Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ORAÇÕES

albanosousanogueira@sapo.pt
http://operfumededeus.blogspot.com/


1- BOA NOITE, SENHOR

Boa noite, Jesus.
Sinto e acredito que estás presente aqui e agora. Sei que me vês, me ouves, me conheces, me amas, me aceitas como sou, embora queiras que eu seja cada vez melhor.

Creio em ti ó Jesus, apesar de não te ver, não te ouvir directamente, não te poder tocar.

Creio que estás vivo junto do Teu Pai do Céu, mas também estás presente junto de mim e dentro de mim.

Presente na Tua Palavra que é a Bíblia, presente nos irmãos que se cruzam comigo; presente na Eucaristia (pão e vinho consagrados no Teu Corpo e Sangue; presente nos sacerdotes; presente bem dentro de mim.

Ao terminar este dia, quero dizer:Te muito obrigado, Senhor Jesus.

Obrigado por mais um dia; obrigado pela minha família, meus amigos que hoje encontrei.

Muito obrigado, Senhor, pelo alimento que me deste com a colaboração de tanta gente.

Para eu ter pão, quantas pessoas trabalharam para que isso acontecesse: desde os agricultores, os padeiros, os vendedores, os distribuidores!

Muito obrigado, Senhor, pelo trabalho que hoje realizei em benefício do Reino de Deus semeando o bem nas pequenas coisas e tarefas que realizei.

Muito obrigado, Senhor, pelo tempo de oração, pelos momentos em que elevei o meu pensamento para o alto e te senti bem presente junto a mim percebendo que tudo o que tenho e sou é dom do Teu amor e bondade por mim.

Peço-te perdão, Senhor, pelo mal que hoje fiz em palavras, pensamentos e acções.
Peço-te perdão, ó Jesus, pelo bem que podia ter feito e não fiz, cometendo o pecado de omissão.

Boa noite, ó Jesus. Fica comigo nesta noite para que tenha um descanso tranquilo e amanhã me levante com mais decisão a fazer o bem e a ser melhor.

***********************************

albanosousanogueira@sapo.pt


2. ORAÇÃO DOS PAIS

Senhor Jesus, eis-nos aqui na Tua divina presença. Acreditamos e sabemos que estás connosco nesta hora.
Queremos agradecer-te pelo dom precioso dos nossos filhos.
Para eles queremos o melhor. Por eles nos queremos sacrificar para que não lhes falte nem os bens materiais, nem os bens espirituais.
Nesta noite, queremos oferecer-Te os nossos filhos para sejas Tu a conduzi-los nos caminhos da vida.
Toma-os Senhor Jesus. Não os abandones. Tal como nós queremos bem aos nossos filhos, assim vós lhes quereis bem.
Ajuda-nos Senhor, a ensinar-lhes que sem Ti não serão felizes. Sem Ti andarão às escuras e desorientados.
Só Tu, Senhor Jesus, és o caminho da alegria e da felicidade.
Ajuda a nossa fé, para sermos bons exemplos para os nossos filhos.

3 - ORAÇÃO DE ACÇÃO DE GRAÇAS

Agradecemos-te ó Pai, pela vida e pelo conhecimento que nos deste, por Jesus Cristo Teu filho querido. Glória a Ti, por todos os séculos!
Como este pão que agora partimos, foi outrora espelhado, em forma de grãos de trigo, pelos campos e pelas colinas, e foi recolhido para formar um só pão, assim também a Igreja das extremidades da terra em Teu Reino.
Lembra-te, Senhor, de libertar a Tua Igreja de todo o mal e de aperfeiçoá-la no amor.
Reúne a Igreja que santificaste, agora dispersa aos quatro ventos, no Reino que lhe preparaste, pois de Ti é o poder e a glória, por todos os séculos dos séculos. Ámen.


4- AGRADECIMENTO

É maravilhoso, Senhor, ter braços perfeitos quando há tantos mutilados; Meus olhos perfeitos, quando há tantos sem luz;
Minha voz que canta, quando tantas emudecem;
Minhas mãos que trabalham, quando há tantas que mendigam e roubam.
É maravilhoso, Senhor, voltar para casa quando há tantos que não têm para onde ir. É maravilhoso viver, amar, rir e sonhar,
Quando há tantos que sofrem, odeiam, vivem em pesadelo e até morrem antes de nascer.
É maravilhoso, Senhor, ter um Deus em quem acreditar,
Quando há tantos que não têm nem sequer a consolação de alguma crença.
É maravilhoso, Senhor, ter tão pouco a pedir e tanto a agradecer.


5 - SENHOR, ENSINA-NOS A AMAR

Senhor, ensina-nos a amar-nos uns aos outros, a não nos contentarmos com amar os nossos ou aqueles que nos amam, mas a amar os que não são amados.
Senhor, faz-nos sofrer com os que sofrem. Dá-nos, Senhor, a graça de compreender que em cada minuto da nossa vida, da nossa vida feliz e protegida por Ti, há milhões de seres humanos que são teus filhos, que são nossos irmãos e que morrem de fome, sem terem merecido morrer de fome, e que morrem de frio, sem terem merecido morrer de frio...
Senhor, tem piedade de todos os pobres do mundo, e perdoa-nos por tê-los abandonado tanto tempo.
Não permitais, Senhor, que sejamos felizes sozinhos. Dá-nos a graça de ser solidários com os que sofrem e de partilhar o que temos.


6- QUE TODOS POSSAM VER-TE

Ó Cristo, como é grande o que recebi e como é pequeno o que tenho a sacrificar!
Que o Teu nome seja santificado e não o meu, que o Teu reino se estabeleça e não o meu, que a Tua vontade seja feita e não a minha.
Tu que estás acima de tudo, mas que também és um de nós,
Tu, que estás também em nós, peço-te que todos possam ver-te em mim.
Senhor, possa eu preparar o Teu caminho, possa eu agradecer-te por todos os dons. Possa eu nunca esquecer as necessidades dos outros...
Alegro-me por que Deus se quis servir dos meus esforços para realizar a Sua obra. Alegro-me por Deus fazer em mim e por mim coisas boas.


7 - VINDE, Ó SANTO ESPÍRITO

Vinde, ó Santo Espírito; vinde amor ardente;
Acendei na terra, vossa luz fulgente
Vinde, Pai dos pobres, na dor e aflições;
Vinde encher de gozo nossos corações.
Benfeitor supremo em todo o momento
Habitando em nós, sois o nosso alento.
Descanso na luta e na paz encanto;
No calor sois brisa, conforto no pranto.
Luz de santidade, que no céu ardeis,
Abrasai as almas dos vossos fiéis.
Lavai as nossas manchas,
A aridez regai, sarai os enfermos e a todos salvai.


8- DÁ-ME, SENHOR

Senhor, nesta hora, quero falar contigo e dizer-Te:
Dá-me força para levar com leveza as minhas alegrias
E as minhas penas.
Dá-me força para nunca detestar o pobre,
nem dobrar o joelho diante do poder autoritário.
Dá-me força para levantar o pensamento acima
Da pequenez do quotidiano.
Senhor, dá-me força para submeter
A minha vontade à tua vontade.
Dá-me força para fazer o bem que me realiza e faz feliz;
Dá-me força para evitar o mal que me oprime e faz infeliz.


9. O HOMEM VALE MAIS DO QUE TUDO O RESTO

Somos homens, Senhor, que já não é pouca coisa,
Porque mais que todas as riquezas juntas,
Mais que todas as obras de arte,
Mais que todas as máquinas necessárias,
Mais do que possamos imaginar,
Mais que tudo, vale o homem. Todos temos valores escondidos,
Mas poucas vezes os queremos reconhecer.
Recalcamos os nossos méritos
E quase não reparamos nos méritos dos outros.
Ajuda-nos, Senhor, a não usar ninguém como objecto,
A não pretender comprar as pessoas,
Não rotular alguém como mau,
A aceitar cada um tal como ele é.


10. SENHOR, FAZEI DE MIM

Senhor, fazei de mim, um instrumento
Instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve e verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,
Compreender que ser compreendido, amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna.


11. ORAÇÃO DA ALEGRIA

Procura amar em vez de odiar.
Procura rir em vez de chorar.
Procura criar em vez de destruir;
Procura perseverar em vez de renunciar.
Procura louvar em vez de criticar; procura curar em vez de ferir.
Procura dar em vez de roubar; procura actuar em vez de adiar.
Procura crescer em vez de amesquinhar;
Procura abençoar em vez de maldizer.
Procura viver em vez de morrer.


12. ACEITA-ME, SENHOR, COMO SOU

Senhor, aceita os meus medos e transforma-os em confiança.
Aceita os meus sofrimentos
E transforma-os em crescimento verdadeiro.
Senhor, aceita as minhas crises e transforma-as em maturidade.
Aceita as minhas lágrimas e transforma-as em intimidade.
Senhor, aceita a minha revolta e transforma-a em oração.
Aceita o meu desânimo e transforma-o em fé confiante.
Senhor aceita as minhas amarguras
E transforma-as em calma interior.
Aceita as minhas derrotas e transforma-as em ressurreição.


13. CRISTO NÃO TEM MÃOS

Cristo não tem mãos,
Tem só as nossas mãos para fazer o Seu trabalho.
Cristo não tem pés,
Tem só os nossos pés para guiar os homens nos seus caminhos.
Cristo não tem boca,
Só tem os nossos lábios para falar aos homens hoje.
Cristo não tem meios,
Tem só a nossa ajuda para conduzir os homens para Si.
Nós temos de ser a Bíblia que as pessoas ainda lêem!
Somos a última mensagem de Deus escrita em obras e palavras.

14. ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

Senhor, cada novo dia é uma oferta do Teu amor.
Deixa o meu coração falar contigo.
Quero agradecer-Te os muitos benefícios que me concedes;
E quero também pedir-Te que me ajudes a ser melhor.
Olha para mim, Senhor; vê como sou frágil e pequeno;
Sê o meu amparo nas horas difíceis.
Confio em Ti, Senhor. Não me abandones.

15. PARA ALÉM DAS FORMAS E APARÊNCIAS

Todos queremos que nos olhem e nos respeitem
E, de vez em quando, chamamos a atenção
Porque quase ninguém repara em nós.
E procuramos vestir-nos por fora, com a roupa preferida
Porque é símbolo de alguma coisa que levamos no interior.
E não gostamos que alguém influencie
Ou impeça de fazer o que queremos.
Que bom, Senhor, se todos pudéssemos passar das roupas
E aceitar cada um como é:
Com as suas falhas que procuramos superar,
Com as suas vitórias que procuramos compartilhar!
Ajuda-nos, Senhor, a aceitar-nos uns aos outros,
Para além das formas e aparências,
E a viver num só coração unidos na amizade e no respeito.


Sem comentários: