Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 14 de julho de 2009

ANO SACERDOTAL – CONVITE



albanosousanogueira@sapo.pt

http://operfumededeus.blogspot.com

Neste Ano Sacerdotal que está a decorrer entre 19 de Junho de 2009 e 19 Junho de 2010, eu gostaria de dizer aos rapazes jovens, ou adultos jovens que pensassem a sério na vida, no caminho a seguir.
Pára. Faz silêncio. Pensa, meu caro rapaz: “Qual será o meu caminho? Qual será a vocação a que Deus me chama? Como hei-de gastar a minha vida? Que hei-de fazer com a minha vida?”.
Além de pensares, meu caro rapaz, eu te peço: reza, fala com o Senhor Jesus e escuta a Sua voz: “Senhor, ilumina-me, mostra-me o caminho a seguir. Senhor, não sei o que hei-de fazer da minha vida, não sei como a hei-de gastar, dá-me a luz do Espírito Santo para saber a vocação a que me chamas. Senhor Jesus, sou jovem ainda não me conheço, não conheço as minhas inclinações vocacionais, por isso Te peço luz, força e coragem para parar, pensar e decidir”.
Deus precisa de ti para ajudares outros jovens. Não penses só em ti, em seres feliz sozinho. Pensa numa vida grande ajudando outros jovens a orientarem-se bem na vida. Tu sabes, melhor do que eu, há muitos colegas teus que andam desorientados na vida, longe de Deus, longe do bem, em caminhos duvidosos ou até maus que não os dignificam, não ajudam a sua personalidade a realizar-se, percorrem caminhos que os degradam nos vícios, na marginalidade.
Meu caro jovem, pensa, reza, pede ajuda, pede conselho aos pais, aos sacerdotes e faz uma experiência num seminário (lugar onde estudam os candidatos ao sacerdócio). Pode se rum dia, dois, 3 dias. Uma semana. Procura conhecer a vida do seminário para poderes descobrir de forma acertada o projecto de Deus para a tua vida.
Esse projecto maravilhoso chama-se VOCAÇÃO, chamamento de Deus.
A VOCAÇÃO nasce do amor que Deus te tem. Porque te ama, tem para ti um projecto de felicidade. E chama-te a realizá-lo. A VOCAÇÃO é um chamamento cheio de amor.
Um chamamento cheio de amor exige uma resposta igualmente cheia de amor.
Amar a Deus, a Jesus e a Sua Igreja Católica é a condição absolutamente indispensável para a resposta.
Não se ama quem não se conhece. A Jesus só se ama se O conheceres de verdade. Quanto melhor o conheceres, mais O amarás.
Conhecê-l’O-ás tanto mais, quanto mais contactares com Ele. É, assim, de facto que as pessoas se conhecem: ligando-se umas às outras. Com Jesus é o mesmo.
A oração é a grande forma de contactares, de lidares com Jesus. Nasce do amor, mas leva a um amor cada vez maior. Se amas, rezas; porque rezas, amas e amas cada vez mais.
Quem ama, reza. Quem reza, conhece; quem conhece, ama ainda mais. Quem ama de verdade, responde ao chamamento e é FELIZ.

Padre Albano Nogueira

1 comentário:

Anónimo disse...

O Senhor, é o bom pastor

Pai do Céu, não me deixes para trás, neste mundo de misérias, porém guia-me das trevas para a luz, da ignorãncia para a sabedoria,da triteza para a alegria eterna!