Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PERGUNTAS ACERCA DE DEUS- 34


.
34. O que é uma parábola?
.
Há anos que existem, nos telhados das casas, antenas parabólicas que permitem captar as ondas da rádio ou da televisão.
São um meio de comunicação cujo nome tem a ver com a forma desses objectos, a de uma parábola.
Mas, quando falamos de parábolas no Evangelho, estamos a referir uma coisa completamente diferente, apesar de parecida, porque Jesus também Se servia dela para comunicar!
Ainda hoje, quando um sacerdote quer despertar o interesse das crianças, conta-lhes histórias, que são como parábolas do Reino de Deus. E os adultos ouvem-nas tanto como os mais novos!
Uma parábola é uma história ou uma comparação que Jesus apresentou para falar do Reino de Deus ou para interpelar os seus ouvintes.
Algumas são muito conhecidas. Elas ajudam-nos a situar-nos em relação ao Reino de Deus, como a parábola do semeador (Mateus 4, 1-9).
O Reino de Deus, dizia Jesus, é copomo uma semente caída na beira do caminho, no meio das pedras, dos espinhos ou então… em boa terra; e neste último caso produz trinta, sessenta ou cem grãos por cada grão que tenha sido semeado.
Com qual dos terrenos te identificas?
Há ainda a parábola do filho pródigo (Lucas 15, 11-32) que saiu de casa e gastou a sua herança.
Quando regressou a casa do pai, este fez uma grande festa por ele. Mas o filho mais velho, que se tinha portado bem e ficado em casa, não quis fazer festa pelo irmão.
Com qual dos irmãos te pareces mais?
Outras parábolas, mais simples, apresentam-nos outras comparações.
O Reino de Deus, dizia também Jesus, é comparável a uma mulher que pôs fermento na massa do pão, para que ela crescesse (Mateus 13, 33) ou a um grão de trigo lançado à terra (Marcos 4, 26-29); quer estejamos a dormir, quer acordados, a semente germina e a planta cresce.

Sem comentários: