Número total de visualizações de página

sábado, 7 de setembro de 2013

“QUEM É DEUS”?


      Segundo a Bíblia, o Deus revelado e dado a conhecer por
      Jesus Cristo?

         O Deus anunciado pelos seguidores de Cristo: os Apóstolos,
         os Mártires, os Santos, os Papas, os Bispos, os
       Sacerdotes, os Leigos...

        1.Deus é um ser pessoal.

        2.Deus é uma comunidade de vida das três Pessoas Divinas
      que se amam: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
      Deus é uma Família onde circula entre todos a vida e o amor.

         3.Deus é o SER Eterno, sem princípio nem fim.

        Cada pessoa divina é Inteligente, Livre, Autónoma,
       Santa, Relacionando-se umas com as outras numa doação
       total e envolvimento total de umas nas outras.

        Cada pessoa divina está toda na outra, mas são distintas e
        sem se confundirem umas com as outras.

      Trata-se de um Mistério. Não conseguimos
     compreender plenamente com a inteligência,
       mas temos de aceitar na fé.
 
       3.2. Deus revela-se= mostra-se, dá-se a conhecer

      - Na criação, Deus revela-se como Criador.

     - Na Bíblia, Deus revela-se ainda como Salvador, libertador.

     Revelação natural - Mistério de Deus escondido e revelado
      na obra da Natureza.
     Pelas coisas visíveis chegamos à existência do Invisível
     (Autor de tudo o que existe).

     Tudo o que existe tem um autor. Assim também o Universo
     criado, tem de ter um Criador= Deus Origem de tudo

      - Revelação bíblica= História da Salvação:

       Antigo Testamento= Deus revela-se a Abraão, Isaac, Jacob,
       Moisés, Juízes, Reis, Profetas.

       Novo Testamento = Deus revela-se por e em Jesus Cristo,
       nos Apóstolos, e na Igreja.
       Antiga Aliança e Nova Aliança.

       Claro que esta revelação é sempre uma proposta e nunca
      imposta.
      Trata-se de uma revelação indireta: como uma pegada
      é uma revelação indireta de alguém.
       Deus não obriga ninguém a acreditar. Acredita quem tem fé…

NOVA EVANGELIZAÇÃO


http://operfumededeus.blogspot.com

Sem evangelização não há Igreja

A evangelização está ao serviço do Reino de Deus e identifica a Igreja.
A Igreja nasce do evangelho e está ao serviço dele.
A Igreja existe para implantar o evangelho, para tornar presente no mundo o Reino de Deus.

Há uma ligação íntima entre Cristo, a Igreja e a evangelização.

Não se pode evangelizar sem a Igreja e a evangelização pretende levar as pessoas convertidas a fazer parte da Igreja. Mas por vezes, a própria Igreja é um obstáculo à evangelização pela sua burocracia, conservadorismo e divisões internas.

Se a Igreja não é fiel a si mesma, nem se evangeliza, nem é capaz de evangelizar.

A Igreja precisa de se converter à tarefa de evangelização.  
Quem vive bem a sua pertença à comunidade, à Igreja, melhor evangeliza.

Acredita-se numa pessoa ou num grupo coerente, que diz e faz.
A Igreja será tanto mais credível quanto mais vive de forma evangélica. Vivendo de forma evangélica, melhor a Igreja pode evangelizar.
A evangelização exige que a Igreja viva de acordo com o evangelho (fé, confiança em Deus Pai e fraternidade entre todas as pessoas).

Não basta a santidade da doutrina e dos sacramentos para a Igreja evangelizar. Exige-se que as pessoas vivam de forma evangélica, sendo imitadoras de Jesus Cristo.

sábado, 31 de agosto de 2013

QUEM É DEUS?


http://operfumededeus.blogspot.com


“QUEM É DEUS”? Segundo a Bíblia, o Deus revelado e dado a conhecer por Jesus Cristo?

O Deus anunciado pelos seguidores de Cristo: os Apóstolos,
os Mártires, os Santos, os Papas, os Bispos, os Sacerdotes,
os Leigos...

1.Deus é um ser pessoal.

2. Deus é uma comunidade de vida das três Pessoas Divinas
que se amam: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Deus é uma Família onde circula entre todos a vida e o amor.

3.Deus é o SER Eterno, sem princípio nem fim. Ser necessário.

Cada pessoa divina é Inteligente, Livre, Autónoma, Santa,
 Relacionando-se umas com as outras numa doação total
e envolvimento total de umas nas outras.

Cada pessoa divina está toda na outra, mas são distintas e
sem se confundirem umas com as outras.

Trata-se de um Mistério. Não conseguimos compreender
plenamente com a inteligência, mas temos de aceitar na fé.


3.2. Deus revela-se= mostra-se, dá-se a conhecer
     - Na criação, Deus revela-se como Criador.
     - Na Bíblia, Deus revela-se ainda como Salvador, libertador.
    Revelação natural - Mistério de Deus escondido e revelado na obra da Natureza.
     Pelas coisas visíveis chegamos à existência do Invisível (Autor de tudo o que existe).

Tudo o que existe tem um autor. Assim também o Universo
criado, tem de ter um Criador= Deus Origem de tudo

- Revelação bíblica= História da Salvação:

Antigo Testamento= Deus revela-se a Abraão, Isaac, Jacob,
 Moisés, Juízes, Reis, Profetas.

Novo Testamento = Deus revela-se por e em Jesus Cristo, nos
Apóstolos, e na Igreja. Antiga Aliança e Nova Aliança.

Claro que esta revelação é sempre uma proposta e nunca
 imposta. Trata-se de uma revelação indireta: como uma pegada
é uma revelação indireta de alguém.
Deus não obriga ninguém a acreditar. Acredita quem tem fé…

sábado, 24 de agosto de 2013

ANO DA FÉ E ORAÇÃO CRISTÃ



http://operfumededeus.blogspot.com

A fé tem de se de ser alimentada pela oração.
De outro modo, definha e morre.

 Está triste? Reze.
    Está feliz? Reze.
    Está desanimado? Reze.
    Está com raiva? Reze.
    Está doente? Procure um médico e reze.

Enfim, reze sempre, nunca esqueça de rezar, seja na alegria ou na tristeza, dê Glória a Deus, assim de hábito em hábito  nos mantemos forte, até mesmo para superar aqueles acontecimentos insuperáveis, que todos vamos viver, mas cedo ou mais tarde, queiramos ou não.

Deus pode "morrer" em nós de diversas formas:

- por anemia, fraqueza, falta de reza, quando menos se reza menos se quer rezar;

- por atrofia, rezar é colocar a fé em movimento, se paro de rezar não recebo mais a graça de Deus, a graça é que nos faz mover em direção a Deus, logo, se não rezo, Deus "morre" em nós por atrofia.

"A graça atual é um precioso auxílio momentâneo que Deus envia para ajudar a fazer o bem em determinada circunstância.

Esta graça nunca é recusada à prece feita com confiança e total submissão à vontade divina.

 Jesus foi claro: “Pedi e dar-se-vos-á, buscai e encontrareis, batei e abri-se-vos-á. Porque todo o que pede recebe, e o que busca encontra, e ao que bate abrir-se-á”(Mt 7,8).

A graça é ininterruptamente a presença ativa, estimuladora do Espírito Santo, inspirando e avigorando a alma daquele que crê".
    Quem reza, persevera em prece, em todas as circunstâncias terá a graça de Deus.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

ANO DA FÉ- ORAÇÃO



http://operfumededeus.blogspot.com


A oração tem de ser uma relação pessoal com cada uma dessas pessoas divinas.

A oração é fundamental, essencial na vida de um cristão.

A oração é a respiração da vida cristã…

Orar é fazer silêncio cá dentro da alma e do coração, fechar os olhos e falar com um TU divino (pode ser falar com o Pai, com o Filho- Jesus Cristo, com o Espírito Santo, com Nossa Senhora, com os Santos).

Orar é também fazer silêncio e escutar Deus:

 “Fala, Senhor que eu escuto.
     Diz-me o que hei-de dizer, o que hei-de fazer…
     Senhor, mostra-me qual é a Tua vontade…”.

Ir à igreja é uma oportunidade para conhecermos melhor a Deus, aprendermos coisas de Deus.
Mas sobretudo fazerem a experiência interior na ORAÇÃO de que

Deus EXISTE
    Deus é VIDA
    Deus é AMOR
    Deus cuida de nós
    Deus nos ama.
    Deus nos chama a segui-l’O.

      Os pais têm de ajudar a fazer esta experiência da oração, para, depois, transmitirem aos filhos esta experiência do encontro (indireto) com Deus, que não se vê, nem se ouve, nem se toca, mas que está realmente presente.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

EXPERIÊNCIA DE DEUS


http://operfumededeus.blogspot.com

Um dia, há muito, muito tempo, certo jovem quis sair da casa dos pais e viajar pelo mundo.
    Por lá andou cerca de um ano caminhando a pé, no tempo em que não havia transportes, nem telefones.
    Ao fim desse tempo, chegou a casa dos pais, mal vestido, magro, cansado, mas feliz.

Ao fim de algum tempo recompôs-se comendo, descansando, recuperando as forças perdidas.

O pai, perguntou ao filho:

- Meu filho, andaste pelo mundo cerca de um ano e que descobriste?

- Descobri que Deus existe, respondeu o filho.

O pai achou estranha aquela resposta e foi perguntar pela aldeia às pessoas (o pai não era nada religioso):

 - Deus existe?

E as pessoas iam respondendo uma e outra:

- Sim, Deus existe. Na aldeia, todos sabem que Deus existe.

O pai foi ter com o filho e disse-lhe:

- Meu filho, andaste a viajar pelo mundo e descobriste que Deus existe, mas na aldeia todo o mundo sabe que Deus existe. Não precisavas de sair de casa…

O filho respondeu-lhe:

- Meu pai, toda a gente sabe que Deus existe,
mas EU EXPERIMENTEI QUE DEUS EXISTE…

 - Eu fiz a experiência íntima e profunda de que Deus existe, bem dentro do meu ser.

 Aproveitei as caminhadas longas e solitárias para falar com Deus, como um amigo fala ao seu amigo.

 - Fiz a experiência de Deus ao olhar para as estrelas, o sol, as plantas, as aves, os animais.

- Fiz a experiência que Deus existe na amizade das pessoas que me acolhiam e em davam alimento e outras a quem eu ajudei.

 - Fiz a experiência que Deus existe nas celebrações em que participei.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

NOVA EVANGELIZAÇÃO

http://operfumededeus.blogspot.com

A evangelização visa fomentar a
conversão das pessoas e da sociedade.

É esse objetivo da evangelização: conversão.

Esta conversão leva a uma mudança no crente,
na Igreja e na sociedade.

A evangelização suscita a fé e a conversão pessoal,
eclesial e social.
Dá um sentido novo à existência cristã.

A evangelização é humanização e cristificação:
 humanização que leva cada um a ser pessoa completa (corpo e alma, matéria e espírito), leva ao convívio social numa linha de comunhão e leva a uma identificação com Jesus Cristo, cristificação.

Conversão é reconciliação, vida nova, comunhão com Deus Pai (paternidade) e nos faz filhos de Deus, irmãos de Cristo e irmãos de todos (fraternidade).

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O QUE É EVANGELIZAR?


http://operfumecdedeus.blogspot.com


O QUE “EVANGELIZAR”?

 
A obra da evangelização é dever de todo o Povo de
Deus, pois toda a Igreja é missionária.

1.Evangelização e missão

a)Evangelização é o anúncio de uma mensagem
    gozosa, geradora de alegria, boa notícia, anunciar
    factos salvíficos.
     Isto quer dizer que o crente tem de ser alegre, ter
     alegria de acreditar, alegria de testemunhar o
     evangelho, a sua fé.

     No N.T. Evangelho é a Boa Notícia de Deus ou de Jesus
     Cristo, Salvador do mundo.

     Evangelizar é anunciar e levar a cabo o evangelho de
      salvação de Jesus Cristo que nos trouxe o Reino
     de Deus, reino de justiça, de verdade, de amor e
     de paz.


     b) Missão

    Vem do latim “mittere”, enviar e conteúdo do
    envio (mensagem).
    Relação entre o que envia e o que é enviado.

     Jesus é o Apóstolo, o enviado por excelência de Deus.
     É enviado por Alguém (Deus) a alguém (humanidade).
      É um mediador ativo. Deus é o único capaz de enviar.

     O Pai envia. O Filho é enviado pelo Pai, tal como o
     Espírito Santo também foi enviado pelo Pai e pelo
     Filho.

NOVA EVANGELIZAÇÃO


A EVANGELIZAÇÃO, anúncio do evangelho,
faz-se mediante palavras e obras.

Jesus de Nazaré anuncia a vinda do Reino
 de Deus com palavras  e o faz presente com
 as suas ações.

Jesus diz e faz.
Ensinou e cumpriu o que ensinou.
Assim, a evangelização tem de ser feitas
nestas duas dimensões: palavras e
obras (ações).

Não é apenas pregar uma boa notícia.
Mas essa boa notícia tem de ser dita e feita.
A verdade deve realizar-se e o amor deve
ser concreto, não apenas teórico.

Tem de haver uma coerência entre a fé
e a vida.
 
Sem factos que demonstrem a verdade,
a evangelização converte-se em
ideologia (ideias).

A boa notícia deve fazer-se realidade.
Esta boa notícia que a evangelização anuncia
faz mudar felizmente o sentido da vida,
baseado na chegada do reino de Deus,
 antecipado em Cristo ressuscitado.

Hoje, para evangelizarmos, temos de nos
comprometer na Igreja e na sociedade
e dar testemunho.

Jesus foi mestre de sabedoria (teoria) e de vida
(prática, obras).
Mestre em palavras e em obras, ensinou e fez
o que ensinou. Assim deve ser hoje a Igreja.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

ANO DA FÉ- REFLEXÃO


http://operfumededeus.blogspot.com


Porque é que nem todos acreditam em Deus?

     Custa acreditar porque Deus não é evidente, Deus não
    impõe a Sua presença, Deus esconde-se, Deus é
    Invisível, espiritual e a pessoa humana não capta Deus
     pelos sentidos: ver, ouvir, tocar, cheirar…

    Custa acreditar, pois a fé não é constituída por
    simples emoções ou sentimentos

    A fé é uma adesão íntima e pessoal a Deus e a Jesus Cristo.
    A fé exige renúncias e sacrifícios.

    Muitos não querem fazer esses sacrifícios ou renúncias,
     por isso, preferem não acreditar ou dizer que não acreditam
     e antes querem seguir o mais fácil.

     Com fé vejo milagres…
       Sem fé vejo o absurdo, o sem sentido.

       Vida sem fé, é uma vida sem sabor, como a comida sem
        sal; como o café amargo sem açúcar.

    Podemos ter muita comida, mas se não tiver sal,
     não tem sabor, não presta.
    Podemos ter muitos bens materiais, mas sem Deus,
    tudo isso não presta, não tem sabor.
     Sem Deus, a vida é amarga, azeda, fria, noite escura.
       Com Deus, tudo tem um horizonte de futuro, de
       esperança, de verdade, de salvação.
        Com Deus, tudo tem sentido: a alegria e a tristeza;
       a saúde e a doença; a vida e a morte.

NOVA EVANGELIZAÇÃO



http://operfumededeus.blogspot.com

A IGREJA CATÓLICA É MISSIONÁRIA POR ESSÊNCIA

 A Igreja deve estar sempre em estado de missão.
A missão não é vocação de alguns poucos, mas de todo o
povo cristão, de todos os batizados.

1-A teologia da missão é trinitária, cristológica,
pneumatológica e eclesial.

Deus envia; Cristo é enviado e envia os Apóstolos a anunciar
 o evangelho; o Espírito Santo atualiza a boa notícia em todas
as épocas e a Igreja torna viva e presente a mensagem
do evangelho trazida por Jesus Cristo.

2-A Igreja é missionária por essência para levar à conversão
 pessoal e criar comunidades.

3-Temos necessidade na Igreja Católica dessa atividade
 missionária.

4-A obra missionária é fruto do testemunho, diálogo
e compromisso.

Evangelização deve levar ao catecumenado e à formação
de comunidades.

     O catecumenado destina-se aos adultos que, ainda não
     tendo recebido qualquer sacramento, procuram Deus.
    Mediante uma caminhada catequética, vão ser espiritualmente
    a ajudados para fazerem a iniciação cristã. Integram-se
    aqui também as crianças que já estão na catequese mas
     que ainda não foram batizadas.
    Todas devem fazer a caminhada própria para os catecúmenos.

A missão consiste em realizar o mandato de Jesus, implantar
a Igreja e anunciar a Boa Nova, o Evangelho.

A missão abarca a conversão ao Deus de Jesus Cristo e à
criação de uma nova comunidade cristã.

Evangelizar é anunciar o evangelho ou revelar o mistério
de Cristo ao mundo.

A missão evangelizadora implica a promoção humana,
 humanização e libertação e também a conversão das pessoas
 e edificação da Igreja.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

ANO DA FÉ- REFLEXÃO PESSOAL


http://operfumededeus.blogspot.com


A FÉ é uma virtude que nos liga a Deus.

Ter fé= acreditar, aceitar sem ver, confiar, aceitar, esperar, amar, entregar-se, comprometer-se.

Deus revela-se, dá-se a conhecer e nós temos a liberdade para dizer “sim, creio”, ou então “não, não creio, não acredito”.

FÉ é aceitar certas verdades e certas realidades sem ver, sem poder comprovar…

A FÉ nasce pelo ouvido… Eu escuto e aceito, acredito…

A fé cristã não é apenas acreditar em certas verdades; não é apenas aceitar certas ideias com a inteligência, mas é sobretudo:

ENCONTRO COM UMA PESSOA- JESUS CRISTO, encontro com um acontecimento: a encarnação do Filho de Deus.

A fé é aceitar com o coração aquilo que me contam ou que eu leio na Bíblia.

Jesus que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou.

Este encontro com Jesus Cristo dá à nossa vida um rumo, uma direção, um sentido novo.

A fé é este encontro com Jesus Cristo ressuscitado que transforma a vida do crente.

Fé- Implica ADESÃO da inteligência, vontade, coração, liberdade a Deus que se revela, se dá a conhecer.
Fé implica INSERÇÃO numa comunidade, a Igreja local.
Não basta aderir, aceitar, acreditar; tem de celebrar a fé em grupo e fazer parte da comunidade como cristão adulto, responsável, ativo, comprometido.
 

terça-feira, 2 de julho de 2013

ATREVE-TE A SER CRISTÃO

http://operfumededeus.blogspot.com

É GRANDE SER-SE CRISTÃO

Grande coisa é ser cristão.
O cristão deve ser energia, força, encanto.
Ter um projeto, um ideal de vida elevado, uma esperança ativa, uma promessa a realizar em plenitude.
Como cristãos, devemos fazer da nossa vida
algo de grande, belo, bom, nobre.
Comprometer-se com a verdade. Colocar a
vida ao serviço dos outros, do evangelho,
da Igreja.
O cristão deve ser ele próprio.
Não ser fotocópia de ninguém.
Não ser manipulado, enganado por ninguém.
Não andar atrás do que os outros pensam e  
dizem, nem andar atrás de modas que passam
rapidamente.
Sentir dentro de si mesmo os mesmos
sentimentos que havia em Jesus Cristo e
 transferi-los para o grupo de amigos e do ambiente que o rodeia.
O cristão autêntico fez uma opção pessoal por
 Jesus Cristo, pois descobriu que Jesus Cristo é
a realização suprema da pessoa humana.
É grande o cristão que ama sem esperar
recompensa dos humanos.
Dar a sua vida sem medida, repartir a sua vida,
a graça, um pouco de Deus.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

HOMEM NOVO

http://operfumededeus.blogspot.com


Ser Homem Novo como Deus quer.
Nova criatura

- Humildade no trato.
- Firmeza na fé.
- Discrição nas palavras.
- Justiça nas ações.
- Misericórdia nas obras.
- Retidão nos costumes.
- Não ofender ninguém.
- Suportar as ofensas recebidas.
- Conservar a paz com os outros.
- Amar o Senhor com todo o coração.
- Amar a Deus como Pai e temê-lo como Deus.
- Nada recusar a Cristo, já que Ele nada nos recusou.
- Viver inseparavelmente unido ao amor de Deus.
- Aceitar a cruz da vida.
- Permanecer unido à Cruz de Jesus.
- Mostrar nas palavras a constância da fé que professamos.
- Paciência nas adversidades.
- Paciência na doença.
- Numa palavra: ser imagem e semelhança de Jesus Cristo:

AMAR A DEUS (FÉ E PRÁTICA RELIGIOSA).

AMAR OS OUTROS E AS COISAS DOS OUTROS.

AMAR-SE E RESPEITAR-SE A SI MESMO(A)