Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PENSE EM SI MESMO



1. Pensar em si mesmo. Conhecer-se a si mesmo:
Quem sou eu?
Quem é o Homem?
Conheço os meus defeitos?
        Conheço as minhas qualidades?
      O que quero da minha vida?
       Para mim o que é importante na vida?
      A que é que dou mais tempo e importância?
     Estou a crescer e a amadurecer com as opções que se
     apresentam?
     Que tipo de pessoas sou eu?
.
Há 3 tipos de pessoas:
.
- A pessoa egoísta.
      - A pessoa ética.
      - A pessoa religiosa.
.
 Será que "eu" sou uma pessoa egoísta que só pensa em
 si ou também estou aberto a participar na vida social,
 política, paroquial que inclui os outros e a comunidade?
A pessoa egoísta só pensa em si, no seu
conforto, nas suas necessidades.
Só se preocupa com os seus benefícios e interesses.
A pessoa ética é aquela que cumpre os seus
deveres, mas não faz mais do que isso.
   Cumpre o seu horário de trabalho, mas não
faz mais do que isso.
Se um motorista é motorista e nada mais faz para
ajudar um colega...
       Um(a) professor(a) étic0(a) cumpre o seu dever
de ensinar e nada mais faz do que isso para ajudar os alunos…
Nem sempre basta ser apenas uma pessoa ética...
Se um profissional só cumpre os seus deveres e
nada mais faz só porque passa um minuto da hora...
.

A Pessoa religiosa é aberta a Deus, aos valores religiosos,
 aos valores morais; aberta a ajudar os outros para
 além do seu dever, praticando a solidariedade,
o voluntariado, a caridade.
A pessoa religiosa cristã tem a sua vida centrada em Cristo.
É Ele que nos ama e nos liberta do egoísmo e das escravidões.
Cristo esqueceu-se de si por amor de nós para nos salvar.
Não se salvou a si mesmo, para nos salvar a nós.
      O egoísta procura só salvar-se a si mesmo.
     E quem só se preocupa em salvar-se a si mesmo,
      não salva os outros, não ajuda os outros.
       Aprenda de Jesus Cristo... Viva para os outros...

Sem comentários: