Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ELEMENTOS LITÚRGICOS

albanonogueira2012@sapo.pt

.

A igreja-
É uma casa no meio das outras.
É a Casa de Deus.
Uma casa de reunião e de oração.
É nela que têm lugar os momentos mais importantes da vida cristã: batizados, casamentos, Eucaristia (Missa).

Igreja com um I dos grandes, são as pessoas batizadas que se reúnem na igreja para se encontrar com Deus e umas com as outras e com o nosso Deus. O Deus da vida, da paz e do amor.

O altar -
A celebração da Eucaristia é a memória da Última Ceia que Jesus comeu com os 12 Apóstolos, antes de morrer e ressuscitar.
      Por isso, na igreja há uma mesa, que se chama Altar.
      É nessa mesa e à sua volta, que decorre a celebração. Está coberta com uma toalha branca. O Altar representa a pessoa de Jesus à volta do qual nos reunimos.

O Sacrário-
As hóstias que sobram da Eucaristia, guardam-se no Sacrário, para se poder levar a comunhão aos doentes e para rezarmos a Jesus Cristo realmente presente na Hóstia Consagrada.

Para indicar esta presença real de Jesus no Sacrário, existe uma lâmpada sempre acesa: a lâmpada do Santíssimo Sacramento.

Assim, a igreja é a Casa de Deus porque tem Jesus no Sacrário. Por isso, ao entrar, as pessoas fazem uma genuflexão (dobrar o joelho direito), em sinal de fé e de adoração. E rezam a Jesus ali presente.
É graça muito grande ser católico poder ter Jesus no Sacrário de cada igreja católica e recebê-lo dentro de nós na sagrada comunhão.




Sem comentários: