Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AUMENTAR A CONFIANÇA EM TI

albanosousanogueira@sapo.pt
.

1- Aprende a lidar com os teus sentimentos.
Se te sentires zangado, ferido, frustrado...
Não deixes que esses sentimentos te dominem.
Procura pôr cá fora essas emoções:
atividade física, falar com alguém, escrever um diário,
rezar (falar com Deus), confessar-se.
Aprende a lidar com essas emoções negativas de forma positiva. Não dês muita importância a isso, vais sentir-te melhor e mais forte por dentro.
.
2- És responsável pelo teu comportamento.
Não deixes que os outros controlem a tua vida.
Não te deixes influenciar pelas (más) palavras dos outros.
Não imites o mau comportamento dos outros.
Procura escutar as pessoas que te dizem boas palavras.
Escuta e lê a Palavra de Deus na Igreja e na Bíblia.
Procura fazer o que está certo para ti.
Faz sempre o melhor para ti e para os outros.
Deus está no teu íntimo e ajuda-te, se Lhe pedires ajuda, se falares com Ele todos os dias, como um amigo fala ao seu amigo.
.
3- Habitua-te a tomar decisões.
Não seja preciso que os teus pais e professores decidam por ti.
Pergunta a opinião de pessoas mais velhas e mais sabidas, mas depois, tens de ser tu a decidir o rumo da tua vida: curso, profissão, como passar tempos livres, escolher os teus amigos (bem escolhidos...).
Procura escrever num caderno os prós e os contra de uma decisão importante para o teu futuro e quando decidires, não te arrependas, pois, pode ser que já não haja retrocesso...
Mesmo que seja uma decisão errada, não te martirizes com isso. Há coisas que já não se podem mudar, só temos de aceitar.
Isso, ajuda-te a crescer.
Aproveita para crescer com os teus erros e corrigir no futuro.
.
4- Olha para a tua vida e não para a vida dos outros
 Não te compares nem com os melhores, nem com os piores.
Cada pessoa é como é, diferente dos outros.
Podes achar que algumas pessoas têm mais qualidades, são mais perfeitas, que têm uma vida mais interessante, mas se conhecermos bem por dentro a sua vida, ficamos, muitas vezes, desiludidos...
Concentra-te na tua vida e nos seus objetivos.
Conhece aquilo que pode melhorar a tua vida e não tenhas inveja dos outros.
Faz uma lista das coisas que te podem ajudar a seres melhor.
.
5- Aprende a gostar de ti mesmo
Não repares tanto no que está errado contigo.
Procura reparar mais no que está certo e o que fazes de bem e continua a fazer esse bem.
Quanto mais coisas boas tu fizeres, menos fica de mal para fazer...
Se uma coisa não correu bem, procura corrigir para a próxima vez. A vida é uma caminhada e podes sempre ser melhor e fazer melhor.
.
6- Lembra-te de que Deus gosta de ti.
Deus gosta de ti como tu és. Mesmo quando fazes asneiras.
Mesmo quando os outros te deitam abaixo.
Deus ama-te muito como um filho muito querido que és para Ele.
Deus ama-te sempre e com muita força.
Procura cada dia dizeres:
"Meu Deus, eu creio que Tu me amas.
Eu também Te amo, Senhor meu Deus e meu Pai do Céu.
Eu te amo e quero amar cada vez mais.
Senhor, ajuda-me a confiar em Ti, a confiar em mim e a confiar nos outros.
Ajuda-me, Senhor Jesus, a fazer sempre o bem, como Tu só fizeste o bem... Obrigado, Jesus Cristo".

Sem comentários: