualquer sacramento, procuram Deus.
    Mediante uma caminhada catequética, vão ser espiritualmente
    a ajudados para fazerem a iniciação cristã. Integram-se
    aqui também as crianças que já estão na catequese mas
     que ainda não foram batizadas.
    Todas devem fazer a caminhada própria para os catecúmenos.

A missão consiste em realizar o mandato de Jesus, implantar
a Igreja e anunciar a Boa Nova, o Evangelho.

A missão abarca a conversão ao Deus de Jesus Cristo e à
criação de uma nova comunidade cristã.

Evangelizar é anunciar o evangelho ou revelar o mistério
de Cristo ao mundo.

A missão evangelizadora implica a promoção humana,
 humanização e libertação e também a conversão das pessoas
 e edificação da Igreja.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

ANO DA FÉ- REFLEXÃO PESSOAL


http://operfumededeus.blogspot.com


A FÉ é uma virtude que nos liga a Deus.

Ter fé= acreditar, aceitar sem ver, confiar, aceitar, esperar, amar, entregar-se, comprometer-se.

Deus revela-se, dá-se a conhecer e nós temos a liberdade para dizer “sim, creio”, ou então “não, não creio, não acredito”.

FÉ é aceitar certas verdades e certas realidades sem ver, sem poder comprovar…

A FÉ nasce pelo ouvido… Eu escuto e aceito, acredito…

A fé cristã não é apenas acreditar em certas verdades; não é apenas aceitar certas ideias com a inteligência, mas é sobretudo:

ENCONTRO COM UMA PESSOA- JESUS CRISTO, encontro com um acontecimento: a encarnação do Filho de Deus.

A fé é aceitar com o coração aquilo que me contam ou que eu leio na Bíblia.

Jesus que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou.

Este encontro com Jesus Cristo dá à nossa vida um rumo, uma direção, um sentido novo.

A fé é este encontro com Jesus Cristo ressuscitado que transforma a vida do crente.

Fé- Implica ADESÃO da inteligência, vontade, coração, liberdade a Deus que se revela, se dá a conhecer.
Fé implica INSERÇÃO numa comunidade, a Igreja local.
Não basta aderir, aceitar, acreditar; tem de celebrar a fé em grupo e fazer parte da comunidade como cristão adulto, responsável, ativo, comprometido.
 

terça-feira, 2 de julho de 2013

ATREVE-TE A SER CRISTÃO

http://operfumededeus.blogspot.com

É GRANDE SER-SE CRISTÃO

Grande coisa é ser cristão.
O cristão deve ser energia, força, encanto.
Ter um projeto, um ideal de vida elevado, uma esperança ativa, uma promessa a realizar em plenitude.
Como cristãos, devemos fazer da nossa vida
algo de grande, belo, bom, nobre.
Comprometer-se com a verdade. Colocar a
vida ao serviço dos outros, do evangelho,
da Igreja.
O cristão deve ser ele próprio.
Não ser fotocópia de ninguém.
Não ser manipulado, enganado por ninguém.
Não andar atrás do que os outros pensam e  
dizem, nem andar atrás de modas que passam
rapidamente.
Sentir dentro de si mesmo os mesmos
sentimentos que havia em Jesus Cristo e
 transferi-los para o grupo de amigos e do ambiente que o rodeia.
O cristão autêntico fez uma opção pessoal por
 Jesus Cristo, pois descobriu que Jesus Cristo é
a realização suprema da pessoa humana.
É grande o cristão que ama sem esperar
recompensa dos humanos.
Dar a sua vida sem medida, repartir a sua vida,
a graça, um pouco de Deus.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

HOMEM NOVO

http://operfumededeus.blogspot.com


Ser Homem Novo como Deus quer.
Nova criatura

- Humildade no trato.
- Firmeza na fé.
- Discrição nas palavras.
- Justiça nas ações.
- Misericórdia nas obras.
- Retidão nos costumes.
- Não ofender ninguém.
- Suportar as ofensas recebidas.
- Conservar a paz com os outros.
- Amar o Senhor com todo o coração.
- Amar a Deus como Pai e temê-lo como Deus.
- Nada recusar a Cristo, já que Ele nada nos recusou.
- Viver inseparavelmente unido ao amor de Deus.
- Aceitar a cruz da vida.
- Permanecer unido à Cruz de Jesus.
- Mostrar nas palavras a constância da fé que professamos.
- Paciência nas adversidades.
- Paciência na doença.
- Numa palavra: ser imagem e semelhança de Jesus Cristo:

AMAR A DEUS (FÉ E PRÁTICA RELIGIOSA).

AMAR OS OUTROS E AS COISAS DOS OUTROS.

AMAR-SE E RESPEITAR-SE A SI MESMO(A)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ANO DA FÉ- REFLEXÃO


http://operfumededeus.blogspot.

 
A fé em Deus não é só para quando a vida corre mal:
crises, doenças, morte, desgraças, etc...

A fé não é uma muleta ou fuga do mundo, nem sequer o cinto de segurança, nem um seguro contra todos os riscos.
 
A fé é dar um salto no escuro, sabendo que o Pai espera por nós; é um empurrão que nos leva a correr riscos;
A fé é mais fonte de insegurança do que cinto de segurança.

A fé não é como que um cobertor elétrico que nos aquece no frio.
Fé implica cruz, morte, despojamento, esvaziamento de nós mesmos, abandono.

Fé não é ir ao sabor da corrente, do mais fácil, do mais cómodo, mas ir contra a corrente, estar em minoria e seguir caminhos de subida, custosos, difíceis de luta e de combate contra o mal que há em mim: vícios, defeitos e pecados.

A fé não torna as coisas mais fáceis, nem mais claras.
A fé é uma questão de confiança em Deus, em Jesus Cristo, no E. Santo; uma amizade entre nós e Deus; melhor, uma questão de casamento entre Deus e nós, a tal Aliança de que fala a Bíblia.

É intimidade entre a divindade e a humanidade.

A fé é intimidade de amor entre cada um de nós e o Criador do Universo.
Deus ama-nos como um apaixonado ama a sua amada.
Quem praticar a religião por obrigação, nada entende da fé como amizade, pois não se pode obrigar uma pessoa a gostar do outro. Vir à missa é dizer: "eu gosto de estar com Deus, com J. Cristo, eu preciso de ir à Missa".

quarta-feira, 12 de junho de 2013

MÃO NA MÃO



Objeto de barro.
A nossa mão na mão de Deus.
A nossa vida na mão de Deus.
Símbolo da fé, confiança, abandono, entrega, súplica a Deus nosso Pai que os ama.
Fé prática na Divina Providência.
Se houver pessoas interessadas em adquirir este objeto de barro, comuniquem comigo
Um bom presente para oferecer a marido, esposa, filhos, netos, irmãos, amigos, etc.
Meu email:
albanonogueira2012@sapo.pt



quinta-feira, 6 de junho de 2013

ESTIMAR E APRECIAR A FAMÍLIA


http://operfumededeus.blogspot.com


3-Estimar e apreciar as pessoas da tua família.
Deves ter estima por elas (mesmo que tivessem errado) e estima por ti mesmo(a), mesmo que também tu tenhas errado.

Os pais tentaram fazer o melhor que puderam por ti.
Vive reconciliado com a tua família: em paz com teus pais, irmãos, avós.
Para estares bem contigo mesmo, tens de estar bem com a tua família.
Isso é fundamental para a construção da tua personalidade.
Não se pode recusar o passado.
Se recusares o teu passado, não serás feliz nem no presente, nem terás esperança no futuro de seres muito feliz.
O passado já passou, tem de se aceitar. Faz parte de nós.

sábado, 1 de junho de 2013

ALIMENTAR E CULTIVAR A FÉ


ALIMENTAR E CULTIVAR A FÉ
 
Cultivar a fé, estudando as verdades da fé, o Catecismo da Igreja Católica.
Há muito desconhecimento das verdades
da nossa fé cristã.

Cultivar a fé pela oração pessoal,
refletindo acerca de Deus na oração
pessoal, familiar, de grupo.

Cultivar a fé para sabermos o que significam
os sacramentos, para conhecermos e
compreendermos a Bíblia, o Evangelho.

Cultivar a fé para sermos cristãos
adultos, maduros na fé, pondo de
lado a crendice, a superstição, a ignorância,
os medos.

Cultivar a fé para a podermos traduzir em
obras, pois a fé sem obras está morta,
para podermos viver de modo dinâmico, ativo, 
alegre, vivo, sendo cristãos corajosos
e comprometidos.
Obras de caridade, obras de misericórdia.

Cultivar a fé para que ela nos leva a
construir um mundo melhor, onde o Reino
de Deus seja cada mais uma realidade
que transforme o mundo e as estruturas
 da sociedade.

Cultivar a fé para termos atitudes cristãs,
bem diferente de quem vive de forma pagã.

Cultivar a fé para que possamos saborear
mais intensamente a riqueza dos mistérios,
das Pessoas divinas, dos sacramentos,
 dos mandamentos, da totalidade da vida e
 da prática cristã mais adulta.

Fé é ver para além das aparências, como

um raio  X que vê mais fundo e mais longe.

A fé é um meio de conhecer as realidades

que não se veem nem se percebem pelos 5
 
sentidos.
 
É uma espécie de 6º sentido.

terça-feira, 28 de maio de 2013

PEREGRINAÇÃO ANO DA FÉ

 
DE 2 A 7 DE SETEMBRO
PEREGRINAÇÃO A LOURDES E A MADRID
 
300 EUROS
VIAGEM
DORMIDAS (4 NOITES)
REFEIÇÕES COM VINHO
NÃO INCLUI ENTRADAS EM MONUMENTOS
 
SE ESTIVER INTERESSADO COMUNIQUE
DIGA AOS SEUS FAMILIARES E AMIGOS.
 
 


 
PARA OS MEUS AMIGOS E
AMIGAS PORTUGUESES, DO NORTE,
 CENTRO OU SUL...
QUE DESEJAREM CELEBRAR
O ANO DA FÉ
NESTE LOCAL ONDE APARCEU NOSSA SENHORA EM LOURDES A BERNARDETE SOUBIROUS, HÁ 155 ANOS.
 
PREÇO BASTANTE BARATO.
 
APROVEITE... SAÍDA DE FAFE

terça-feira, 21 de maio de 2013

FOGO DO ESPÍRITO SANTO



http://operfumededeus.blogspot.com


NAO SE ACENDE FOGO COM GELO...
SE DIANTE DE DEUS E POR DEUS,
EU MESMO NÃO ARDO...
COMO POSSO, ENTÃO, INFLAMAR OS OUTROS POR DEUS...

Padre José Kentenich, 1939, fundador do movimento internacional do Schoenstatt.
 
Um pensamento muito profundo e muito atual.
Como é que está a tua fé, meu irmão, minha irmã católica?
Como é que está o teu entusiasmo e a tua paixão por Jesus Cristo e pela Igreja?
Será que em ti existe fogo suficiente para acenderes outros nesse fogo do amor de Deus?
Ou será que a tua fé está fria, gelada, indiferente?!...
Se a fé não te aquece a ti, também não pode aquecer os outros...
 
 
 



sexta-feira, 17 de maio de 2013

VIVER PARA AMAR


http://operfumededeus.blogspot.com


    Jesus Cristo é Mestre nas palavras e no exemplo de vida.
    É dele que temos de aprender, pois os exemplos do mundo, parecem que vão quase sempre ao contrário: orgulho, soberba, vaidade, arrogância, autoritarismo, violência, desamor
    Deus precisa de nós e nós precisamos de Deus para amar ao Seu jeito.
    Deus precisa de nós para ser conhecido, amado, servido, seguido, imitado.
    Nós precisamos de Deus para sabermos qual a verdadeira identidade do ser humano, da pessoa.
    Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou?
    A quem pertenço? O que é que dá sentido e profundidade à minha vida?
Existe Deus e eu sou digno d’Ele? Sinto que Deus me ama?

    No caminho da nossa vida, muita coisa depende daqueles que caminham connosco.
    Devemos ajudar as crianças, adolescentes e jovens a não se contentarem com a mediocridade e a banalidade da vida.
    Devemos ter um ideal pessoal elevado; um projeto de vida coerente com a nossa identidade cristã.
    Ajudar os outros a pensarem em ideais elevados, ideais superiores não apenas centrados neles mesmos de forma egoísta.
    Descobrir que todos têm dentro de si mesmos uma força imensa e que devem usar essa força para que o Amor triunfe na vida deles e dos outros.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O AMOR HUMANO, REFLEXO DO AMOR DE DEUS

 
 
O AMOR FAZ GIRAR O MUNDO.
 
Sim, eu penso que é o amor que faz girar o mundo, agora falta definir o que é que se ama.
    Uns amam o dinheiro, o lucro.
    Outros amam o poder.
Outros amam a fama, as honras a importância.
Outros amam o saber, o estudo.
Outros amam o espírito, a caridade, a santidade, a mística, a religião, Deus.
Outros amam o desporto: o futebol, ciclismo, automobilismo...
Tudo gira à volta do amor, das paixões que se têm na vida.
É importante ter grandes amores na vida, mas o maior amor devia ser Amor a Deus, pois esse amor pode orientar corretamente os outros amores menores.
Temos em nós uma ânsia de viver e esta ânsia de viver vem de Deus que é o Senhor da Vida.
Se o que faz girar o mundo é o amor, então temos de descobrir o primeiro amor e a origem de todo o amor: DEUS.
Deus é amor. Ele é que faz girar o mundo.
Amor de Deus derramado nos nossos corações.
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ORAÇÃO DA NOITE

http://operfumededeus.blogspot.com

 --
 
    Senhor Jesus, neste dia que termina,
    Dou-Te graças pelas alegrias que me deste.
    Desde a manhã, até agora quantas graças recebi do Teu amor, Senhor, meu Salvador.
    Obrigado Senhor, pela água que me lava, purifica, me sacia a sede, pois tanta gente nem água tem.
    Obrigado, Pai do Céu, pelo Pão de cada dia que tenho em abundância, quando tanta gente nem sequer tem o pão suficiente para matar sua fome e passa privação até de pão.
    Obrigado, Senhor, pela cama onde me deito e a casa que me abriga, pois tantos e tantos não têm nem cama, nem casa para descansar.
    Obrigado, Pai do Céu, pela família que me aceita, me ajuda, me compreende e me apoia nas dificuldades e nas doenças e me dá vontade de viver.
    Obrigado, Senhor, pela Tua graça, pela fé, pela esperança, pelo amor que hoje partilhei com os outros e contigo.
    Guarda-me esta noite, guarda a minha família e amigos, e perdoa-me, se cometi alguma falta, algum pecado.
  Perdoa-me, Senhor, as faltas de caridade, faltas de amor para contigo, para com os outros e para comigo mesmo.
    Que amanhã eu seja melhor do que hoje
    Amen.

NADA SEM TI, Ó MARIA CONSEGUIMOS


     1.NADA SEM TI, NADA SEM NÓS
 

      1.Ó Mãe do Céu, Tu és a nossa Mãe querida
      Nada sem ti, ó Maria, conseguimos.
     Ó Mãe do Céu, ouve a nossa voz dorida,
     Nada sem nós, ó Maria construímos.

         Avé, Avé, Avé Maria- Bis

 2.Nós Te saudamos, ó Bendita entre as mulheres,
És mãe de Deus e Mãe de toda a Humanidade.
Somos Teus filhos, homens novos que tu queres
Com teu exemplo, viveremos na humildade.

      3.Foste feliz porque sempre acreditaste,
       Dia e noite tendo Deus no coração.
       A toda a hora só em Deus Tu confiaste
       A Ti, Maria, eu me uno em oração.

    4.Mãe de Jesus, que se fez igual a nós,
     Foste, ó Maria, educadora sem igual.
     Agora e sempre, escutas a nossa voz,
     Guarda-nos sempre com carinho maternal.

sábado, 4 de maio de 2013

NADA SEM TI, Ó MARIA

 
MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA,
NOSSA SENHORA
  


NADA SEM TI, Ó MARIA...
NADA SEM NÓS...
 
-Esta púcara representa as talhas da Bodas de Caná... Vazias.
No mês de Maio, eu convido-te a enchê-la de
boas obras, de sacrifícios, do teu esforço, das
tuas alegrias, tristezas, dores, sofrimentos,
projetos, sonhos, compromissos...
Para os ofereceres a Nossa Senhora, Mãe de
Jesus e Nossa Boa Mãe do Céu.
Mãe Admirável, Rainha e Vencedora.
--------------
    Sem a ajuda de Deus e de Nossa Senhora,
 nada de grandioso fazemos; mas Deus
 também nada quer fazer sem a nossa
 colaboração.
 -
"Deus que te criou sem ti, não te pode salvar
 sem ti..."- Santo Agostinho.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

BASES SÓLIDAS NAS FAMÍLIAS



ATENÇÃO, pais e mães.

O QUE É UM CASAMENTO?

1. É uma união de um homem e de uma mulher diante de Deus e da sociedade de forma a constituir um só ser. "Os dois passarão a ser uma só carne", diz a Bíblia.
2. O casamento é uma relação de crescente interdependência. Primeiro entre o homem e a mulher e, depois, com os filhos.
Assim, o que contribui para a união da família, é bom, o que contribuir para o afastamento gradual entre os cônjuges, a falta de comunicação, a mentalidade do "descartável", é mau.

Uma família deve ter relações sólidas, bases sólidas, bons alicerces.
O casamento/matrimónio, é uma construção no dia a dia.
Como tal, nunca está acabado.
Ora, isso implica, um trabalho contínuo, para que ele tenha sempre bases, alicerces sólidos.
Uma das formas de o conseguir é:
1- Viverem dia a dia o seu compromisso de forma fiel. Fiel na cabeça, nas palavras e nas obras.
2- Tempo passado um com o outro falando deles mesmos.
3- Compreensão mútua.
4- Bons hábitos.

Quando chegar a casa do trabalho, PASSE MEIA HORA TODOS OS DIAS contando um ao outro como correu o seu dia.
Isso é fundamental...
Depois fale com os filhos.
Mas primeiro falem marido e esposa um com o outro...

sexta-feira, 26 de abril de 2013

HOMEM SER DE RELAÇÃO


 
 
 
O homem não se faz sozinho, mas em relação.
 
Feito à imagem de Deus, por isso mesmo
 
existe em relação: Deus subsiste apenas em
 
relação, mas nós temos de nos construir
 
através de 3 relações:

- relação com o nosso corpo, com o coração e
 
com o racional (inteligência, pensamento,
 
imaginação, memória).
 
Tudo isto envovlvido pelo relacionamento
 
divino, que é a dimensão sobrenatural que
 
também é muito importante.

Nós somos um ser formado destas 3 relações -
 
corpo, coração, pensamento, mas como um
 
todo unificado. Só dessa maneira podemos ir
 
ao encontro dos outros e de Deus.

Também nos ralacionamos com o universo e
 
com a natureza que Deus criou e com aquilo
 
que o homem transformou.

Temos assim, duas linhas de relacionamento:
 
a linha horizontal que nos leva a relacionarmo
 
-nos com o universo, a natureza, os outros e
 
nós mesmos e uma linha de relacionamento
 
vertical, isto é, com Deus (Pai, Filho, E.Santo).

Imaginemos um triângulo isósceles: na base
 
temos a nossa dimensão corporal, mais acima
 
o coração (ou a emoção, os sentimentos) e no
 
vértice a nossa dimensão racional.

Só existe um único homem perfeito que
 
atingiu a dimensão adulta que foi Jesus
 
Cristo. Só Ele foi aquilo que devia ser.
 
Nós somos imperfeitos porque existe o mal
 
que nos faz incompletos, imperfeitos,
 
limitados. Nós não somos o que devíamos ser.

   Por isso, a vida é uma contínua construção de nós mesmos; uma contínua auto-educação.