Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

SABER OLHAR PARA DENTRO DE SI MESMO










"- Porque é que estão todos felizes, menos eu?
- Porque aprenderam a ver a bondade e a beleza em todo o lado, respondeu o mestre.
- E porque é que eu não consigo ver a bondade e a beleza em todo o lado?
- Porque não podes ver fora de ti o que não vês dentro de ti".

(Antony de Mello)


Este diálogo entre discípulo e mestre diz-nos uma grande verdade: o nosso olhar sobre as coisas e os outros depende da forma como olhamos para nós.
Muitas vezes não damos valor ao que somos, ao que fazemos, ao que temos; desprezamo-nos, desvalorizamo-nos e não damos o justo valor a nós mesmos; não nos amamos de forma correcta.
Deus ama-nos tal como somos, mas nós não...
Jesus ensinou a amar os outros como a si mesmos. Quando nos amarmos de forma justa e equilibrada e nos valorizarmos a nós mesmos, na mesma medida vamos valorizar os outros e viver mais em paz com eles.
As guerras que fazemos com os outros, são, muitas vezes, sinal do mal estar que se dá dentro de nós mesmos.
Quem estiver em paz consigo mesmo, com o que tem, com o que faz, com o que é, com o seu ambiente, com as circunstâncias que o rodeiam, mais facilmente ficará em paz com os outros.
Por isso, em vez de pedirmos e exigirmos que os outros mudem, cada devia COMEÇAR POR SI MESMO A MUDAR.
Quase sempre nos queixamos dos outros. mas se quisermos a paz, temos de começar por mudar nós mesmos, evitar as pequenas e as grandes guerras sem esperar que os outros mudem.


EM VEZ DE CORTAR OS ESPINHOS QUE HÁ NOS OUTROS, O MELHOR É CALÇAR SAPATOS E LUVAS para que esses espinhos não magoem.

Eu mudo se calçar sapatos e luvas, em vez de querer mudar os outros, cortando os seus espinhos.
E se eu já mudei e me protegi com luvas e sapatos, os espinhos dos outros já não me magoam.
Assim eles não mudaram. Continuam com os espinhos. Mudei eu usando luvas e sapatos e a paz existe entre todos...


P. Albano Nogueira




1 comentário:

Anónimo disse...

GLORIAS A DEUS
Me fez muito bem ler esse texto que é real e VERDADEIRO.
Muito obrigada pela ajuda.
As coisas podem começar a melhorar se começar por nos mesmos...
Deus é MARAVILHOSO e faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o buscam em espirito e verdade.
Mabi Simoncelli