Número total de visualizações de páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

ANO NOVO, VIDA NOVA

http://operfumededeus.blogspot.com


ANO NOVO, VIDA NOVA
 

Toda a gente conhece esta: Ano Novo, Vida Nova.

Trata-se de um sonho, um desejo, um projecto de vida melhor.

A primeira pergunta que posso fazer: eu preciso de uma vida nova? Preciso de alguma mudança na minha vida? Haverá alguma coisa que possa e deva mudar, sobretudo a nível pessoal?

Sabemos que há muita coisa que não podemos mudar, pois não depende de nós e que temos de nos conformar com a situação.

Naquilo que não podemos mudar temos de permanecer em paz. Revoltar-se com o que não se pode mudar é errado e só nos faz mal.

O passado, por exemplo, não se pode mudar…
Tem de ser aceite e muitas outras coisas no presente.

Outra questão a ter em conta, neste “Ano Novo, Vida Nova”, é pensar: o que é que eu posso mudar em mim para melhorar a minha vida, para ter uma vida “nova”?

Posso lutar contra um vício, um defeito, um erro, um pecado…

Posso, mas será que quero?

Primeiro é examinar-se a si mesmo, fazer um exame pessoal, conhecer bem a sua vida e depois, decidir.

Posso ser melhor neste aspeto e escolho o que vou melhorar no meu relacionamento com Deus, com os outros, comigo mesmo.

Toda a gente pode ser melhor e não espere que sejam os outros a mudar primeiro. Seja você o primeiro a mudar para melhor e verá que os outros vão mudar.

Não culpe a crise, o governo, o presidente, não culpe os outros.
Olhe para a sua vida e decida ter uma vida melhor.
Sobretudo, melhore o seu íntimo: tenha mais bondade, mais amizade, mais compreensão, mais carinho, mais amor fraterno, mais perdão, mais solidariedade.

Seja mais severo consigo, com os seus erros, com os seus defeitos e mais tolerante com os outros.

Veja o funil. Use a parte larga para aceitar os outros.

Use o bico do funil para ser mais exigente consigo mesmo e não passar tanta coisa errada na sua vida.

Seja exigente consigo mesmo, lute contra os seus erros e defeitos.

Seja paciente e compreensivo com os outros.

Verá que se o fizer vai ser mesmo: Ano Novo, Vida Nova.

 

Sem comentários: