Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de março de 2010

SAÚDE MENTAL DOS PORTUGUESES

albanosousanogueira@sapo.pt

A saúde física dos portugueses está melhor do que há alguns anos atrás.
A saúde mental está pior:
- MAIS SUICÍDIOS
- MAIS DEPRESSÕES
- MAIS CONSUMO DE REMÉDIOS (ANTIDEPRESSIVOS).
1- A fé em Deus, a prática e a cultura religiosa são preciosas ajudas para ultrapassar estas doenças.
2- A auto-estima= amor a si mesmo(a) também ajuda.
Aceitar-se como se é, o que se tem, o que se faz. Viver em paz com a vida.
3- Não valorizar as críticas negativas e destrutivas dos outros. O meu valor não depende das críticas que os outros me fazem; não depende do que eu tenho ou do que eu faço.
O meu valor depende do que eu sou...
Sou pessoa, sou Filho(a) de Deus.
Sou amado(a) profundamente por Deus Pai e isso é fonte de paz, de segurança, de bem estar psíquico e de felicidade.
Muita gente fica doente porque o seu EU IDEAL anda muito longe do seu EU REAL . É um, mas sonha que é outro e vive nessa ilusão de um EU IDEAL que não existe, a não ser na sua cabeça.
Como dizem os brasileiros: "Cai na real...".
Cai na realidade e vais ver que tudo muda.
Muita gente faz para si uma imagem muito idealizada, muito elevada. Vive num mundo de ilusão e fica doente por esse desfasamento.
Então, quando algo corre mal, quando é criticado, quando vem um desgosto, uma contrariedade, uma desilusão, uma doença, uma ruptura amorosa, uma morte, o seu mundo ideal desfaz-se, cai como um castelo e a pessoa fica debaixo de ruínas...
Aí pode suicidar-se, entrar em depressão, enfrascar-se de comprimidos antidepressivos que podem criar dependências e levar a pessoa a ficar escrava dos remédios...
Nós ficamos muitas vezes doentes e deprimidos(as) porque damos valor a coisas que não devíamos dar...
Ser inteligente e nada ligar a críticas, murmurações.
Encontrar em Deus, na fé, na oração, na religião, na amizade fraterna o apoio nas horas mais duras e difíceis...
P. Albano Nogueira

Sem comentários: