Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

VOCAÇÕES NA IGREJA CATÓLICA


Nesta semana, de 26 de Abril a 3 de Maio, a Igreja olha e reza pelas vocações de todos os tipos.
Em sentido geral, "vocação" é a inclinação da pessoa para determinado ofício ou profissão.
Num sentido mais específico, na Igreja, "vocação" quer dizer chamamento, o apelo que Deus faz a cada pessoa para cumprir uma função ou serviço ou missão no mundo. A iniciativa vocacional é sempre de Deus, mas Ele pode se servir das mediações: acontecimentos, outras pessoas. Cabe ao homem escutar, descobrir o chamado de Deus e estar disponível para seguir este chamado, seja ele qual for. O chamado fundamental é o
--
CHAMAMENTO
À EXISTÊNCIA:
Deus nos chamou à vida e nos criou à sua imagem e à sua semelhança.
--
VOCAÇÃO CRISTÃ:
Pelo Sacramento do Baptismo, a pessoa é chamada a seguir Jesus Cristo, vivendo unida a Deus como filho e aos outros como irmãos, formando a família de Deus que é a IGREJA. Esta é a vocação cristã fundamental que é válida para todos os cristãos indistintamente. Além da vocação fundamental à existência, os cristãos têm, cada um uma ~
--
VOCAÇÃO ESPECÍFICA,
isto é, um é padre, um é leigo, outro religioso, casado, solteiro, etc.
--
VOCAÇÃO AO MATRIMÓNIO,
casamento, é um chamamento bem definido dentro da Igreja. Instituído pelo próprio Jesus Cristo, o matrimónio é uma íntima comunidade de vida e de amor.
--
VOCAÇÃO SACERDOTAL:
O padre é alguém escolhido por meio do povo e consagrado a Deus para o serviço deste mesmo povo nas coisas que se referem a Deus e a construção do Reino de Deus na Comunidade. Seu papel é continuar a missão de Jesus Cristo, o único e eterno sacerdote. O padre é o representante de Deus junto ao povo e do povo junto a Deus.
--
VOCAÇÃO RELIGIOSA.
Religiosos são cristãos que dedicam sua vida toda a Deus e aos irmãos, através da vida comunitária e vivendo a consagração dos votos de pobreza, obediência e de castidade. O grande amor que os religiosos têm a Deus se reverte num grande amor ao próximo especialmente os mais pequeninos, com os quais Jesus se identifica.
--
LEIGOS CONSAGRADOS
Há pessoas que vivem na sua família, têm a sua profissão, mas consagram-se a Deus fazendo votos de castidade, inseridos em certos institutos de vida consagrada.
--
VOCAÇÃO LEIGA.
Leigo é toda pessoa baptizada que segue Jesus Cristo na Igreja e escolhe unir e testemunhar sua fé no mundo secular: na família, na escola, nas profissões, na política... O leigo actua não de fora, mas de dentro das várias instituições do mundo como fermento, luz e sal.

P. Albano Nogueira

1 comentário:

Anónimo disse...

Saudações meu amigo. Paz e Bem para vc e para todos os seus. que Jesus sempre fortifique a sua Vocação e anime mais e mais ao seu coração a continuar na Caminhada.

Que Deus te abençoe.

Skype: rkronaldo