Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O QUE SÃO OS SACRAMENTOS


O que são os sacramentos?
    Os sacramentos são sete: Batismo, Reconciliação, Eucaristia, Confirmação, Matrimónio, Ordem e Unção dos Doentes.
São «gestos sagrados», ritos importantes da Igreja visíveis que comunicam a graça de Deus invisível.
Quando tens um amigo, pensas frequentemente nele. Tem-lo no coração e na cabeça. E fazes também gestos e pequenas atenções para com ele… Quando lhe ofereces um presente, a amizade fica mais visível. E quando o teu amigo está triste, dás-lhe um abraço. Não ficas tu também satisfeito quando ele te passa o braço pelos ombros, quando te dá uma palmadinha nas costas ou te dá um beijo de amigo? As palavras falam à nossa inteligência; os gestos e símbolos falam ao nosso corpo e ao nosso coração, porque exprimem o que as palavras não conseguem dizer.
Na religião, acontece o mesmo. Ser crente não é só admitir uma série de afirmações abstractas: que Deus existe, que Jesus ressuscitou…
É acolher o dom de Deus. Os sacramentos permitem-nos fazê-lo de uma forma muito concreta.
Eles lembram-nos o que Jesus fez e continua a fazer por nós. Ele não Se contentou com palavras bonitas – agiu também.
Quando um cego foi ter com Ele, estendeu as mãos e tocou-o para o curar. Quando teve piedade das grandes multidões que O escutavam, multiplicou os pães e os peixes e todos puderam comer.
Nos sacramentos, encontramos também gestos (a imposição das mãos) e símbolos (a água, o óleo, o pão, o vinho). Assim podemos nós também receber hoje a vida de Deus.

Sem comentários: