Número total de visualizações de página

terça-feira, 26 de novembro de 2013

ESPETÁCULO MUSICAL CATÓLICO

FOTOS DO ESPETÁCULO MUSICAL CATÓLICO REALIZADO NO TEATRO CINEMA
DE FAFE- BRAGA- PORTUGAL
NO ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ
- 22 E 24 DE NOVEBRO-
 
 
 















quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DESENVOLVER A VIDA DE DEUS EM TI


             http://operfumededeus.blogspot.com


Se a tua vida é uma dádiva de Deus, na sua origem, só pode ser bela e pura, qualquer que seja o teu comportamento e Deus concede-te todos os dias essa vida.

Nada pode resistir ao desenvolvimento e à expansão da tua vida em ti e fora de ti, visto que essa vida é o fruto perene do amor de Deus por ti.

Nada... Exceto a liberdade.
A liberdade é a única fronteira que Deus não pode atravessar, sem o teu consentimento e a tua participação.

Tu és livre de receber, de desenvolver o melhor possível e de transmitires a vida como te aprouver.
Mas podes também desperdiçares essa vida, afastá-la completamente do seu fim.
Mesmo assim, Deus continuará a conceder-ta bela e pura na sua origem, mesmo que tu a uses contra ti, contra os teus irmãos e contra Ele.
Mas, nesse caso, Deus sofrerá com isso. Por causa disso, Ele será novamente "crucificado".
É essa a sua verdadeira paixão.
Paixão de amor, paixão de sofrimento por nos ver sofrer porque desperdiçamos ou desnaturalizamos essa vida feita para se expandir até à eternidade.

Contudo, o amor do Pai por nós é de tal modo grande que, quando enveredamos por essa situação Deus continua a suscitar a vida em nós, uma vida de novo purificada por meio de seu Filho Jesus Cristo.
Jesus Cristo vem purificar a vida que nós poluímos e "ressuscita-a" se fizemos morrer a vida, deixando de amar.
 

Em Deus a vida não pode morrer porque n'Ele o amor sempre se difunde. Se te unires a Deus, viverás eternamente- É a dimensão vertical da pessoa humana que se volta para Deus.

A pessoa só se constrói verdadeiramente na sua plenitude se se relacionar com Deus tendo, assim, uma confiança incondicional na vida. Isso é possível através de um momento de recolhimento, alguns breves instantes para chegares ao fundo do teu coração donde brota a vida sob o sopro do amor de Deus Pai. Trata-se de uma ligação à Fonte da vida e da energia vital para poderes enriquecer de novo a vida e empreenderes a tua prórpia reconstrução.

O homem deve ser integrado e unificado, mas, na prática, pode muitas vezes ser

- descomprimido (sem regras, sem limites, disperso);

- recalcado (comprimido, oprimido, proibido).

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ACOLHER A VIDA COMO UM DOM



http://operfumededeus.blogspot.com


ACOLHER A VIDA COMO UM DOM
DOS PAIS E DE DEUS
 

a) Podes aceitar a vida que te é oferecida, sem te preocupares em saber donde ela vem.
Assim vivem muitos que acreditam que a vida veio por acaso, por circunstâncias fortuitas, acidentais.

b) Podes viver sem saber porque vives.
Assim vivem os que ignoram a origem da vida, mas pensam que esta vale a pena ser vivida.

c) Podes viver acreditando que, para além de todos os intermediários através dos quais esta vida te chega às mãos, ela nasce de uma Fonte e que esta Fonte é ALGUÉM: DEUS - PAI.

Quem acredita em Deus Pai, sabe de onde lhe vem a vida, para onde é que vai, qual a razão de "existir" - é a dimensão vertical que nos leva ao relacionamento com Deus. Isso liberta-o da angústia existencial que sofrem muitos homens sem saberem para que vivem, sem saberem que são filhos de Deus.

A vida tem muito de positivo, de bom e de belo

A água do rio pode irrigar campos e fazê-los frutificar; pode inundar cidades e destruir casas; pode arrastar consigo resíduos que nela se lançam e contaminar a terra e os homens. E, todavia, essa água é pura e bela na sua origem. São os elementos exteriores a ela própria que a tornam má, e capaz de gerar a doença e a morte.
A vida é assim.

A vida, tu vê-la "correr" em ti, à tua volta.
E, de vez em quando dizes: "a vida é bela"!".
Outras vezes queixas-te das provações que ela te impõe. Revoltas-te diante dos sofrimentos que gera a história humana.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

JESUS SALVADOR



Jesus é o Filho da Virgem Maria e Filho de Deus Pai; Ele é o Salvador do Mundo; é Ele que traz ao mundo a Boa Nova, a Boa Notícia (Evangelho) de que Deus nos ama;
Jesus é o Redentor humano, o Amigo que nunca falha, capaz de dar sentido às nossas vidas e dar resposta exata às grandes que a Humanidade faz.

Jesus é o amor, a paz, o encanto, a força; é o Bom Pastor, o Pão Vivo. É a esperança, a plenitude.
É tudo e com Ele tudo é vida, alegria sem fim.

Jesus Cristo é o Homem Perfeito, o Homem Novo, o Modelo a quem podemos e devemos imitar.

Se O imitarmos e nos enchermos da Sua presença, da Sua paz, do Seu perdão, do Seu amor, da Sua misericórdia, transbordaremos para os outros.

Quem sonha com um mundo melhor, mais fraterno, mais justo, mais verdadeiro, mais solidário, tem de aprender com Jesus Cristo e fazer tudo para O imitar.

Trata-se de uma missão maravilhosa que é de todos os batizados e não apenas do papa, ou dos bispos, ou dos padres e freiras.

Missão bela, difícil, grande e sublime para toda a vida.

O mundo precisa de nós... De mim, de ti...
Não voltemos as costas a Jesus Cristo.

Precisamos de ter uma experiência de amizade com o Senhor através da oração pessoal, íntima, como um amigo fala ao seu amigo.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

AS VÁRIAS DIMENSÕES DA FÉ.

http://operfumededeus.blogspot.com



Fé que se professa- Conhecer as pessoas divinas (Pai, Filho, Espírito Santo), saber, conhecer as verdades da nossa fé...

Fé que se celebra: 7 sacramentos (Eucaristia e Confissão ou Reconciliação)...

Fé que se vive: mandamentos, obras de misericórdia e bem-aventuranças

Fé que se reza: para haver fé, tem de haver oração: oração pessoal e de grupo: família e comunidade eclesial.

Viver a fé com alegria e mostrar nessa alegria o verdadeiro rosto de Deus que é alegre e é feliz.

Estar cheio de Jesus Cristo, apaixonado pelo Senhor Jesus, como um recipiente cheio de água, ser muito amigo d’Ele e levar a força dessa amizade ao grupo, aos amigos, ao mundo do trabalho, à política, aos negócios, à rua, à família, aos divertimentos, à educação dos filhos.

Um cristão tem de ser missionário, tem de ser um evangelizador. Mas só um cristão apaixonado por Jesus Cristo tem coragem de falar dele aos outros. Apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida.

Uma coisa é ser cristão (basta ser batizado), outra coisa bem diferente, é ser BOM CRISTÃO.

Uma coisa é ser Homem, Mulher. Outra coisa é ser um bom Homem, uma boa Mulher.

Ser um cristão vulgar, banal, é fácil. Ser um cristão a meias, é fácil.

Difícil é ser um bom cristão.

Difícil é ser um cristão a sério, em todas as horas, situações e circunstâncias.

Difícil é ser um cristão a tempo inteiro.

Difícil é ser um cristão dentro e fora da Igreja, 24 horas por dia...

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

É GRANDE SER-SE CRISTÃO


 
 
                   SER CRISTÃO A SÉRIO

Grande coisa é ser cristão.
O cristão deve ser energia, força, encanto.
        Ter um projeto, um ideal de vida elevado, uma esperança ativa, uma promessa a realizar em plenitude.

Como cristãos, devemos fazer da nossa vida algo de grande, belo, bom, nobre.
Comprometer-se com a verdade.
Colocar a vida ao serviço dos outros, do evangelho, da Igreja.

O cristão deve ser ele próprio.
Não ser fotocópia de ninguém.
Não ser manipulado, enganado por ninguém.
Não andar atrás do que os outros pensam e dizem, nem andar atrás de modas que passam rapidamente.

Sentir dentro de si mesmo os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo e transferi-los para o grupo de amigos e do ambiente que o rodeia.

O cristão autêntico fez uma opção pessoal por Jesus Cristo, pois descobriu que Jesus Cristo é a realização suprema da pessoa humana.

É grande o cristão que ama sem esperar recompensa dos humanos.

Dar a sua vida sem medida, repartir a sua vida, a graça, um pouco de Deus.

Temos o exemplo dos santos que se dão a Deus e aos outros: S. Pedro, S. Paulo, S. João, S. Francisco de Assis; Santa Teresa de Jesus, Santa Maria Goreti; Beata Alexandrina, Madre Teresa de Calcutá e tantos outros santos.

Uma lista interminável que homens e mulheres que se esquecem de si, para viverem para os outros...
Tantas mães de família que vivem para o marido, os filhos, a família, vivem para a Igreja; tantos sacerdotes, religiosos, religiosas, missionários...

Ser cristão a sério é arriscar a sua vida, tomar a sério o nome de cristão, valorizar mais a fé do que a vida no intuito de ganhar a Cristo e levar a fé em Cristo aos outros.

Fazer da vida um hino de gratidão, uma parábola (história) de amor e de encanto, fazendo só o que é bom, belo, digno.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

DEUS CRIOU-NOS POR AMOR


 
 
Deus ama-nos. Por isso, não nos criou completos, acabados, mas deu-nos a capacidade de participar livremente na nossa própria criação. Deus criou-nos livres para estabelecermos relacionamentos que farão de nós homens, pessoas.

És livre para decidires, a fim de amares, por tua iniciativa... como Ele te amou.

Amar o outro, é querer que ele seja livre para amar.

Muitos homens e mulheres lamentam-se por não terem certos "materiais" (qualidades) para se construírem a si mesmos.
O essencial nós o temos e isso foi-nos transmitido por muitos intermediários, mas na fonte está Deus.

Se nós nos mostramos descontentes com o que Deus nos deu, Ele fica triste, ofendido connosco, como uma pessoa fica trinte quando dá um presente a outro e este o recebe mal ou até o rejeita.

Deus, que é um Pai amoroso, que ama infinitamente os homens, seus filhos, dá a cada homem o suficiente para ele se construir como pessoa, se tornar o filho feliz com que Ele sonha desde sempre.

Está nas mãos de cada um fazer frutificar, desenvolver os dons que Deus nos deu para Sua glória e nosso triunfo em todas as dimensões.

Por isso, a vida de relação com Deus deve ser uma caminhada rumo a Ele com todo o teu ser.
Assim, não basta ter umas ideias acerca de Deus (espírito); não basta experimentar profundas emoções religiosas (coração); ou exprimir-se através de gestos, posições do corpo em oração (corpo).
A pessoa humana completa é que deve ir ao encontro de Deus, pois Ele veio ao nosso encontro no seu Filho, HOMEM perfeito.
A pessoa humana completa, unificada é que caminha em direção ao seu acabamento final: a ressurreição, e não apenas a alma.
A ressurreição é para todo o homem: razão, coração e corpo.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

AMAR-SE A SI PRÓPRIO


http://operfumededeus.blogspot.com

Reconhece e aceita o teu "capital", as tuas qualidades. Alegra-te com isso. Ama-te a ti próprio sob pena de te arrastares uma vida inteira, permanecendo insatisfeito, suportando-te contra vontade, tornando-te até incapaz de amar os outros.
Se em vez de olhares para ti, olhas para os outros para os invejares, não estás a amar, não estás a ser feliz.
Estás a ser infeliz.

Ama as tuas riquezas que te foram dadas.
Todos os bens materiais que possuis para te construires recebeste-os: dos teus pais, dos teus avós, de todos os homens, de todo o universo.
E no fim de tudo pensa que todos os bens que tens te vieram de DEUS, fonte de toda a vida.
Serás feliz se acreditares que não deves a ti próprio o que tens e o que és, mas deve-lo aos outros e a Deus.

Procura ser feliz e agradecido pelos dons que te foram oferecidos.
Procura ser agradecido a quem deves agradecer.

Cada pessoa tem 3 andares e deve dar importância a todos os andares (físico, psíquico e afetivo). Se só der importância a um ou a dois e esquecer um ou dois, fica desequilibrado e não se pode manter de pé e caminhar direito. Fica torto, desequilibrado. É importante servir-se de todos os andares.

No nosso relacionamento com as outras pessoas é preciso dar importância a todos os 3 andares.

Há uns que dão muito valor ao corpo (dar um aperto de mão, um beijo com interesse sexual), outros contentam-se em sentir simpatia por alguém (coração); outros procuram trocar ideias (pensamento) acerca de determinados assuntos, sem estabelecer um verdadeiro encontro.
Há encontro de ideias, não de pessoas.

Pode acontecer ainda que um se relacione com outra pessoa valorizando apenas um andar (pensamento) e outro valorize outro andar (coração).
Neste caso há um desequilíbrio na relação porque um quer uma coisa e o outro quer outra.
Estão em ondas diferentes.

Tudo isto faz com que muita gente se sinta profunda solidão, outros sejam incompreendidos, mal recebidos ou recebidos com frieza, outros ainda têm camaradas, mas poucos amigos.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CONSTRUIR O HOMEM NA SUA TOTALIDADE


 
 
Uma árvore tem raízes, tronco, ramos.
Se uma parte se deteriora, a árvore enfraquece e pode até morrer. O mesmo se passa com a pessoa.
A pessoa só existe enquanto ser em relação, ser que se relaciona, ser social e sociável:

1- Relação com o interior de si mesmo (corpo, coração, cérebro) numa unidade de uma só pessoa= dimensão interior;

2- Relação com a natureza, com o espaço envolvente- natureza criada por Deus e a natureza transformada pelo homem: trabalho manual, científico, técnico, artístico...

3- Relação com todas as outras pessoas, desde os mais próximos até aos mais distantes, com os de ontem, de hoje e de amanhã que constituem o CORPO DA HUMANIDADE = dimensões horizontais (2 e 3);

4-  Relação com a Fonte da Vida que anima a pessoa, a humanidade e o universo = Deus- Dimensão vertical.
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

FORMAÇÃO BÍBLICA




EM FORNELOS- FAFE
FORMAÇÃO BÍBLICA A PARTIR DE 3 DE
OUTUBRO.

FORMAÇÃO ABERTA A TODOS
TEMPO PARA EVANGELIZAR.

APROVEITA. APARECE. 
VAI SER LINDO.


MUITA FORMAÇÃO, ALEGRIA, MÚSICA, DANÇA, FESTA, AMIZADE...
CONVÍVIO
FORMAÇÃO ÀS QUINTAS FEIRAS: PRIMEIRA E TERCEIRA SEMANA DE CADA MÊS. TODOS OS MESES.
------
DIVULGA ESTE ACONTECIMENTO.

SÊ APÓSTOLO(A) DO EVANGELHO.

COMUNICA AOS TEUS AMIGOS, DE FAFE, MESMO QUE TU NÃO POSSAS APARECER SEMPRE.
APARECE, PELO MENOS DE VEZ EM QUANDO...
VAMOS CONHECER A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO E
FAZER A EXPERIÊNCIA DO AMOR DE DEUS POR CADA UM DE NÓS...
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SER UM CATÓLICO COMPLETO




http://operfumededeus.blogspot.com

O católico completo é aquele que:

1- Acredita - Conhecimento intelectual- Conhecer as pessoas divinas e conhecer as verdades da fé.
A evangelização, o ensino da catequese e da pregação pretende levar ao conhecimento da doutrina para suscitar a fé, buscar razões de crer e aderir - sim creio.

2- Celebra os mistérios cristãos- Vida sacramental que nos aplica no presente a salvação realizada por Cristo no seu mistério Pascal (Confissão e Eucaristia).
Integração na comunidade eclesial.
Não pode ter Deus por Pai, quem não tem a Igreja como Mãe.

3- Vive nas atitudes e opções da vida a fidelidade à fé professada e celebrada. Agir de acordo com a dignidade de filhos de Deus Pai na caridade (amor) do E. Santo.
Testemunho apostólico e missionário.
Deixar-se transformar pela graça de Deus e transformar os ambientes em que se insere.

4- Reza - Vida de oração.
Jesus é modelo perfeito de oração, o cristão é chamado ao diálogo com Deus na oração- Pai-Nosso.
A oração é o alimenta da vida cristã dos fieis em todas as idades.
O católico a sério deve ter todos os dias, pelo menos 15 minutos de oração diária.
 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SER CRISTÃO CADA VEZ MAIS E MELHOR


Renunciar à falsidade. Falsidade é

- Não ser leal, nem sincero,

- Ter duas caras,

- Usar máscaras,

- Ter segundas intenções,

- Não reconhecer os seus erros

- Enganar o próximo.

 

Renunciar à injustiça. Injustiça é

- Não dar aos outros o que lhe é devido,

- Querer para si o que pertence ao próximo

- Dominar e oprimir os mais fracos,

- Não valorizar a pessoa e os trabalhos dos outros

- Não dar a todos a mesma ocasião de se promoverem,

- Interpretar mal o que os outros fazem

- Difamar e caluniar o próximo.

sábado, 7 de setembro de 2013

“QUEM É DEUS”?


      Segundo a Bíblia, o Deus revelado e dado a conhecer por
      Jesus Cristo?

         O Deus anunciado pelos seguidores de Cristo: os Apóstolos,
         os Mártires, os Santos, os Papas, os Bispos, os
       Sacerdotes, os Leigos...

        1.Deus é um ser pessoal.

        2.Deus é uma comunidade de vida das três Pessoas Divinas
      que se amam: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
      Deus é uma Família onde circula entre todos a vida e o amor.

         3.Deus é o SER Eterno, sem princípio nem fim.

        Cada pessoa divina é Inteligente, Livre, Autónoma,
       Santa, Relacionando-se umas com as outras numa doação
       total e envolvimento total de umas nas outras.

        Cada pessoa divina está toda na outra, mas são distintas e
        sem se confundirem umas com as outras.

      Trata-se de um Mistério. Não conseguimos
     compreender plenamente com a inteligência,
       mas temos de aceitar na fé.
 
       3.2. Deus revela-se= mostra-se, dá-se a conhecer

      - Na criação, Deus revela-se como Criador.

     - Na Bíblia, Deus revela-se ainda como Salvador, libertador.

     Revelação natural - Mistério de Deus escondido e revelado
      na obra da Natureza.
     Pelas coisas visíveis chegamos à existência do Invisível
     (Autor de tudo o que existe).

     Tudo o que existe tem um autor. Assim também o Universo
     criado, tem de ter um Criador= Deus Origem de tudo

      - Revelação bíblica= História da Salvação:

       Antigo Testamento= Deus revela-se a Abraão, Isaac, Jacob,
       Moisés, Juízes, Reis, Profetas.

       Novo Testamento = Deus revela-se por e em Jesus Cristo,
       nos Apóstolos, e na Igreja.
       Antiga Aliança e Nova Aliança.

       Claro que esta revelação é sempre uma proposta e nunca
      imposta.
      Trata-se de uma revelação indireta: como uma pegada
      é uma revelação indireta de alguém.
       Deus não obriga ninguém a acreditar. Acredita quem tem fé…

NOVA EVANGELIZAÇÃO


http://operfumededeus.blogspot.com

Sem evangelização não há Igreja

A evangelização está ao serviço do Reino de Deus e identifica a Igreja.
A Igreja nasce do evangelho e está ao serviço dele.
A Igreja existe para implantar o evangelho, para tornar presente no mundo o Reino de Deus.

Há uma ligação íntima entre Cristo, a Igreja e a evangelização.

Não se pode evangelizar sem a Igreja e a evangelização pretende levar as pessoas convertidas a fazer parte da Igreja. Mas por vezes, a própria Igreja é um obstáculo à evangelização pela sua burocracia, conservadorismo e divisões internas.

Se a Igreja não é fiel a si mesma, nem se evangeliza, nem é capaz de evangelizar.

A Igreja precisa de se converter à tarefa de evangelização.  
Quem vive bem a sua pertença à comunidade, à Igreja, melhor evangeliza.

Acredita-se numa pessoa ou num grupo coerente, que diz e faz.
A Igreja será tanto mais credível quanto mais vive de forma evangélica. Vivendo de forma evangélica, melhor a Igreja pode evangelizar.
A evangelização exige que a Igreja viva de acordo com o evangelho (fé, confiança em Deus Pai e fraternidade entre todas as pessoas).

Não basta a santidade da doutrina e dos sacramentos para a Igreja evangelizar. Exige-se que as pessoas vivam de forma evangélica, sendo imitadoras de Jesus Cristo.

sábado, 31 de agosto de 2013

QUEM É DEUS?


http://operfumededeus.blogspot.com


“QUEM É DEUS”? Segundo a Bíblia, o Deus revelado e dado a conhecer por Jesus Cristo?

O Deus anunciado pelos seguidores de Cristo: os Apóstolos,
os Mártires, os Santos, os Papas, os Bispos, os Sacerdotes,
os Leigos...

1.Deus é um ser pessoal.

2. Deus é uma comunidade de vida das três Pessoas Divinas
que se amam: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Deus é uma Família onde circula entre todos a vida e o amor.

3.Deus é o SER Eterno, sem princípio nem fim. Ser necessário.

Cada pessoa divina é Inteligente, Livre, Autónoma, Santa,
 Relacionando-se umas com as outras numa doação total
e envolvimento total de umas nas outras.

Cada pessoa divina está toda na outra, mas são distintas e
sem se confundirem umas com as outras.

Trata-se de um Mistério. Não conseguimos compreender
plenamente com a inteligência, mas temos de aceitar na fé.


3.2. Deus revela-se= mostra-se, dá-se a conhecer
     - Na criação, Deus revela-se como Criador.
     - Na Bíblia, Deus revela-se ainda como Salvador, libertador.
    Revelação natural - Mistério de Deus escondido e revelado na obra da Natureza.
     Pelas coisas visíveis chegamos à existência do Invisível (Autor de tudo o que existe).

Tudo o que existe tem um autor. Assim também o Universo
criado, tem de ter um Criador= Deus Origem de tudo

- Revelação bíblica= História da Salvação:

Antigo Testamento= Deus revela-se a Abraão, Isaac, Jacob,
 Moisés, Juízes, Reis, Profetas.

Novo Testamento = Deus revela-se por e em Jesus Cristo, nos
Apóstolos, e na Igreja. Antiga Aliança e Nova Aliança.

Claro que esta revelação é sempre uma proposta e nunca
 imposta. Trata-se de uma revelação indireta: como uma pegada
é uma revelação indireta de alguém.
Deus não obriga ninguém a acreditar. Acredita quem tem fé…