Número total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

JESUS SALVADOR



Jesus é o Filho da Virgem Maria e Filho de Deus Pai; Ele é o Salvador do Mundo; é Ele que traz ao mundo a Boa Nova, a Boa Notícia (Evangelho) de que Deus nos ama;
Jesus é o Redentor humano, o Amigo que nunca falha, capaz de dar sentido às nossas vidas e dar resposta exata às grandes que a Humanidade faz.

Jesus é o amor, a paz, o encanto, a força; é o Bom Pastor, o Pão Vivo. É a esperança, a plenitude.
É tudo e com Ele tudo é vida, alegria sem fim.

Jesus Cristo é o Homem Perfeito, o Homem Novo, o Modelo a quem podemos e devemos imitar.

Se O imitarmos e nos enchermos da Sua presença, da Sua paz, do Seu perdão, do Seu amor, da Sua misericórdia, transbordaremos para os outros.

Quem sonha com um mundo melhor, mais fraterno, mais justo, mais verdadeiro, mais solidário, tem de aprender com Jesus Cristo e fazer tudo para O imitar.

Trata-se de uma missão maravilhosa que é de todos os batizados e não apenas do papa, ou dos bispos, ou dos padres e freiras.

Missão bela, difícil, grande e sublime para toda a vida.

O mundo precisa de nós... De mim, de ti...
Não voltemos as costas a Jesus Cristo.

Precisamos de ter uma experiência de amizade com o Senhor através da oração pessoal, íntima, como um amigo fala ao seu amigo.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

AS VÁRIAS DIMENSÕES DA FÉ.

http://operfumededeus.blogspot.com



Fé que se professa- Conhecer as pessoas divinas (Pai, Filho, Espírito Santo), saber, conhecer as verdades da nossa fé...

Fé que se celebra: 7 sacramentos (Eucaristia e Confissão ou Reconciliação)...

Fé que se vive: mandamentos, obras de misericórdia e bem-aventuranças

Fé que se reza: para haver fé, tem de haver oração: oração pessoal e de grupo: família e comunidade eclesial.

Viver a fé com alegria e mostrar nessa alegria o verdadeiro rosto de Deus que é alegre e é feliz.

Estar cheio de Jesus Cristo, apaixonado pelo Senhor Jesus, como um recipiente cheio de água, ser muito amigo d’Ele e levar a força dessa amizade ao grupo, aos amigos, ao mundo do trabalho, à política, aos negócios, à rua, à família, aos divertimentos, à educação dos filhos.

Um cristão tem de ser missionário, tem de ser um evangelizador. Mas só um cristão apaixonado por Jesus Cristo tem coragem de falar dele aos outros. Apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida.

Uma coisa é ser cristão (basta ser batizado), outra coisa bem diferente, é ser BOM CRISTÃO.

Uma coisa é ser Homem, Mulher. Outra coisa é ser um bom Homem, uma boa Mulher.

Ser um cristão vulgar, banal, é fácil. Ser um cristão a meias, é fácil.

Difícil é ser um bom cristão.

Difícil é ser um cristão a sério, em todas as horas, situações e circunstâncias.

Difícil é ser um cristão a tempo inteiro.

Difícil é ser um cristão dentro e fora da Igreja, 24 horas por dia...

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

É GRANDE SER-SE CRISTÃO


 
 
                   SER CRISTÃO A SÉRIO

Grande coisa é ser cristão.
O cristão deve ser energia, força, encanto.
        Ter um projeto, um ideal de vida elevado, uma esperança ativa, uma promessa a realizar em plenitude.

Como cristãos, devemos fazer da nossa vida algo de grande, belo, bom, nobre.
Comprometer-se com a verdade.
Colocar a vida ao serviço dos outros, do evangelho, da Igreja.

O cristão deve ser ele próprio.
Não ser fotocópia de ninguém.
Não ser manipulado, enganado por ninguém.
Não andar atrás do que os outros pensam e dizem, nem andar atrás de modas que passam rapidamente.

Sentir dentro de si mesmo os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo e transferi-los para o grupo de amigos e do ambiente que o rodeia.

O cristão autêntico fez uma opção pessoal por Jesus Cristo, pois descobriu que Jesus Cristo é a realização suprema da pessoa humana.

É grande o cristão que ama sem esperar recompensa dos humanos.

Dar a sua vida sem medida, repartir a sua vida, a graça, um pouco de Deus.

Temos o exemplo dos santos que se dão a Deus e aos outros: S. Pedro, S. Paulo, S. João, S. Francisco de Assis; Santa Teresa de Jesus, Santa Maria Goreti; Beata Alexandrina, Madre Teresa de Calcutá e tantos outros santos.

Uma lista interminável que homens e mulheres que se esquecem de si, para viverem para os outros...
Tantas mães de família que vivem para o marido, os filhos, a família, vivem para a Igreja; tantos sacerdotes, religiosos, religiosas, missionários...

Ser cristão a sério é arriscar a sua vida, tomar a sério o nome de cristão, valorizar mais a fé do que a vida no intuito de ganhar a Cristo e levar a fé em Cristo aos outros.

Fazer da vida um hino de gratidão, uma parábola (história) de amor e de encanto, fazendo só o que é bom, belo, digno.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

DEUS CRIOU-NOS POR AMOR


 
 
Deus ama-nos. Por isso, não nos criou completos, acabados, mas deu-nos a capacidade de participar livremente na nossa própria criação. Deus criou-nos livres para estabelecermos relacionamentos que farão de nós homens, pessoas.

És livre para decidires, a fim de amares, por tua iniciativa... como Ele te amou.

Amar o outro, é querer que ele seja livre para amar.

Muitos homens e mulheres lamentam-se por não terem certos "materiais" (qualidades) para se construírem a si mesmos.
O essencial nós o temos e isso foi-nos transmitido por muitos intermediários, mas na fonte está Deus.

Se nós nos mostramos descontentes com o que Deus nos deu, Ele fica triste, ofendido connosco, como uma pessoa fica trinte quando dá um presente a outro e este o recebe mal ou até o rejeita.

Deus, que é um Pai amoroso, que ama infinitamente os homens, seus filhos, dá a cada homem o suficiente para ele se construir como pessoa, se tornar o filho feliz com que Ele sonha desde sempre.

Está nas mãos de cada um fazer frutificar, desenvolver os dons que Deus nos deu para Sua glória e nosso triunfo em todas as dimensões.

Por isso, a vida de relação com Deus deve ser uma caminhada rumo a Ele com todo o teu ser.
Assim, não basta ter umas ideias acerca de Deus (espírito); não basta experimentar profundas emoções religiosas (coração); ou exprimir-se através de gestos, posições do corpo em oração (corpo).
A pessoa humana completa é que deve ir ao encontro de Deus, pois Ele veio ao nosso encontro no seu Filho, HOMEM perfeito.
A pessoa humana completa, unificada é que caminha em direção ao seu acabamento final: a ressurreição, e não apenas a alma.
A ressurreição é para todo o homem: razão, coração e corpo.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

AMAR-SE A SI PRÓPRIO


http://operfumededeus.blogspot.com

Reconhece e aceita o teu "capital", as tuas qualidades. Alegra-te com isso. Ama-te a ti próprio sob pena de te arrastares uma vida inteira, permanecendo insatisfeito, suportando-te contra vontade, tornando-te até incapaz de amar os outros.
Se em vez de olhares para ti, olhas para os outros para os invejares, não estás a amar, não estás a ser feliz.
Estás a ser infeliz.

Ama as tuas riquezas que te foram dadas.
Todos os bens materiais que possuis para te construires recebeste-os: dos teus pais, dos teus avós, de todos os homens, de todo o universo.
E no fim de tudo pensa que todos os bens que tens te vieram de DEUS, fonte de toda a vida.
Serás feliz se acreditares que não deves a ti próprio o que tens e o que és, mas deve-lo aos outros e a Deus.

Procura ser feliz e agradecido pelos dons que te foram oferecidos.
Procura ser agradecido a quem deves agradecer.

Cada pessoa tem 3 andares e deve dar importância a todos os andares (físico, psíquico e afetivo). Se só der importância a um ou a dois e esquecer um ou dois, fica desequilibrado e não se pode manter de pé e caminhar direito. Fica torto, desequilibrado. É importante servir-se de todos os andares.

No nosso relacionamento com as outras pessoas é preciso dar importância a todos os 3 andares.

Há uns que dão muito valor ao corpo (dar um aperto de mão, um beijo com interesse sexual), outros contentam-se em sentir simpatia por alguém (coração); outros procuram trocar ideias (pensamento) acerca de determinados assuntos, sem estabelecer um verdadeiro encontro.
Há encontro de ideias, não de pessoas.

Pode acontecer ainda que um se relacione com outra pessoa valorizando apenas um andar (pensamento) e outro valorize outro andar (coração).
Neste caso há um desequilíbrio na relação porque um quer uma coisa e o outro quer outra.
Estão em ondas diferentes.

Tudo isto faz com que muita gente se sinta profunda solidão, outros sejam incompreendidos, mal recebidos ou recebidos com frieza, outros ainda têm camaradas, mas poucos amigos.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CONSTRUIR O HOMEM NA SUA TOTALIDADE


 
 
Uma árvore tem raízes, tronco, ramos.
Se uma parte se deteriora, a árvore enfraquece e pode até morrer. O mesmo se passa com a pessoa.
A pessoa só existe enquanto ser em relação, ser que se relaciona, ser social e sociável:

1- Relação com o interior de si mesmo (corpo, coração, cérebro) numa unidade de uma só pessoa= dimensão interior;

2- Relação com a natureza, com o espaço envolvente- natureza criada por Deus e a natureza transformada pelo homem: trabalho manual, científico, técnico, artístico...

3- Relação com todas as outras pessoas, desde os mais próximos até aos mais distantes, com os de ontem, de hoje e de amanhã que constituem o CORPO DA HUMANIDADE = dimensões horizontais (2 e 3);

4-  Relação com a Fonte da Vida que anima a pessoa, a humanidade e o universo = Deus- Dimensão vertical.
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

FORMAÇÃO BÍBLICA




EM FORNELOS- FAFE
FORMAÇÃO BÍBLICA A PARTIR DE 3 DE
OUTUBRO.

FORMAÇÃO ABERTA A TODOS
TEMPO PARA EVANGELIZAR.

APROVEITA. APARECE. 
VAI SER LINDO.


MUITA FORMAÇÃO, ALEGRIA, MÚSICA, DANÇA, FESTA, AMIZADE...
CONVÍVIO
FORMAÇÃO ÀS QUINTAS FEIRAS: PRIMEIRA E TERCEIRA SEMANA DE CADA MÊS. TODOS OS MESES.
------
DIVULGA ESTE ACONTECIMENTO.

SÊ APÓSTOLO(A) DO EVANGELHO.

COMUNICA AOS TEUS AMIGOS, DE FAFE, MESMO QUE TU NÃO POSSAS APARECER SEMPRE.
APARECE, PELO MENOS DE VEZ EM QUANDO...
VAMOS CONHECER A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO E
FAZER A EXPERIÊNCIA DO AMOR DE DEUS POR CADA UM DE NÓS...
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SER UM CATÓLICO COMPLETO




http://operfumededeus.blogspot.com

O católico completo é aquele que:

1- Acredita - Conhecimento intelectual- Conhecer as pessoas divinas e conhecer as verdades da fé.
A evangelização, o ensino da catequese e da pregação pretende levar ao conhecimento da doutrina para suscitar a fé, buscar razões de crer e aderir - sim creio.

2- Celebra os mistérios cristãos- Vida sacramental que nos aplica no presente a salvação realizada por Cristo no seu mistério Pascal (Confissão e Eucaristia).
Integração na comunidade eclesial.
Não pode ter Deus por Pai, quem não tem a Igreja como Mãe.

3- Vive nas atitudes e opções da vida a fidelidade à fé professada e celebrada. Agir de acordo com a dignidade de filhos de Deus Pai na caridade (amor) do E. Santo.
Testemunho apostólico e missionário.
Deixar-se transformar pela graça de Deus e transformar os ambientes em que se insere.

4- Reza - Vida de oração.
Jesus é modelo perfeito de oração, o cristão é chamado ao diálogo com Deus na oração- Pai-Nosso.
A oração é o alimenta da vida cristã dos fieis em todas as idades.
O católico a sério deve ter todos os dias, pelo menos 15 minutos de oração diária.
 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SER CRISTÃO CADA VEZ MAIS E MELHOR


Renunciar à falsidade. Falsidade é

- Não ser leal, nem sincero,

- Ter duas caras,

- Usar máscaras,

- Ter segundas intenções,

- Não reconhecer os seus erros

- Enganar o próximo.

 

Renunciar à injustiça. Injustiça é

- Não dar aos outros o que lhe é devido,

- Querer para si o que pertence ao próximo

- Dominar e oprimir os mais fracos,

- Não valorizar a pessoa e os trabalhos dos outros

- Não dar a todos a mesma ocasião de se promoverem,

- Interpretar mal o que os outros fazem

- Difamar e caluniar o próximo.

sábado, 7 de setembro de 2013

“QUEM É DEUS”?


      Segundo a Bíblia, o Deus revelado e dado a conhecer por
      Jesus Cristo?

         O Deus anunciado pelos seguidores de Cristo: os Apóstolos,
         os Mártires, os Santos, os Papas, os Bispos, os
       Sacerdotes, os Leigos...

        1.Deus é um ser pessoal.

        2.Deus é uma comunidade de vida das três Pessoas Divinas
      que se amam: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
      Deus é uma Família onde circula entre todos a vida e o amor.

         3.Deus é o SER Eterno, sem princípio nem fim.

        Cada pessoa divina é Inteligente, Livre, Autónoma,
       Santa, Relacionando-se umas com as outras numa doação
       total e envolvimento total de umas nas outras.

        Cada pessoa divina está toda na outra, mas são distintas e
        sem se confundirem umas com as outras.

      Trata-se de um Mistério. Não conseguimos
     compreender plenamente com a inteligência,
       mas temos de aceitar na fé.
 
       3.2. Deus revela-se= mostra-se, dá-se a conhecer

      - Na criação, Deus revela-se como Criador.

     - Na Bíblia, Deus revela-se ainda como Salvador, libertador.

     Revelação natural - Mistério de Deus escondido e revelado
      na obra da Natureza.
     Pelas coisas visíveis chegamos à existência do Invisível
     (Autor de tudo o que existe).

     Tudo o que existe tem um autor. Assim também o Universo
     criado, tem de ter um Criador= Deus Origem de tudo

      - Revelação bíblica= História da Salvação:

       Antigo Testamento= Deus revela-se a Abraão, Isaac, Jacob,
       Moisés, Juízes, Reis, Profetas.

       Novo Testamento = Deus revela-se por e em Jesus Cristo,
       nos Apóstolos, e na Igreja.
       Antiga Aliança e Nova Aliança.

       Claro que esta revelação é sempre uma proposta e nunca
      imposta.
      Trata-se de uma revelação indireta: como uma pegada
      é uma revelação indireta de alguém.
       Deus não obriga ninguém a acreditar. Acredita quem tem fé…

NOVA EVANGELIZAÇÃO


http://operfumededeus.blogspot.com

Sem evangelização não há Igreja

A evangelização está ao serviço do Reino de Deus e identifica a Igreja.
A Igreja nasce do evangelho e está ao serviço dele.
A Igreja existe para implantar o evangelho, para tornar presente no mundo o Reino de Deus.

Há uma ligação íntima entre Cristo, a Igreja e a evangelização.

Não se pode evangelizar sem a Igreja e a evangelização pretende levar as pessoas convertidas a fazer parte da Igreja. Mas por vezes, a própria Igreja é um obstáculo à evangelização pela sua burocracia, conservadorismo e divisões internas.

Se a Igreja não é fiel a si mesma, nem se evangeliza, nem é capaz de evangelizar.

A Igreja precisa de se converter à tarefa de evangelização.  
Quem vive bem a sua pertença à comunidade, à Igreja, melhor evangeliza.

Acredita-se numa pessoa ou num grupo coerente, que diz e faz.
A Igreja será tanto mais credível quanto mais vive de forma evangélica. Vivendo de forma evangélica, melhor a Igreja pode evangelizar.
A evangelização exige que a Igreja viva de acordo com o evangelho (fé, confiança em Deus Pai e fraternidade entre todas as pessoas).

Não basta a santidade da doutrina e dos sacramentos para a Igreja evangelizar. Exige-se que as pessoas vivam de forma evangélica, sendo imitadoras de Jesus Cristo.

sábado, 31 de agosto de 2013

QUEM É DEUS?


http://operfumededeus.blogspot.com


“QUEM É DEUS”? Segundo a Bíblia, o Deus revelado e dado a conhecer por Jesus Cristo?

O Deus anunciado pelos seguidores de Cristo: os Apóstolos,
os Mártires, os Santos, os Papas, os Bispos, os Sacerdotes,
os Leigos...

1.Deus é um ser pessoal.

2. Deus é uma comunidade de vida das três Pessoas Divinas
que se amam: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Deus é uma Família onde circula entre todos a vida e o amor.

3.Deus é o SER Eterno, sem princípio nem fim. Ser necessário.

Cada pessoa divina é Inteligente, Livre, Autónoma, Santa,
 Relacionando-se umas com as outras numa doação total
e envolvimento total de umas nas outras.

Cada pessoa divina está toda na outra, mas são distintas e
sem se confundirem umas com as outras.

Trata-se de um Mistério. Não conseguimos compreender
plenamente com a inteligência, mas temos de aceitar na fé.


3.2. Deus revela-se= mostra-se, dá-se a conhecer
     - Na criação, Deus revela-se como Criador.
     - Na Bíblia, Deus revela-se ainda como Salvador, libertador.
    Revelação natural - Mistério de Deus escondido e revelado na obra da Natureza.
     Pelas coisas visíveis chegamos à existência do Invisível (Autor de tudo o que existe).

Tudo o que existe tem um autor. Assim também o Universo
criado, tem de ter um Criador= Deus Origem de tudo

- Revelação bíblica= História da Salvação:

Antigo Testamento= Deus revela-se a Abraão, Isaac, Jacob,
 Moisés, Juízes, Reis, Profetas.

Novo Testamento = Deus revela-se por e em Jesus Cristo, nos
Apóstolos, e na Igreja. Antiga Aliança e Nova Aliança.

Claro que esta revelação é sempre uma proposta e nunca
 imposta. Trata-se de uma revelação indireta: como uma pegada
é uma revelação indireta de alguém.
Deus não obriga ninguém a acreditar. Acredita quem tem fé…

sábado, 24 de agosto de 2013

ANO DA FÉ E ORAÇÃO CRISTÃ



http://operfumededeus.blogspot.com

A fé tem de se de ser alimentada pela oração.
De outro modo, definha e morre.

 Está triste? Reze.
    Está feliz? Reze.
    Está desanimado? Reze.
    Está com raiva? Reze.
    Está doente? Procure um médico e reze.

Enfim, reze sempre, nunca esqueça de rezar, seja na alegria ou na tristeza, dê Glória a Deus, assim de hábito em hábito  nos mantemos forte, até mesmo para superar aqueles acontecimentos insuperáveis, que todos vamos viver, mas cedo ou mais tarde, queiramos ou não.

Deus pode "morrer" em nós de diversas formas:

- por anemia, fraqueza, falta de reza, quando menos se reza menos se quer rezar;

- por atrofia, rezar é colocar a fé em movimento, se paro de rezar não recebo mais a graça de Deus, a graça é que nos faz mover em direção a Deus, logo, se não rezo, Deus "morre" em nós por atrofia.

"A graça atual é um precioso auxílio momentâneo que Deus envia para ajudar a fazer o bem em determinada circunstância.

Esta graça nunca é recusada à prece feita com confiança e total submissão à vontade divina.

 Jesus foi claro: “Pedi e dar-se-vos-á, buscai e encontrareis, batei e abri-se-vos-á. Porque todo o que pede recebe, e o que busca encontra, e ao que bate abrir-se-á”(Mt 7,8).

A graça é ininterruptamente a presença ativa, estimuladora do Espírito Santo, inspirando e avigorando a alma daquele que crê".
    Quem reza, persevera em prece, em todas as circunstâncias terá a graça de Deus.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

ANO DA FÉ- ORAÇÃO



http://operfumededeus.blogspot.com


A oração tem de ser uma relação pessoal com cada uma dessas pessoas divinas.

A oração é fundamental, essencial na vida de um cristão.

A oração é a respiração da vida cristã…

Orar é fazer silêncio cá dentro da alma e do coração, fechar os olhos e falar com um TU divino (pode ser falar com o Pai, com o Filho- Jesus Cristo, com o Espírito Santo, com Nossa Senhora, com os Santos).

Orar é também fazer silêncio e escutar Deus:

 “Fala, Senhor que eu escuto.
     Diz-me o que hei-de dizer, o que hei-de fazer…
     Senhor, mostra-me qual é a Tua vontade…”.

Ir à igreja é uma oportunidade para conhecermos melhor a Deus, aprendermos coisas de Deus.
Mas sobretudo fazerem a experiência interior na ORAÇÃO de que

Deus EXISTE
    Deus é VIDA
    Deus é AMOR
    Deus cuida de nós
    Deus nos ama.
    Deus nos chama a segui-l’O.

      Os pais têm de ajudar a fazer esta experiência da oração, para, depois, transmitirem aos filhos esta experiência do encontro (indireto) com Deus, que não se vê, nem se ouve, nem se toca, mas que está realmente presente.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

EXPERIÊNCIA DE DEUS


http://operfumededeus.blogspot.com

Um dia, há muito, muito tempo, certo jovem quis sair da casa dos pais e viajar pelo mundo.
    Por lá andou cerca de um ano caminhando a pé, no tempo em que não havia transportes, nem telefones.
    Ao fim desse tempo, chegou a casa dos pais, mal vestido, magro, cansado, mas feliz.

Ao fim de algum tempo recompôs-se comendo, descansando, recuperando as forças perdidas.

O pai, perguntou ao filho:

- Meu filho, andaste pelo mundo cerca de um ano e que descobriste?

- Descobri que Deus existe, respondeu o filho.

O pai achou estranha aquela resposta e foi perguntar pela aldeia às pessoas (o pai não era nada religioso):

 - Deus existe?

E as pessoas iam respondendo uma e outra:

- Sim, Deus existe. Na aldeia, todos sabem que Deus existe.

O pai foi ter com o filho e disse-lhe:

- Meu filho, andaste a viajar pelo mundo e descobriste que Deus existe, mas na aldeia todo o mundo sabe que Deus existe. Não precisavas de sair de casa…

O filho respondeu-lhe:

- Meu pai, toda a gente sabe que Deus existe,
mas EU EXPERIMENTEI QUE DEUS EXISTE…

 - Eu fiz a experiência íntima e profunda de que Deus existe, bem dentro do meu ser.

 Aproveitei as caminhadas longas e solitárias para falar com Deus, como um amigo fala ao seu amigo.

 - Fiz a experiência de Deus ao olhar para as estrelas, o sol, as plantas, as aves, os animais.

- Fiz a experiência que Deus existe na amizade das pessoas que me acolhiam e em davam alimento e outras a quem eu ajudei.

 - Fiz a experiência que Deus existe nas celebrações em que participei.