Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PORQUE SE SOFRE TANTO?









Agradeço a ti que me lês e envias o teu comentário.


Elisa, a tua pergunta é difícil de responder.


"Por que será que existindo pessoas boas, que amam a Deus e praticam os seus mandamentos, são felizes e fazem os outros felizes, morrem jovens ou ainda muito novos? Para amar a DEUS então é necessário sofrer muito?"


O sofrimento é um mistério da vida humana. Porque é que se sofre tanto?

Sofrem os bons e os maus; sofrem os justos e os pecadores; sofrem os crentes e os ateus. Sofre-se em todas as idades.


Deus não quer o sofrimento, mas não o tira da nossa vida. Deus permite o sofrimento que é consequência, muitas vezes, da liberdade humana. Nem sempre sabemos de onde vem o sofrimento, a doença e a morte prematura para pessoas boas. Perante este mistério só há uma solução: aceitar aquilo que não pode ser mudado. A revolta contra a vida, contra Deus nada resolve. Pelo contrário. Para um cristão, ele deve entregar-se, abandonar-se nas "mãos de Deus" e dizer: "Senhor Deus, não compreendo o que se está a passar, mas aceito este sofrimento, esta desgraça, esta morte de alguém que me era querido e que me deixou. Senhor, dá-me a tua paz e a liberdade para aceitar tranquilamente este mistério que me envolve a mim ou a alguém querido. Dá-me Senhor, a Tua paz e a paz àquele(a) que me deixou".


Devemos tratar bem os vivos e rezar pelos defuntos.


Em relação ao sofrimento devo dizer também que Deus Pai luta contra ele a ponto de enviar o Seu Filho Jesus para o combater. Jesus combateu o mal do corpo sarando, curando as pessoas, promovendo a dignidade de todos e combateu o mal do espírito sarando doentes da mente, do coração; combateu o mal moral, perdoando os pecados.

Jesus fez-se solidário connosco em tudo, menos no pecado, por isso também sofreu e também morreu e esta solidariedade diz-nos que a vida humana tem sempre sentido ainda que a pessoa sofra muito.



Deus quer a alegria, a vida, a felicidade completa e integral de todas as pessoas. Nem sempre quem está doente e sofre é infeliz.


Para amar Deus não é necessário sofrer muito, entendo esta frase como se Deus quisesse o sofrimento. Quem pensa que Deus (que é o o melhor dos pais e a melhor das mães) quer o sofrimento, essa é uma imagem errada de Deus que faz d'Ele um ídolo, um falso Deus.


Deus Pai também viu o Seu Filho Jesus sofrer na Sexta Feira Santa a nada fez. Permitiu que o Seu Filho, ainda jovem de 33 anos sofresse e morresse injustamente. E Jesus manteve-se sereno tendo dito: "Pai, se é possível, afasta de mim este cálice. Porém, não se faça como eu quero, mas como tu queres".

Devia ser esta a nossa atitude: uma obediência a Deus se Ele permitir que o sofrimento nos bata à porta.


Elisa, isto é o pouco que sei e posso dizer para te esclarecer. Obrigado.


P. Albano Nogueira

6 comentários:

Anónimo disse...

Sr.Padre:
Li e reli a sua resposta ao meu comentário. Tudo o que esccreveu eu sei...mas, quando o sofrimento nos atinge pelas mais variadas formas:
doenças graves ou morte de alguém muito querido, aceitar tranquilamente o que tudo isto implica, não é fácil, porque nós não somos perfeitos e por isso é um patamar difícil de alcançar.
Além disso, como sabe até o próprio Jesus Cristo que é o Filho de Deus, disse quando foi cruxificado," Meu Deus Meu Deus, porque me abandonaste?"...
É realmente muito difícil de compreender, porque se por um lado devemos aceitar tudo o que nos acontece... também sabemos que está escrito na Biblia que Deus disse: "pedi e recebereis...".
Neste contexto, eu então pergunto: como ficaremos quando perante o sofrimento, pedimos a Deus alívio para os nossos males e as nossas orações não são ouvidas?
Tenho sempre muitas questões para as quais não encontro resposta...isto porque sou uma pessoa muito marcada pelo sofrimento...
Contudo, também cresci como pessoa, e, aprendi a viver melhor a minha vida.
Sr. Padre, obrigada por tão nobre iniciativa de nos falar de Deus neste espaço. Elisa

Unknown disse...

é verdade Elisa. É muito difícil. Eu, no meu problema, estou me sentindo envergonhada por confiar em Deus e estar sofrendo tanto agora. Pensei que quem confiasse não passaria por estes tipos de sofrimentos. Parece tão fácil entregar tudo a Deus e deixar que Ele cuide. Mas não foi verdade, senão estaria tudo perfeito. Não sei o que pensar de tudo isso, é tão contraditório....

Anónimo disse...

É tão verdade o que dizem... Deus é amor, Deus é o nosso Pai que nos ama mais que tudo ... Jesus disse " tudo o que pedires ao Pai em meu nome Ele atenderá desde que seja com Fé"... Então porque as nossas preces não são ouvidas, porque sofremos tantos, é que dói mesmo... Afinal onde está o sentido disto tudo????!!!

Anónimo disse...

Não tenho mãe e nem pai , sou sozinho , minha vida é só Deus para ter misericórdia , não consigo trabalho , não consigo nada , estou me sentindo um lixo , me sentindo um nada sabe |!!!! queria pedir oração , queria umas palavras amiga !!

Anónimo disse...

ANONIMO,

eu consigo te entender perfeitamente....pergyntas sem respostas, as vezes os sofrimentos sao tantos que achamos quw merecemos, mas, na maioiria das vezes, eles foram causados por pessoas que deveriam nos amar, cuidar da gente no mundo..voce é um sobrevivente, mais forte do que aqueles que te fizeram sofrer, talvez por inveja, po siplesmente por maldade....voce é filho da luz, tome posse dela e brilhe!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Realmente é muito difícil de entender o sofrimento quando você vê a sua "mãezinha' sofrendo tanto há exatamente 34 dias internada no Hospital São Lucas. O pensamento fica girando em volta de sua cabeça perguntando como pode uma pessoa com muita fé e que fazia peregrinação nas igrejas procurando fazer o bem. Entendo que todos nós somos pecadores e que devemos sempre algo maior para o nosso DEUS, mais ao mesmo tempo peço MISERICÓRDIA para minha mãezinha ou a sua cura total, que seja feita a vontade de DEUS, Amém. Izabel.