Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A ESPERANÇA CRISTÃ - 3

.
A ESPERANÇA CRISTÃ
 
Ao olharmos para o mundo vemos que há grande crise de esperança.
Fala-se de um mundo melhor que, em parte vai acontecendo, pelo desenvolvimento da ciência e da técnica; só que elas, por vezes, oprimem e esmagam o próprio homem.

A civilização do amor tão desejada por todos, tão cantada, tarda em chegar.
O ódio, a vingança, parece que levam sempre a melhor.
Parece que quem é mau, mentiroso, injusto, desonesto, incompetente, acaba por subir na vida; quem é bom, sério, justo, sincero, honesto, competente, fica sempre na mesma situação modesta.
Premeia-se a recompensa-se a maldade e não tanto a bondade.

Quem praticar um crime, um roubo, um assalto, atentado, tráfico de droga, contrabando, é bem recompensado.
Quem trabalhar honestamente, recebe um pequeno salário.

Perante esta realidade, muitos são tentados a enveredar pelos maus caminhos.

O grande desafio dos cristãos não é rezar apenas nos momentos de entusiasmo, de euforia, mas ser persistente, perseverantes. Acreditar e esperar contra toda a falta de fé e de esperança.

Vivemos num século materialista, competitivo, desligado de Deus e em crise de valores morais.
São muitos os obstáculos do nosso desejo de seguir a Cristo e o evangelho.
O nosso lado humano é comodista, gosta do mais fácil. Tendemos para uma vida rotineira, sem grandes compromissos com Deus.

Olhando o mundo, os acontecimentos, os factos, as injustiças que se cometem, os crimes, a violência, a destruição da natureza, muitas vezes, nós temos motivo para desanimar, para desistir e depor a esperança.

Cada dia torna-se cada vez mais difícil ser um homem e uma mulher de esperança, de sermos optimistas.

Por isso podes rezar esta oração:

"Senhor, ajuda-me a acender um fósforo em vez de maldizer a escuridão.
Ajuda-me, Senhor a lutar pela verdade em vez de pactuar com a mentira.
Ajuda-me, Senhor, a renunciar ao egoísmo, servindo com generosidade.
Ajuda-me, Senhor, a sorrir, mesmo que esteja cansado e triste.
Ajuda-me, Senhor a estender a mão a quem precisa de se levantar.
Ajuda-me a levar um pouco de fé e de esperança ao mundo descrente.
Ajuda-me, Senhor, a morrer humildemente como o grão de trigo para, depois, frutificar em searas de luz, de justiça, de fraternidade
Senhor, se eu perder tudo, ao menos que fique a fé, a tranquilidade, a esperança".

Sem comentários: