Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

REFLEXÕES QUARESMAIS

albanosousanogueira@sapo.pt
http://operfumededeus.blogspot.com/
-
-QUARESMA--
É o tempo da preparação para a Páscoa.
Acontecimento central do cristianismo.
Recordação do MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO:
PAIXÃO – MORTE – RESSURREIÇÃO DE CRISTO

MENSAGEM BÍBLICA
Imperativos
“CONVERTEI-VOS”
“ARREPENDEI-VOS”

TRADIÇÃO
Igreja Primitiva: (6 semanas isto é 42 dias antes da Páscoa) o que corresponde a 36 dias de Jejum (os Domingos não eram dias de Jejum)
Sec. VII: foram acrescentados quatro dias antes do 1º Domingo da Quaresma, estabelecendo os 40 dias de Jejum, alusão ao jejum de Cristo no deserto.

Inicia-se com a 4ºfeira de Cinzas e termina na 5ºfeira Santa.
Cruz na fronte com as cinzas (Sinal)
* Cinzas é sinal de arrependimento.
* Cruz é sinal da identificação com Cristo.

Gn 18,27 Abraão prossegui: “Pois que me atrevi a falar ao Senhor, eu que sou apenas e cinza e pó.”
II Sam 13,19 Tamar cobriu a cabeça de cinza, rasgou o seu longo vestido e deitando as mãos à cabeça afastou-se aos gritos.

PROPOSTA* “Convertei-vos e Crede no Evangelho”
* “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”
Recorda a fragilidade da vida Humana.

CONVITEConversão (voltar para Deus).

Quaresma é:
- Reflexão;
- Arrependimento;
- Jejum;
- Abstinência.
Revisão de Vida:
Como tenho sido Cristão?
O que é ser Cristão?
Que testemunho tenho dado?
Convém estar atento para não cair em ritualismos.
Ficar apenas no ritual das cinzas, do jejum e a abstinência das sextas-feiras.
O essencial é uma revisão de vida, arrependimento, conversão.
«Morrer para o pecado e Nascer para uma vida nova» (MT 6, 1-8)
A Quaresma é um tempo rico de reflexão DE DESERTO.
-

O Deserto é sinal de Austeridade
Frio…Calor…Fome… Sede… De DEUS
Mas local de ENCONTRO
Somos convidados a reflectir as nossas atitudes.
Os nossos projectos.
As nossas vidas.
As nossas contradições!
Quantas vezes fui serpente que morde os outros com o nosso veneno?
-
Não tenhamos medo de parar.
Aclarar ideias.
Andamos apressados e tornámo-nos parte de uma multidão,

E POR VEZES APRESSAMO-NOS, AUMENTAMOS O RITMO (FAZEMOS COISAS SEM SENTIDO).
Somos dominados pelo tempo!!!
Será que há tempo para reflectir?
Falar com os filhos…
Falar com a família…estar em família…
Falo com Deus?
Ou Deus tornou-se um estranho?
É necessário
Encontrar-me com os outros.
Encontrar-me com Deus.
Encontrar-me comigo mesmo.
Reconhecer as fraquezas.
(Re)Descobrir as qualidades.
Reconciliar-me com a vida, com os outros e com Deus.
Será que continuo a pensar que o mais importante é não comer carne?
Mas…
Continuo a comer a paciência dos outros?
Encontro desculpa
para as minhas vaidades,
para os meus desacertos?

(texto feito por Artur Ribeiro, teólogo)-----------------------------------------------------------
QUARESMA

1. MELHORAR A RELAÇÃO COM DEUS –
- ORAÇÃO
2. MELHORAR A RELAÇÃO COM OS OUTROS-
CARIDADE. PARTILHA. ESMOLA
3. MELHORAR A RELAÇÃO CONSIGO MESMO COMO IMAGEM DE DEUS-
- JEJUM E ABSTINÊNCIA (abster-se do egoísmo e do pecado).

Sem comentários: