Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

RECURSOS E AJUDAS PARA A ORAÇÃO


http://operfumededeus.blogspot.com

Pôr os olhos em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Foi igual a nós em tudo: sentiu o que nós sentimos, viveu em plenitude a sua humanidade, teve projectos, sonhos, ideais, foi descobrindo a sua missão. Foi conhecendo o Pai e abrindo-se aos homens. Trabalhou, sofreu, chorou, sofreu e morreu como nós. Foi diferente: não pecou.

1-A PALAVRA DE DEUS.
É uma grande ajuda para rezarmos. Pegarmos na Palavra de Deus, lê-la e sublinhá-la as passagens que mais nos digam. Meditar, rezar essa passagem.

2- TER UM OU MAIS ROSTOS DE JESUS CRISTO.
Ajuda a concentrar-nos na oração, a tê-lo presente, a pedir alguma das suas atitudes. Gravar o rosto de Jesus no nosso íntimo e na memória ajuda-nos a ser mais parecidos com Ele.

3- TER UM BLOCO ESPIRITUAL
para escrevermos as frases ou experiências que se vive na oração. Escrever a própria situação perante si e perante Deus. Escrever frases, orações, falar a Deus de si, da sua situação, das suas intenções.

4- FAZER UM ORATÓRIO, ou um recanto no quarto ou em casa,
criar um espaço para Jesus na vida da família. Pode-se fazer lá a oração diária.

5- LER BONS LIVROS ESPIRITUAIS.
Ajuda a meditar e a rezar e a ter coisas para louvar a Deus, para falar com Jesus, para louvar a Deus.

6- Pode ser importante TER UM GUIA OU DIRECTOR ESPIRITUAL.
Um sacerdote e tratar com amigos de Deus. Falar com outros sobre Deus.

7- A COMUNHÃO DOS SANTOS é um grande meio para ser fiel.
Fazer-se amigo dos santos. Ler livros dos santos, conhecê-los e rezar-lhes para os imitarmos e pedir que nos ajudem a caminhar na santidade. Pedir ajuda para não nos desviarmos dos caminhos de Deus.

8- REPETIR JACULATÓRIAS ou frases evangélicas ajudam-nos a sentir a presença de Deus ao longo do dia:

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos…
Senhor eu creio em Vós, mas aumentai a m/fé.
Senhor, espero em Vós, mas aumentai a minha esperança.
Senhor, eu Vos amo, mas aumentai o meu amor.
Sagrado coração de Jesus que tanto nos amais… Jesus fica comigo.
Senhor Tu és o Caminho, a verdade e a vida. Meu Senhor e meu Deus.
Obrigado Jesus porque és meu amigo.
Jesus fica comigo. Jesus fica no meu coração.
Meu Senhor e meu Deus.

9- LER AS LEITURAS DO DIA DA MISSA,
leitura seguida do evangelho, pausada, meditada. Ler livros espirituais.

10- ESCUTAR UMA CANÇÃO RELIGIOSA de mensagem, um poema, uma oração, música de fundo instrumental suave própria para oração.

11- MOTIVAR A VIVÊNCIA DO MÊS com alguma frase, uma imagem. Mês de Maria (Maio), mês do Coração de Jesus (Junho), mês de S. José (Março), mês das almas (Novembro).

(continua)

3 comentários:

Anónimo disse...

sr. padre tenho aprendido tanto com o seu blog que descobri por acaso e que Deus Nosso Senhor o va sempre inspirando para nos transmitir tanta coisa tao bonita. bem aja.

João Simões disse...

Texto espectacular, simples e sintético! Ensina tudo o que é necessário para fazer oração! Oração a sério!!!

Abraços Consolatinos

Anónimo disse...

Para mim, a oração do PAI-NOSSO é uma oração perfeita, mas para isso tem que se estar com a mente vazia de todo pensamento e conjugar oração e meditação. Com humildade aos pés do Senhor para lhe falar das fraquezas, para lhe pedir amparo e misericórdia e também agradecer as coisas boas desse dia.
“Seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu”.
Que a vontade do Senhor seja a minha alegria